OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PUBERDADE MASCULINA



Até os 10 ou 11 anos, meninos e meninas crescem do mesmo jeito, passam pelos mesmos problemas e, mais ou menos, enfrentam os mesmos problemas. A partir daí, as coisas mudam. Meninos e meninas têm puberdades diferentes. Isto porque seus corpos precisam se preparar para novas funções.

Durante a puberdade, fase que tem uma duração de quatro anos, ocorrem mudanças físicas e psicológicas, porque é uma etapa de passagem da criança que existia para o homem (ou mulher) que virá a ser. Estas mudanças podem ocorrer mais cedo ou mais tarde de acordo com cada pessoa.

NOS MENINOS:

No primeiro ano, as mudanças físicas são visíveis: aumento da estatura, do desenvolvimento da  musculatura corporal, do amadurecimento dos órgãos sexuais e do aparecimento dos caracteres sexuais secundários. O crescimento físico que vinha sendo regular até os 10/11 anos, passa agora a ser mais acelerado, provocando um aumento de estatura de até 8 cm por ano. Nos órgãos genitais,há o aumento dos testículos. Mas, esse aumento não tem relação com as atividades  reprodutivas. A presença da penugem púbica (pelos) não é comum, mas, pode aparecer precocemente.

No segundo ano da puberdade, o crescimento continua acelerado. Os ombros ficam mais largos do que a bacia. Nos órgãos genitais há o aumento do pênis e do escroto (saco onde ficam os testículos). Aparece a penugem púbica, os pelos nas axilas, no corpo e na face. Há uma tumefação  dos tecidos mamários. Este enrijecimento muscular é normal. A mudança de voz ocorre também nesta fase e se torna bastante desagradável para os rapazes porque varia a tonalidade. Há momentos em que afina e outros que engrossa. E, com tantas modificações, aparecem as primeiras ejaculações involuntárias ou decorrentes de excitação sexual.

No terceiro ano da puberdade, o crescimento físico parece diminuir para dar lugar a transformação das cartilagens iniciais para as definitivas que existem entre os ossos lonfos e nas articulações, podendo-se assim identificar a idade óssea.

No quarto ano da puberdade, o aumento da estatura e da compleição física diminui, porém até os 18 anos ainda se cresce para atingir a estatura ideal, determinada pelas configurações genéticas. A musculatura pode continuar em desenvolvimento se o jovem praticar esportes.


PERTURBAÇÕES

Todas estas mudadanças trazem consequências boas para os jovens. Mas, também, podem causar alguns problemas. Como por exemplo: 

  • O aparecimento de pelos na região genital no primeiro ano da puberdade, o que não é muito comum. Portanto, é bom procurarem um médico para saberem a causa.
  • Todas as etapas descritas acima podem variar, mas devem aparecer. Essa variação tem uma tolerância de 6 (seis) meses. Caso apareçam antes ou muito depois, é preciso procurar saber o que está acontecendo. Somente um médico pode dar a certeza do que ocorre.
É PREVENIR É SEMPRE MELHOR  DO QUE REMEDIAR!

fonte:

4 comentários:

  1. Eu tenho 13 anos e fiquei icommodado com os pelos e casei quando cresce de novo?

    ResponderExcluir
  2. Pelos crescem rápido, em alguns dias. É só ter um pouco de paciência.

    ResponderExcluir
  3. Cara o problema é minha voz sabe sou menino, mas minha voz é fina, pareço um menino de 5 a 6 anos,e eu tenho só 12 anos, eu queria saber se minha voz ainda irá engrossar ou se ela vai ficar fina para sempre

    ResponderExcluir
  4. Calma, garoto. Você ainda é muito novo. Tudo mudará em breve, pois você está entrando na fase de mudanças corporais da chamada puberdade. Basta ter um pouco de paciência e esperar o amadurecimento de suas glândulas.

    ResponderExcluir

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA