OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O DESENVOLVIMENTO DAS MAMAS



Segundo especialistas, o desenvolvimento das mamas, na maioria das meninas, começa no início da puberdade, juntamente com uma série de outras mudanças. O processo é gradativo e leva cerca de 4 a 5 anos para se completar.

O QUE SÃO AS MAMAS?

As mamas são estruturas de aspecto arredondadas com cerca de 15 a 20 estruturas, denominadas de lobos. Ao redor de cada lobo existe uma pequena camada de gordura que serve para proteger os alvéolos, que são pequenas cavidades onde o leite materno é produzido e depositado. E sua função é alimentar a prole nos primeiros meses de vida.


COMO SÃO FORMADAS?

As mamas são formadas por estruturas nervosas, artérias, pequenos vasos sangúíneos, canais linfáticos e fibras conectivas. Já na puberdade, as mamas apresentam os ductos lácteos, ou seja, canais que levam o leite até o bico das mamas.

FASES DO DESENVOLVIMENTO MAMÁRIO

O início do desenvolvimento mamário é chamado  de “telarca”. Nesta fase, há uma grande sensibilidade que pode ser confundida com dor. A telarca segue a seguinte seqüência:

1- na pré-puberdade, os mamilos se desenham. 

2- no início da puberdade, o círculo que fica em torno dos mamilos (a auréola) ficam maiores e com uma coloração mais escura. Pouco depois, aparece o botão mamário, ou seja, os tecidos começam a se elevar e os mamilos crescem rapidamente. No entanto, as mamas não surgem ao mesmo tempo, o que pode trazer uma certa preocupação para as meninas e para os pais. Mas, é um fato corriqueiro e normal.

3- as mamas ficam maiores e se igualam. As auréolas acompanham o crescimento das mamas.

4- aparecem os “bicos” e as mamas se apontam para a frente como uma protuberância.


5- as mamas tomam a forma arredondada e ficam cheios.




TODAS AS MAMAS SÃO IGUAIS?


NÃO. Há vários tipos, formatos e tamanhos de mamas. 




Meninas com seios pequenos podem ter baixa auto-estima e depressão, como também as que possuem seios grandes podem vir a ter problemas de coluna devido ao peso do tecido mamário. Seja qual for o tamanho das mamas, as meninas devem preocupar-se em manter a saúde. E se surgir alguma irregularidade no tamanho, na coloração das auréolas ou dor nas mamas devem procurar um médico.


GINÁSTICA FAZ AS MAMAS CRESCEREM?


NÃO. Não há músculos nas mamas. O que acontece é que, com os exercícios, os músculos peitorais (localizados abaixo das mamas) aumentam a largura e o tamanho do tórax, o que disfarça o tamanho das mamas.

Fonte

11 comentários:

  1. Obrigado pelo carinho e pela visita! Sinta-se sempre bem-vinda! Parabéns pelo excelente post! Muito informativo e educativo! Excelente quinta-feira! Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. aameii tirei todas as minhas duviidas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico muito feliz em poder ajudar a esclarecer as dúvidas. bjs e obrigada.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, querida. Muitas jovenzinhas como você tem seios pequenos. Os seios são formados por grande parte de gordura. Se você é magra, a tendência é ter seios menores. Você diz que seu corpo é de criança e isto depende de uma série de coisas: estatura, maturação hormonal e genética. Se você é baixinha, se tem seios pequenos e magrinha, a aparência é mais ou menos essa. Mas, não se preocupe, tudo se encaixará no tempo devido. Quanto aos amigos brincarem com você, não ligue e não esquente com isso. Ter uma aparência de pessoa mais nova, sempre é uma vantagem, As marcas da idade aparecem bem depois que de seus amigos. Caso no fique satisfeita com esta resposta ou ainda se sinta incomodada com as brincadeiras de seus amigos procure um pediatra. Ele saberá o que fazer para te ajudar. Obrigada por deixar aqui sua dúvida e eu espero ter ajudado. Volte sempre que puder, quiser ou precisar. Me deixará muito feliz. bjs e até outra vez.

      Excluir
  4. Olá, tenho 18 anos e meus seios são muitos pequenos ainda. Minha mãe tem seios médios e minhas avó tanto por parte de pai como por parte de mãe têm seios grandes. Meus seios pararam de crescer? Vão ficar pequenos? Minha genética teria que ser de seios médios a grandes por conta da genética delas não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho seios pequenos mais minha mãe tem seios muito grande mesmo mais minha vó tem seios pequenos
      Tenho 14 anos será q eles vão crescer??? Mais são muitos pequenos

      Excluir
    2. Seios grandes ou pequenos é uma questão de genética. Tem gente que gosta de seios maiores e se sente bem, da mesma forma como as que preferem seios menores. O importante é você se sentir bem do jeito que a sua natureza determina. Felicidades.

      Excluir
  5. Olá, querida! Respondendo a sua pergunta, devo dizer que as mamas crescem de acordo com sua genética e é adequada ao aspecto físico de cada mulher. Verificando a genética, você afirma que sua mãe tem seios médios, e os de suas avós são grandes. Porém, aqui devemos considerar que elas já amamentaram um ou mais filhos. Certo? Verifique como eram os seios delas na sua idade.
    Agora, vejamos os seus. Você afirma que são muito pequenos. Você é magrinha ou gorda? Se for magrinha, são adequados, pois as mamas ou seios são compostos de gordura e não de músculos. Se você for equilibrada (nem muito gorda, nem muito magra) peque uma fita métrica e meça o contorno dos seus seios (em volta) e veja se possuem pelo menos 15 cm. Se for menos que isso ou se for obesa, aí estarão inadequados. Mas, não fique se martirizando por conta disso. outra coisa, se você for alta, dá a impressão de serem menores. Ao contrário das baixinhas que, mesmo pequenos, parecem maiores.
    A natureza tem sua sabedoria. Com seios menores você não terá, por exemplo, problemas de coluna, o que geralmente ocorre com as mocinhas de sua idade que possuem seios grandes, porque pesam e forçam uma postura para a frente.

    Querida, não se preocupe com a "moda". A moda é uma invenção da mídia. Ora valorizam os seios grandes e fartos (como é neste momento) por conta dos implantes de silicone que precisam ser vendidos, das cirurgias que os médicos ganham muito dinheiro.Ora os seios pequenos como até pouco tempo atrás. A beleza de um e de outro está no conjunto. Beleza é coisa subjetiva, do olhar. Se tudo está em harmonia, não importa se são grandes ou pequenos.

    Porém, se ainda restarem dúvidas e preocupações, o melhor é consultar especialistas no assunto como uma ginecologista ou uma mastologista que lhe explicarão todas as suas dúvidas com detalhes.
    Obrigada por sua visita e pelo comentário e volte sempre que quiser ou precisar. bjs

    ResponderExcluir
  6. Tenho 13 anos e tenho seios pequenos, ele ainda vão crescer muito?

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida! Você ainda só tem 13 anos e com certeza, até os 18 suas mamas crescerão mais um pouco. Mas, tudo é uma questão de genética. Para ter uma ideia de como ficarão (mais ou menos) observe fotos de sua mãe, da avó e tias quando solteiras. Veja a tendência da família de sua mãe e da família de seu pai também. Ok. Caso não cresçam até os 16 ou 17 anos, procure um mastologista que indicará exames e medicamentos mais adequados para o seu caso. Mas não fique preocupada. Tudo se resolve. bjs e volte sempre que quiser ou precisar.

    ResponderExcluir

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA