OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A MULHER E O MERCADO DE TRABALHO


Desde as eras mais remotas, a mulher era considerada um utensílio doméstico. Não podia expressar opiniões, tinha que obedecer ao pai e depois ao marido, e suas únicas funções eram a de cuidar dos filhos e das atividades domésticas. E foi assim até bem pouco tempo atrás.

Com isso, o conceito de ser um frágil que dependia dos homens se difundiu e gerou muitos preconceitos com relação ao seu trabalho. Durante muito tempo, o trabalho de cuidar da casa e da educação dos filhos era visto como um trabalho insignificante, já que ele não beneficiava economicamente a família. E com o passar do tempo, foi considerado como inatividade econômica e, portanto, não entrava em nenhum tipo estatística.


Com o desenvolvimento capitalista, mudanças de ordem política e socioeconômica foram acontecendo. Essas mudanças agiam sobre o nível e a formação da força de trabalho. As conquistas tecnológicas usadas nas indústrias acentuaram a divisão social e sexual do trabalho e na estrutura do emprego fosse na zona rural ou na zona urbana.

Diante das crises econômicas no Brasil, a participação feminina como força de trabalho começou a ficar mais intensa lá pelos anos de 1970. As razões eram as mais variadas: a) com o aumento dos preços dos alimentos, vestuário, educação etc, as mulheres precisavam auxiliar no orçamento familiar. b) Novos produtos, produzidos em grandes quantidades, estimulavam o consumo e redefiniram o conceito de necessidade econômica, ou sejam, as grandes ofertas e promoções desses novos produtos e das propagandas de massificação incutiam nas pessoas a necessidade de comprá-los e atingiam todas as camadas sociais.

O trabalho fora de casa ajudava a manter o orçamento doméstico, adquirir os novos produtos e melhorar o status em cada camada social. Com a expansão econômica dos anos 70, a urbanização crescente e o ritmo acelerado da industrialização geravam um crescimento econômico, que favoreceu a entrada de mais pessoas no mercado de trabalho, incluindo as mulheres.

Nessa década, a sociedade brasileira passou por inúmeras transformações de ordem econômica, social e demográfica que repercutiram sobre o nível e composição da força de trabalho. As taxas de crescimento econômico e os níveis de empregabilidade aumentaram. A industrialização se consolidou, modernizou seus instrumentos produtivos e se tornou mais urbana. No entanto, os níveis de desigualdade social e da concentração de renda também aumentaram. Houve um momento de estabilidade.



Mas os padrões de comportamento e dos valores referentes ao papel social da mulher, intensificados pelo impacto dos movimentos feministas que sugiram na América Latina no momento em que as crises estruturais se estabeleciam e promoviam uma multiplicidade de contradições no cotidiano, facilitaram a oferta de trabalhadoras.

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