OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sábado, 26 de maio de 2012

PROBLEMAS QUE PODEM OCORRER NAS MAMAS (1)


Embora a maioria das meninas desenvolva as mamas de maneira saudável, alguns problemas podem vir a acontecer. Os problemas que ocorrem nas mamas podem ser inofensivos ou não. Nosso objetivo não é de alarmar, mas de alerta, pois somente a conscientização pode evitar males maiores.

CASOS INOFENSIVOS

DOR

Algumas meninas, durante o desenvolvimento mamário podem se queixar de dor em uma ou em ambas as mamas, especialmente dias antes da menstruação. Esse incômodo se deve a uma ativação hormonal nesse período e, quando a menstruação inicia, a dor passa. Caso ela continue após o período menstrual é bom procurar um médico.

CAROÇOS E INCHAÇOS

Antes do período menstrual, algumas meninas sentem pequenos caroços e as mamas parecem inchadas.

Os caroços são pequenos cistos, isto é, pequenas bolsas cheias de líquido. A sensação é de uma pequena bolinha ou nó. Aparecem ao redor das mamas ou nas axilas e tendem a desaparecer quando a menstruação tem início. Isto acontece porque há mudanças hormonais nessa época.

Algumas jovenzinhas e mulheres desenvolvem um tipo de material fibroso que fica grosso dentro da camada gordurosa que forma a mama, e se assemelha a um nó, especialmente na época da menstruação, por causa das mudanças hormonais. Porém, se persistirem, procure um médico. Ele lhe dirá do que se trata e você poderá tirar todas as dúvidas.

SECREÇÕES E SANGRAMENTOS

Algumas vezes pode acontecer de a menina passar a mão sobre as mamas (ou numa delas) e sentir que estão úmidas ou sangram. Isto é decorrente das variações hormonais que ainda não se completaram. Logo desaparecem. Porém, se persistirem procure um médico para saber porque isto ocorre.

IRRITAÇÃO NOS MAMILOS

Alguns tecidos podem provocar reações alérgicas. Os mamilos (bico das mamas) ou a auréola (círculo em torno dos mamilos), podem ficar irritados ou ressecados. Em alguns casos, podem provocar coceiras, rachaduras e sangramentos. Para evitar isso, é preferível substituir os sutiãs de lycra pelos de algodão que são mais maleáveis e mais confortáveis. Vale também o uso costumeiro de loções e cremes hidratantes.  Caso persista, procure um médico.

MAMILOS INVERTIDOS

Os mamilos parecem que, em vez de apontar para fora, parecem apontar para dentro. É mais ou menos comum no início do desenvolvimento mamário, Com o desenvolvimento, assumem a posição natural. Caso não aconteça, procure um médico.

PELOS NAS MAMAS

Algumas meninas reparam que alguns pelos crescem em torno da auréola ou do bico. Acham feio e tentam retirá-los. Mas, esta atitude pode criar outros problemas, como o de provocar uma infecção ou de encravá-los. Procure alguém especializado.

ESTRIAS

Com o crescimento rápido, a pele estica para acompanhar o desenvolvimento. E pode perder a elasticidade. Aparecem então,listras avermelhadas ou brancas. Com o passar do tempo, elas clareiam, mas não somem. Se elas incomodarem, procure tratamentos possíveis em clínicas de estética. Para que não aconteçam, hidrate sempre a pele.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O DESENVOLVIMENTO DAS MAMAS



Segundo especialistas, o desenvolvimento das mamas, na maioria das meninas, começa no início da puberdade, juntamente com uma série de outras mudanças. O processo é gradativo e leva cerca de 4 a 5 anos para se completar.

O QUE SÃO AS MAMAS?

As mamas são estruturas de aspecto arredondadas com cerca de 15 a 20 estruturas, denominadas de lobos. Ao redor de cada lobo existe uma pequena camada de gordura que serve para proteger os alvéolos, que são pequenas cavidades onde o leite materno é produzido e depositado. E sua função é alimentar a prole nos primeiros meses de vida.


