OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

O AMBIENTE VIRTUAL E AS APRENDIZAGENS


Quando falamos do protagonismo dos alunos em sala de aula, logo se imagina um tumulto daqueles onde os alunos fazem o que querem, cada um procurando saber de uma coisa, falando ao celular com os pais ou com amigos etc. Mas não precisa acontecer assim desde que o professor prepare sua aula com objetivos a cumprir.


O conteúdo programático pode seguir como atualmente, só que os alunos terão um tempo para pesquisar em uma lista de sites confiáveis e fornecidos pelo professor e com os tópicos a serem abordados no trabalho. Podem ainda dividir um tema em partes e distribuí-los aos alunos em grupos e poderão trabalhar na escola ou em casa. Depois disso, abre-se a discussão sobre o tema, onde o professor avaliará se o conteúdo apresentado está dentro do foi estabelecido. Caso esteja, o trabalho prosseguirá. Caso não esteja, o professor dirá o que precisa ser refeito, ou complementado, sem que o trabalho todo tenha que ser reescrito.


O uso da tecnologia da informática permite um ambiente virtual em que professores e alunos podem aproveitar e contribuir para o aprendizado coletivo desde que o professor os instrua. As tecnologias facilitam o armazenamento, a distribuição e o acesso ás informações e não há impedimento algum quanto ao lugar onde o aluno pesquise. Além disso, propicia uma comunicação maior entre os membros do grupo. Com isso, o ambiente escolar se torna mais participativo e interativo entre os membros do grupo.

O ambiente virtual se torna adequado para a transmissão da informação e  não descarta a possibilidade de pesquisas ou consultas a jornais, revista, livros, enciclopédias e nem ao hábito de frequentar a biblioteca da escola ou fora dela.

Segundo Kenski (2003), “o homem transita culturalmente mediado pelas tecnologias do seu tempo”. E o ambiente virtual, mediado pelo professor, transforma as maneiras de pensar, sentir e agir dos alunos tal qual na sala de aula comum. Os principais objetivos do ambiente virtual são: a) facilitar o processo ensino-aprendizagem, b) estimular a cooperação e a interação entre os participantes do seu grupo ou com outros através de uma comunicação chamada “síncrona”, ou seja, o professor poderá criar e monitorar uma espécie de “chat” ou “bate-papo” para uma ou várias turmas.

Os alunos, em momentos diferentes, poderão acessar esse “chat” e trocar informações sobre suas pesquisas, fazer questionamentos e tirar dúvidas, trabalhar em grupos maiores, acrescentar novas informações ao trabalho e enviá-las ao grupo ou ao professor on-line. Caso o professor não saiba como fazer chat, poderá criar uma página numa das redes sociais com a mesma finalidade.

As atividades presenciais não estão descartadas.  E as pesquisas podem acontecer dentro da sala, no espaço de informática ou em casa. Mas as discussões e as apresentações dos trabalhos devem ser dentro da sala de aula. O mais importante é que a presença do professor e do seu conhecimento não são descartados. Aliás, tornar-se-á mais fundamental do que nunca, como planificador, consultor e orientador das aprendizagens. O que muda para o professor é que ele terá de ter um conhecimento maior de informática.


O que muda é a lousa e o giz que deixarão de ser o símbolo da escola por perderem a importância que tinham até o momento. Servirão apenas para pequenas anotações. Outra coisa que perdem o valor são os “cadernos”, pois os trabalhos serão realizados via computadores. A leitura (fonte de todo o conhecimento) e a arte de escrever bem e correto ganham vida nova e maior importância.

Outra tendência a ser extinta dentro da sala de aula é a indisciplina. Já perceberam como crianças e adolescentes se ficam atentos e concentrados ao mexerem na internet ou no celular? Pois então, se pesquisarem obterão dos alunos a mesma atenção e concentração.

Mas também é preciso que se reveja e reflita sobre o que disciplina. Alunos imóveis olhando para o professor? Aqueles que não falam, não interrompem para perguntar ou argumentar?  Aqueles que repetem o que o professor ou livro?


Para mim, indisciplina é a falta de respeito com o professor e com os colegas, com xingamentos ofensivos, tirando um “barato”, surrando os colegas, bagunçando e impedindo a aprendizagem dos colegas como vemos nos dias de hoje.

Evidentemente, haverá um vai e vem de conversas entre eles para discutirem alguns pontos do trabalho, poderão sair do lugar, irem á biblioteca. Seria isto indisciplina ou interesse pelo assunto? Segundo alguns teóricos essa movimentação é fundamental para o conhecimento, para a troca de informações, para manter vivo o relacionamen-to e a interação interpessoal e como forma de se expressar oralmente e manter vivo este tipo de comunicação. Mas para isso, é preciso que a escola e os professores se adequem a este novo tipo de disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA