OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sábado, 25 de junho de 2016

OS PROFESSORES DO SÉCULOS XXI




Ao contrário do que todo mundo pensa, o trabalho do professor não terminará com o protagonismo dos alunos. Ao contrário, ele será de fundamental importância. Apenas, sua função será remodelada para uma função mais nobre: a de orientador e desafiador das aprendizagens. O que termina com este novo modelo são as excessivas aulas expositivas e que serão transformadas em leituras, debates e comentários. 


O professor perderá a transmissão do conhecimento?


O professor nunca fará valer tanto o seu conhecimento como no novo modelo. Pois esse conhecimento lhe trará as bases dos argumentos a serem usados nas orientações, discussões, correções e avaliações do empenho e do trabalho dos aprendizes. O que perderá na verdade, apesar de já estar perdendo nos dias de hoje, é o conceito que ele é o “detentor do saber”.

Mas, porque mudar se está bom assim?

Bom para quem? Para a escola, para o professor ou para os alunos? Se está tudo bem porque razão reclamamos da indisciplina, do desinteresse, da falta de atenção? Ou será que a escola, como instituição, já não está atendendo às necessidades do novo tempo?

Os alunos estão (e cada vez mais) conectados com as infinitas informações e para isto basta apenas um clique. E eles levam seus celulares para a escola e, muitas vezes, atrapalham as aulas. Então, porque não dar um bom uso para esses celulares? Por que não usá-los para que os alunos façam pesquisas dos conteúdos escolares? 

O protagonismo estudantil constitui numa realidade bem diferente daquela em que o professor ensina. E a escola ainda lida muito mal com a ideia. As instituições educativas (escolas) precisam se reformular em suas estruturas e práticas e os professores terão, cedo ou tarde, que se acostumar com as novas propostas. 

Deixar de ser aquele que detém o conhecimento não é uma mudança fácil, mas também, não é impossível. Mas impedir que isto aconteça só atravanca as mudanças e os professores sofrerão duplamente: primeiro porque rema contra a maré dos tempos com classes de alunos insatisfeitos, e em segundo lugar, por ter que se adaptar a uma nova situação.

Há muitos professores que não dominam esse mundo digital enquanto isso, os alunos (inclusive os pequenos) estão nas redes sociais e buscam informações na Internet. Os professores contemporâneos precisam funcionar como técnicos e guias dos estudantes, orientando-os de forma multidisciplinar e não simplesmente como especialistas de uma única disciplina. Não precisa saber tudo, mas tem que estar antenado. A tarefa do professor do século XXI é o de ensinar o aluno a aprender a aprender, com liberdade, autonomia e responsabilidade.

Muitas escolas brasileiras já praticam essa ideia dentro das escolas com práticas tradicionais. E devem se alastrar por todo o país em curto prazo, diz Viviane Mosé. São os professores que, agindo de um modo mais coerente com o novo tempo e os novos alunos formarão seres mais úteis para a sociedade, pois estão formando pessoas mais pensantes, críticas e que acreditam em sua criatividade para mudarem as vicissitudes que a vida lhes impõe. 

Ninguém exige que estas mudanças aconteçam de uma hora para outra. Pode levar 10, 20 ou 30 anos. O que importa é dar os primeiros passos desde já.

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