COMO SÃO FORMADAS?

As mamas são formadas por estruturas nervosas, artérias, pequenos vasos sangúíneos, canais linfáticos e fibras conectivas. Já na puberdade, as mamas apresentam os ductos lácteos, ou seja, canais que levam o leite até o bico das mamas.

FASES DO DESENVOLVIMENTO MAMÁRIO

O início do desenvolvimento mamário é chamado  de “telarca”. Nesta fase, há uma grande sensibilidade que pode ser confundida com dor. A telarca segue a seguinte seqüência:

1- na pré-puberdade, os mamilos se desenham. 

2- no início da puberdade, o círculo que fica em torno dos mamilos (a auréola) ficam maiores e com uma coloração mais escura. Pouco depois, aparece o botão mamário, ou seja, os tecidos começam a se elevar e os mamilos crescem rapidamente. No entanto, as mamas não surgem ao mesmo tempo, o que pode trazer uma certa preocupação para as meninas e para os pais. Mas, é um fato corriqueiro e normal.

3- as mamas ficam maiores e se igualam. As auréolas acompanham o crescimento das mamas.

4- aparecem os “bicos” e as mamas se apontam para a frente como uma protuberância.


5- as mamas tomam a forma arredondada e ficam cheios.




TODAS AS MAMAS SÃO IGUAIS?


NÃO. Há vários tipos, formatos e tamanhos de mamas. 




Meninas com seios pequenos podem ter baixa auto-estima e depressão, como também as que possuem seios grandes podem vir a ter problemas de coluna devido ao peso do tecido mamário. Seja qual for o tamanho das mamas, as meninas devem preocupar-se em manter a saúde. E se surgir alguma irregularidade no tamanho, na coloração das auréolas ou dor nas mamas devem procurar um médico.


GINÁSTICA FAZ AS MAMAS CRESCEREM?


NÃO. Não há músculos nas mamas. O que acontece é que, com os exercícios, os músculos peitorais (localizados abaixo das mamas) aumentam a largura e o tamanho do tórax, o que disfarça o tamanho das mamas.

Fonte

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A PUBERDADE E AS DIFICULDADES ESCOLARES


Nos primeiros anos da educação escolar tudo parecia ir tão bem. As crianças se mostravam aplicadas, cumpriam suas obrigações, tinham poucas dificuldades e, conseqüentemente, iam bem. (Se bem que, nos últimos anos, “cumprir as obrigações” tem sido coisa rara). Mas. tinham menos dificuldades, eram mais cordatas, mais “obedientes” e mais amáveis. Mas, bastou entrar na segunda fase do Ensino Fundamental II para tudo mudar. Nas reuniões de pais, as reclamações por parte da escola não faltam. O tema é quase sempre o mesmo: notas baixas por comportamentos inadequados ao ambiente escolar. Mas, por que mudam tanto e de uma hora para outra?

              

Bem, mudanças ocorrem mesmo. Porém, não são de uma hora para outra. As mudanças de que falamos, a dos comportamentos inadequados na escola, dependem da forma como os pais educaram os filhos na infância.

Se os pais não colocaram limites, se não ensinaram valores importantes, se não falaram sobre os deveres e o respeito  aos outros; se apoiaram ou cultivaram pequenas faltas na crença de que, mais tarde, tudo se ajeitaria; ou. ao contrario, se foram excessivamente cobradores, punitivos, bem como dos modelos agressivos para coibir certos deslizes dos filhos tem como resultado freqüente, os problemas de comportamento na escola. Isto porque o comportamento dos adolescentes é o reflexo da educação dada pelos pais na infância.

Considera-se comportamento inadequado aqueles que estabelecidos no relacionamento entre as pessoas que fazem parte do ambiente escolar, ou seja, colegas, professores e outros funcionários. Na verdade, um comportamento de inadequação psicossocial que gera comportamentos anti-sociais. E essas inadequações comportamentais têm estrita relação com as notas baixas e retenções. (Ferreira e Maturano 2002). 

Muitos pais acreditam que a Escola deve assumir sozinha a “tarefa de educar” esses adolescentes. Para Zagury (n.d). este é mais um erro cometido por esses pais. A escola é, na verdade, um micro sistema social e o primeiro local, fora do grupo familiar, a apresentar às crianças e jovens, o grande mundo. E cabe a ela aparar as arestas da educação familiar, não de “educar”.

Assim como no grande mundo, a escola tem suas regras, sua organização e suas exigências. E a criança deve estar preparada para cumprir a essa demanda.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

COISAS DE MÃE


Dizem que as “mães são todas iguais e só mudam de endereço”. Concordo com esse pensamento até certo ponto, principalmente no que se refere ao amor, que é sempre incondicional e com as preocupações referentes aos filhos. Se forem feios ou bonitos, bons ou maus, honestos ou desonestos, se dão muito ou pouco trabalho, não importa, as mães os amam e se preocupam do mesmo jeito.

Mas, as mães são diferentes, sim. E variam em diferentes tipos.


As cuidadoras - são  as benevolentes e que aceitam tudo com a paciência de Jó. Fazem todas as vontades dos filhos, adivinham seus desejos mais secretos e os realizam, não importando os sacrifícios que devem superar. São aquelas que dedicam as 24 h do dia para os filhos. Descuidam-se de si mesmas para os filhos ficarem impecáveis. E sempre arranjam um jeito de justificar as faltas ou falhas dos filhos.

As protetoras – são aquelas que vêem perigo em tudo e partem em sua defesa, sem pestanejar. Se o filho briga, elas aprontam o maior “barraco” querendo bater no adversário do filho. Se recebe nota baixa, o professor persegue ou não ensinou direito.

As hipondríacas – são aquelas que vêem doença em tudo. Basta um pequeno espirro e  lá vem elas com um montão de remedinhos, xaropes e vitaminas. Um ventinho mais fresco e já os encapotam com gorros, cachecóis e agasalhos pesados.

As ansiosas – são aquelas que apresentam uma dificuldade em esperar. São impacientes e querem tudo “para ontem”, Mal o filho começa a dar os primeiros passoe, já querem que ele corra.

As medrosas – são aquelas que, além de saberem com quem os filhos saem e onde vão, ligam de 5 em 5 minutos para saberem se estão bem.


As dominadoras - adoram mandar e controlar todos os passos dos filhos. Querem saber tudo, tim-tim por tim-tim.


As perfeccionistas – Elas sabem tudo, fazem tudo correto e não abre espaço para ninguém, pois não há ser vivente sobre a Terra que faça as coisas ou que tratem e cuidem dos filhos melhor do que elas. E quando os filhos crescem, ninguém serve para namorar ou casar com eles.

As sensatas - são aquelas  que, com seu jeito de ser, sabem disciplinar e educar os filhos. Agem com autoridade quando necessário, sabem equilibrar tudo com carinho e atenção. São  meigas e firmes a um só tempo.

Seja lá de que tipo você for, não “esquente”! Curta o seu dia porque você merece. 


sábado, 5 de maio de 2012

FALAR SOBRE SEXO: um “dever” dos pais



Independente das conseqüências educativas, os jovens adolescentes crescem e seu corpo vai apresentando maturações que são impossíveis de controlar porque fazem parte da natureza humana. Mas, esse desenvolvimento varia de pessoa para pessoa, podendo acontecer na época prevista, um pouco antes ou um pouco depois. Até aí, tudo ocorre normalmente. A preocupação é com a aceleração ou demora excessivas destas modificações. Neste caso, é necessário a consulta a um médico para diagnosticar a causa. Por isto, os pais devem estar atentos.

Para que os pais fiquem atentos é necessário “conhecer”. E pais bem informados evitam uma série de problemas e orientam melhor os filhos.

Independente da espécie, todos os seres vivos nascem, crescem, reproduzem e morrem. Com os seres humanos isto não é diferente. E nesse tempo limitado, produzem descendentes capazes de se reproduzir que, por sua vez, também reproduzirão.

É esta consciência que devemos ter quando educamos um adolescente para informá-lo e orientá-lo de forma sadia e adequada, sem dramas e preconceitos. Isto porque a reprodução da espécie humana é a única que envolve uma troca de carinhos prazerosos expressos na intimidade entre duas pessoas. Portanto, a relação sexual e a reprodução humana devem acontecer através de um ato responsável e consciente, pois desse ato poderá surgir um novo ser humano.

O SISTEMA REPRODUTOR

O sistema ou aparelho reprodutor ou, ainda, sistema genital é formado por um conjunto de órgãos destinados à reprodução para garantir a continuidade das espécies. Por isso, está presente não só no homem, mas em todos os animais e plantas. Portanto, não se deve ter constrangimento em se falar dele com os filhos.

Os sexos variam de espécie para espécie. Apresentam variações significativas para que haja uma combinação do material genético que formará os descendentes. Na espécie humana os órgãos sexuais incluem o pênis e a vulva (visíveis externamente), os testículos e ovários, dutos e aberturas, além de uma série de outros órgãos internos.

O sistema endócrino atua em conjunto com o sistema reprodutor liberando hormônios que atua no desenvolvimento de certas características sexuais secundárias que completa a diferenciação dos seres.

O SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
O sistema reprodutor masculino é formado por um conjunto de órgãos que se localizam na região pélvica, situam mais externamente no corpo, para facilitar o processo reprodutivo.
Sua função principal é a produção dos espermatozóides. Os espermatozóides (ou esperma) prontos e maturos ficam armazenados nos testículos, numa região chamada de “escroto”. Essa região apresenta uma temperatura regular que os mantém vivos e atuantes.  Já os que ainda não maturaram ficam noutra região chamada “epidídimo” para que completem seu desenvolvimento e amadureçam.
Uma série de glândulas produz o líquido ejaculatório e são elas: as vesículas seminais, a próstata, e a glândula bulbouretral. Para a cópula (deposito do esperma) estão o pênis, a uretra e os canais deferentes (canais de saída).

Como características sexuais secundárias estão: a estrutura muscular mais forte, o tom grave da voz,  pelos no corpo e na face (barba e bigode), ombros largos e o pomo-de-adão. Os hormônios importantes que determinam essas características são: o andrógeno e a testosterona.

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

Com uma série de órgãos localizados internamente na região pélvica está o sistema reprodutor feminino. É composto pelos ovários (produtores dos óvulos), pelo útero (onde se dá o desenvolvimento do óvulo fecundado)  e pela vagina (órgão receptor do esperma).

Os óvulos permanecem nos ovários desde a sua formação até estarem prontos. Mas, não amadurecem todos de uma vez. A maturação é, normalmente, de um único óvulo em períodos regulares de 28 a 30 dias. Raramente, ocorre a maturação de mais de um óvulo.

Ligando os ovários ao útero existe um canal denominado “tuba uterina”. Sua finalidade é levar o óvulo para ser fecundado e depositá-lo no útero. 

Quando o óvulo é liberado, o útero se prepara para recebê-lo. É o chamado endométrio. Quando está fecundado, no útero se dá o desenvolvimento fetal. Quando não, o próprio corpo faz uma limpeza e a expulsa os resíduos dessa preparação por meio da menstruação.

A vagina é formada pelos grandes e pequenos lábios e pelo clitóris. Inclui-se a participação da uretra, como órgão auxiliar. Durante as carícias preparatórias e durante a relação sexual, as glândulas de Bertholin fabricam um muco (liquido espesso) que age como lubrificante.

As principais características femininas são: menor estatura, mais tecido adiposo (principalmente, na região dos quadris) e mamas mais avolumadas. Os hormônios determinantes destas características secundárias são: o estrógeno e a progesterona. As mamas são importantes nos cuidados maternais.

fonte:
livros de biologia do Sistema de Ensino "Ser" - ed. Moderna