OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ALCOOLISMO PRECOCE

Os noticiários têm divulgado índices alarmantes sobre o alcoolismo precoce. Você sabia que o consumo de bebidas alcoólicas aumentou 30%  entre os garotos e garotas entre 12 e 17 anos? E que a bebida preferida dos jovens dessa faixa etária é a cerveja?

Quando pensamos em bebidas alcoólicas logo pensamos em whysque, a cachaça, o rum, o vinho entre outras. Uma dose destas bebidas equivale a uns dois dedos no fundo de um copo. Mas, como a cerveja é vendida em latinhas e a quantidade é maior, temos a impressão que ela é mais fraca. A cerveja parece uma bebida inofensiva, mas não é. 
1 dose = 

Saiba que os efeitos da cerveja são idênticos ao de outras bebidas consideradas “mais fortes”. Vejamos o que essas bebidas provocam em nosso organismo:

Toda bebida alcoólica provoca alterações no sistema dopaminérgico do cérebro. Este sistema está associado com a sensação de recompensas. Portanto, ao ingerir uma dose dessas bebidas temos uma sensação de alegria ou de euforia. Por isso, temos a impressão de que somos mais felizes, mais abertos e receptivos aos outros, mais desinibidos. E é aí que mora o perigo. Perigo, porque queremos repetir essa sensação. E com o tempo e a continuidade causa a dependência alcoólica.

Se um jovem começa a bebericar aos 14 anos e se tornar dependente, aos 20 anos já terá boa parte do seu cérebro comprometida. Os sinais são visíveis. Recusam-se a obedecer as regras, pois se julgam superiores a elas. Se alguém diz que pode criar problemas no trânsito, arranjar brigas com alguém, logo dizem que não. Que sabem se controlar, que os acidentes acontecem com os outros, mas não com eles.

Aos poucos, nota-se que deixam de prestar atenção e concentração no que fazem. Isto acontece porque o álcool atinge o centro da memória (o hipocampo). Lapsos de memória, dificuldade em lembrar palavras conhecidas, nomes de pessoas do convívio são sinais de maiores prejuízos. 

A partir daí, outros sintomas são visíveis. Perdem algumas habilidades conquistadas com o desenvolvimento, e pioram no quesito “ajustamento social”.  Uns ficam mais agressivos; outros, mais apáticos e isolados. Isto porque a estima pessoal baixa vertiginosamente.

Outra coisa que chama a atenção é o descuido pessoal. Principalmente, com as relações sexuais. Sexo seguro é para os outros. E ficam vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a AIDS.

Se chegarem aos 40 anos consumindo álcool em demasia, a dificuldade em manter a atenção e a concentração no trabalho aumenta, o rendimento laborial despenca, ficam mais sonolentos, cansados e apáticos. Podem ficar obesos ou perder muito peso. Aparecem sinais de ansiedade e depressão. A saúde já está debilitada e poderá ter hipertensão arterial e grande risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC). Cirrose hepática, pancreatites, problemas cardíacos podem aparecer. A pele também se recente e desenvolve a velhice precoce (manchas na pele, quedas de cabelo, perda dos dentes). Perda de memória e confusões nos pensamentos podem ser notados.

Se sobreviverem até os 60 anos, já terão 1,8% do volume cerebral global afetado e com prejuízos significativos na memória, no raciocínio lógico e na capacidade de abstração. Tumores malignos podem surgir na boca, na laringe, na faringe, principalmente, se estiver associado ao tabagismo. A perda do equilíbrio e as quedas frequentes acontecem porque o cerebelo foi atingido. Intoxicações graves, coma alcoólico, depressão respiratória e morte fecham o quadro.


É ESTE O FUTURO QUE VOCÊ ESPERA PARA SEUS FILHOS?

NÃO, COM CERTEZA.
ENTÃO, ORIENTE-OS AGORA, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA