Nas
últimas décadas, os termos educação e escolarização tem se confundido por serem
considerados como sinônimos. Mas, são bem diferentes. a Educação é dada na
família e a escolarização ou instrução é dada pela escola.
Diferente
da educação familiar, a escolarização tem uma sistematização (organização,
planejamento e método) para cada idade e para etapa do desenvolvimento do
educando, tem constância e regularidade, começa com conhecimentos que vão do
mais simples ao mais complexos e se estabelece numa relação de
ensino-aprendizagens entre professores e alunos num ambiente apropriado e
estimulador.
Escolarização
é sinônimo de instrução, portanto. ESCOLARIZAÇÃO é a “transmissão dos conhecimentos” conquistados pela humanidade ao
longo do tempo, numa relação de ensino-aprendizagens consciente e sistematizada
e dada pelas Instituições de Ensino. Tem por objetivo complementar a educação
familiar, transmitir conhecimentos e preparar para o trabalho.
A
escolarização é uma relação em que os papéis dos envolvidos são definidos e conscientes.
Isto significa que todo professor sabe que deverá cumprir o seu papel
transmitindo conhecimentos e todos os alunos sabem que seu papel é o de receber
esses conhecimentos.
É
através desta consciência dos papéis de cada um, que alguns vínculos entre se
estabelecem entres seus principais personagens, tais como os vínculos de
amizade, de consideração e respeito por todos os envolvidos, do sentido de
hierarquia, do reconhecimento e respeito ás diferenças individuais, do sentido
de prioridade, de percepção dos próprios limites e do limite dos outros, de
justiça, entre muitos outros.
Para
que estes vínculos se estabeleçam, a escolarização depende do ensino dos
comportamentos, valores e regras dados pela educação familiar. Por isso, quando
a família deixa de cumprir (ou faz de forma equivocada) a Instituição Escolar
entra em crise, por ser o primeiro grupo social que as crianças entram em
contato fora do grupo familiar.
São
exemplos bastante comuns em crianças e adolescentes:
a)
as crianças que não aprenderam a lidar
com regras, geralmente, são as que mais recebem repreensões porque
fazem tudo do jeito que querem ou que tem vontade do que aquilo que é o jeito
certo de fazer.
b)
a falta de empatia (colocar-se
no lugar da outra pessoa) pois, a falta
de respeito (valor) para com os limites pessoais, intelectuais e
físicos tem sido enorme e tem gerado o famoso bulying.
c)
é a falta do sentido de hierarquia
(comportamento) é outro que tem causado agressões verbais e/ou físicas
violentas á professores e entre colegas quando opiniões simples são
divergentes.
A
escolarização ou instrução subdivide-se em etapas de acordo com o
desenvolvimento intelectual dos educandos:
a)
ENSINO INFANTIL (para crianças de 2 a 5 anos) visa adequar as crianças pequenas
ao novo grupo social.
b)
o ENSINO FUNDAMENTAL (para crianças de 6 a 14/15 anos) destina á instrução
básica. Ainda depende da educação
familiar na aquisição da linguagem e das noções aritméticas como as diversas
formas de contagens e da experimentação dessas noções pelo educando.
c)
o ENSINO MÉDIO (para adolescentes) visa mostrar ao educando as diferentes
disciplinas que representam as áreas do conhecimento e fazer o educando
perceber qual delas mais lhes desperta o interesse.
d)
o ENSINO SUPERIOR (para jovens e adultos) composto de “bacharelados”, que se
destinam para a profissionalização do educando. Já os cursos pós-graduações,
mestrados e doutorados, são especializações decorrentes da escolha profissional
dos educandos.
Sérgio Lazzarini é PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia)
pela John M. Olin School of Business, Washington University,
e)
os CURSOS DE LIVRE DOCÊNCIA (PHD), final da escolarização e exclusivamente para
adultos, visa a “produção de um campo teórico” nas diferentes áreas do
conhecimento, ou seja, adequado para a formação de cientistas.
No final do Ensino Médio, é que ocorre a passagem da escola para o mundo do trabalho. A preparação para esse momento ocorre por meio das regras e demandas escolares. É um momento difícil, complexo,
nem sempre linear e que provoca grande tensão nos jovens. Além disso, enfrentam ainda outras situações complicadíssimas: a entrada no mundo dos adultos e a luta para conquistar o
primeiro emprego.
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