TRABALHAR
EM EQUIPE
O
trabalho em equipe é uma das exigências do mercado atual. Nos parece saber
muito sobre isso porque já tivemos pequenas experiências escolares. Nestes trabalhos,
o grupo era formado por amigos mais queridos, o trabalho era dividido em pequenas
partes (e sempre escolhíamos a que fosse de menor tamanho ou a que julgássemos mais
fácil). E sempre havia aquele (a) que nunca entregava sua parte, mas queria a
nota, não é mesmo? E o grupo, pela amizade ou pela nota, supria a falta do “folgado
(a)”. Foram validos esses trabalhos? Sim, foram por nos darem uma ideia do que
é trabalhar com outras pessoas. Mas na vida profissional é muito diferente.
É
diferente porque não escolhemos com quem vamos trabalhar. Muitas são os nossos
opostos, são pessoas com quem não nos identificamos ou não mantemos laços
afetivos. E muitas vezes, até com quem não simpatizamos, com quem não
concordamos com suas ideias, opiniões ou brincadeiras que são muito diferentes
das nossas.
Por
isso, precisamos estar preparados. Ouvir e discutir ideias ou discussões sem
brigas, sem levar para o lado pessoal se discordarem do que dissemos ou da
ideia que expressamos, aprender a ouvir e a falar no momento certo, sem julgar
os participantes do grupo etc. E se na escola fazíamos o trabalho por tópicos,
agora a o trabalho todo é de sua inteira responsabilidade.
SER
INTERDISCIPLINAR
Voltando
aos bancos escolares, as disciplinas eram isoladas umas das outras, como por
exemplo, só Português, Matemática, Física e Química. Mesmo sabendo que havia
uma relação entre elas, não atinávamos como poderiam se integrar. E tudo seguia
um planejamento e um cronograma previamente estabelecido.
No
mundo do trabalho, tudo se mistura. Explico melhor, todos os funcionários fazem
parte de um processo de produção do produto final, onde cada funcionário faz
uma parte do serviço e todos têm que ser eficientes na sua parte. Se você se atrasar,
o próximo colega não tem o que fazer e atrasa tudo. E ele não pode fazer a sua
parte, mesmo que queira te ajudar porque você seria visto como “ineficiente”.
Por
outro lado, se um funcionário ficar doente e tirar uma licença prolongada, a produção
não ficar parada. Alguém assume a parte do faltante e a própria e tem que dar
conta de tudo. Por isso, é importante que se conheça todas as etapas do serviço
do começo ao fim.
Saber
resolver problemas e imprevistos e resolvê-los com perfeição e rapidez, é outro
dado importante. E nem sempre esses problemas são de conhecimentos práticos.
Muitas vezes, as soluções são teóricas, ou o contrário, que também é
verdadeiro. E devemos estar preparados para tudo usando a teoria ou a prática quando
for necessário, em benefício da empresa e não do pessoal.
Por isso, é preciso estudar, aprender constantemente, saber falar mais de uma lingua estrangeira e ter várias habilidades.
FAZER
NETWORKING
Networking
é a capacidade de formar uma rede de contatos ou de conexões com quem se pode compartilhar
serviços e informações de interesse comuns entre pessoas ou grupos. Em outras
palavras, é formar um grupo de pessoas conhecidas a quem você pode compartilhar
informações ou pedir ajuda.
O
mundo do trabalho requer a socialização
e a integração com vários profissionais de culturas e perfis diferentes dos que
estamos acostumados a lidar. No mundo do trabalho, a timidez, a vergonha, os
interesses pessoais e segundas intenções não são admitidos. O orgulho, a
soberba e a inveja também não. Isto porque o trabalhador perde a chance de
compartilhar informações, de aprender novas habilidades e de de expandir sua
rede de contatos.
CAPACIDADE
DE LIDERANÇA
Liderar significa
“ser capaz de tomar decisões no momento oportuno”. Devido à complexidade do
ambiente em que se trabalha, tornou-se imperativo a descentralização das
tomadas de decisões para evitar a burocracia das empresas. Isto quer dizer que,
as decisões não dependem mais da ordem do dono, diretor ou presidente de uma
empresa. Para que tudo seja mais rápido e eficiente, ele delega autoridade para
que vários assuntos sejam resolvidos dentro dos próprios setores. Com isto,
cada setor tem uma certa autonomia, mais rapidez na solução dos problemas
internos e maior elevação da motivação dos funcionários.
Espera-se
que todos os chefes sejam líderes, mas nem todos são. Mesmo que dê ordens,
muitos chegam a chefia por tempo de serviço, promoções, amizades ou por outros interesses.
Um líder nâo é aquele que apenas dá
ordens, mas aquele que avalia e respeita o jeito de ser de cada funcionário
e desperta neles qualidades, que não acreditavam ter.
Um líder de
verdade não manda, convence. Tem autoridade e não é autoritário. Não oprime,
incentiva. Não debocha dos erros, ensina. Não é rígido, tem flexibilidade. Não
se enerva à toa, é calmo e tranquilo. E nas horas mais difíceis, toma as
decisões com tranquilidade e certeza. Não privilegia um, mas a todos. Sabe que
não faz nada sozinho, por isso sabe delegar serviços de acordo com as
habilidades e o potencial de cada um de seus liderados. Um líder de verdade é
querido e respeitado por todos os funcionários.
E qualquer
pessoa pode assumir o papel de líder numa emergência ou numa situação mais ou
menos delicada. Mas existem também pessoas não conseguem liderar por serem mais
submissos. Por todas estas razões, o mercado atual está sempre em busca de
profissionais que saibam liderar e coordenar equipes, recursos e ações. Um líder
precisa ter conhecimentos teóricos e práticos além de ser competente, porque um
problema ou uma dificuldade aparece repentinamente e ele não pode incorrer em
erros.
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