OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

O TRABALHO E O REGIME CAPITALISTA


No correr dos séculos XVI e XVII, iniciaram-se as grandes viagens, com a elas a descoberta de novos caminhos marítimos e novas terras. Foi uma época de muita evolução nos conhecimentos técnicos e científicos.



Os homens daquela época, conheciam o mundo de maneira diferente. Para eles, o mundo correspondia ás terras que conheciam por ouvirem dizer ou por terem estado lá. Alguns sábios fizeram estudos sobre novas terras, mas acabavam sendo presos porque ninguém acreditava. Porém com o início das navegações tudo mudou. Por isso, as navegações marcaram a passagem da idade Média para a Idade Moderna.


É, portanto, no início da Era Moderna que as relações comerciais de produtos in natura (como as especiarias) e de produção (como os tecidos) foram se estabelecendo entre a Europa e as novas terras recém-descobertas. E é, justamente neste momento que um novo regime sociopolítico e com objetivos econômicos mais de acordo com que os ideais de liberdade, fraternidade e igualdade começaram a se tornar uma prática concreta e real.

Surgem, então, as primeiras indústrias por toda a Europa. Como precisavam de mão-de-obra, os burgueses eram os candidatos perfeitos. Os burgueses sonhavam com a liberdade, melhorias de condições e mudança de status. E com isto surge uma nova ordem social: o capitalismo.


A propaganda do capitalismo apregoava objetivos que iam de encontro com o sonho da burguesia. E com isso, o o capitalismo se desenvolve a todo vapor.
O sucesso do novo regime também promove uma revolução: a Revolução Industrial, baseada no aumento da produção material e no rendimento sobre o trabalho realizado. Dessa forma, que se empenhasse mais ganhava mais e isto beneficiava a todas as classes sociais. Parecia a maravilha das maravilhas e conquistava todas as classes sociais.


E o capitalismo se desenvolve a todo vapor. Os trabalhadores passaram a se dedicar cada vez mais, chegando a trabalharem 18 horas diárias em 1840, na França.
E como tudo o que é bom sempre tem um “mas...” para atrapalhar, o capitalismo não foi aquilo que todos pretendiam. A realidade mostrava-se outra por causa da desigualdade social em detrimento do pessoal. Isto porque as metas sociais a serem alcançadas eram sempre muito maiores que as estipuladas para os trabalhadores, ou seja, quanto mais trabalhavam para atingir a meta social, continuavam recebendo o mesmo salário. Em virtude dessa desigualdade percentual, surgia uma nova desigualdade: “riquezas” para poucos, e “pobreza” para a maioria dos trabalhadores.
A sociedade capitalista dividia-se em duas classes sociais distintas: a CLASSE CAPITALISTA (formada pelos burgueses mais ricos) que possuíam todos os meios e recursos para a produção e dominavam os negócios e a CLASSE DO PROLETARIADO ( formada pelos trabalhadores) que vendiam o seu trabalho em troca de salários, nem sempre condizente com o que necessitavam.


Está parecido com a vida de hoje? É que desde que foi instaurado este regime, ninguém pensou ou tentou mudá-lo. E é assim a quase dois milênios. Assim, gostando ou não desse regime econômico, vamos nos adaptando ás situações mais adversas.

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