Quando
falamos do protagonismo dos alunos em sala de aula, logo se imagina um tumulto
daqueles onde os alunos fazem o que querem, cada um procurando saber de uma
coisa, falando ao celular com os pais ou com amigos etc. Mas não precisa
acontecer assim desde que o professor prepare sua aula com objetivos a cumprir.
O
conteúdo programático pode seguir como atualmente, só que os alunos terão um
tempo para pesquisar em uma lista de sites confiáveis e fornecidos pelo professor
e com os tópicos a serem abordados no trabalho. Podem ainda dividir um tema em
partes e distribuí-los aos alunos em grupos e poderão trabalhar na escola ou em
casa. Depois disso, abre-se a discussão sobre o tema, onde o professor avaliará
se o conteúdo apresentado está dentro do foi estabelecido. Caso esteja, o
trabalho prosseguirá. Caso não esteja, o professor dirá o que precisa ser
refeito, ou complementado, sem que o trabalho todo tenha que ser reescrito.
O
uso da tecnologia da informática permite um ambiente virtual em que professores
e alunos podem aproveitar e contribuir para o aprendizado coletivo desde que o
professor os instrua. As tecnologias facilitam o armazenamento, a distribuição
e o acesso ás informações e não há impedimento algum quanto ao lugar onde o
aluno pesquise. Além disso, propicia uma comunicação maior entre os membros do
grupo. Com isso, o ambiente escolar se torna mais participativo e interativo
entre os membros do grupo.
O
ambiente virtual se torna adequado para a transmissão da informação e não descarta a possibilidade de pesquisas ou
consultas a jornais, revista, livros, enciclopédias e nem ao hábito de frequentar
a biblioteca da escola ou fora dela.
Segundo
Kenski (2003), “o homem transita culturalmente mediado pelas tecnologias do seu
tempo”. E o ambiente virtual, mediado pelo professor, transforma as maneiras de
pensar, sentir e agir dos alunos tal qual na sala de aula comum. Os principais
objetivos do ambiente virtual são: a) facilitar o processo ensino-aprendizagem,
b) estimular a cooperação e a interação entre os participantes do seu grupo ou com
outros através de uma comunicação chamada “síncrona”, ou seja, o professor
poderá criar e monitorar uma espécie de “chat” ou “bate-papo” para uma ou
várias turmas.
Os
alunos, em momentos diferentes, poderão acessar esse “chat” e trocar
informações sobre suas pesquisas, fazer questionamentos e tirar dúvidas,
trabalhar em grupos maiores, acrescentar novas informações ao trabalho e
enviá-las ao grupo ou ao professor on-line. Caso o professor não saiba como
fazer chat, poderá criar uma página numa das redes sociais com a mesma
finalidade.
As
atividades presenciais não estão descartadas. E as pesquisas podem acontecer dentro da sala,
no espaço de informática ou em casa. Mas as discussões e as apresentações dos
trabalhos devem ser dentro da sala de aula. O mais importante é que a presença
do professor e do seu conhecimento não são descartados. Aliás, tornar-se-á mais
fundamental do que nunca, como planificador, consultor e orientador das
aprendizagens. O que muda para o professor é que ele terá de ter um
conhecimento maior de informática.
O
que muda é a lousa e o giz que deixarão de ser o símbolo da escola por perderem
a importância que tinham até o momento. Servirão apenas para pequenas
anotações. Outra coisa que perdem o valor são os “cadernos”, pois os trabalhos
serão realizados via computadores. A leitura (fonte de todo o conhecimento) e a
arte de escrever bem e correto ganham vida nova e maior importância.
Outra
tendência a ser extinta dentro da sala de aula é a indisciplina. Já perceberam
como crianças e adolescentes se ficam atentos e concentrados ao mexerem na
internet ou no celular? Pois então, se pesquisarem obterão dos alunos a mesma
atenção e concentração.
Mas
também é preciso que se reveja e reflita sobre o que disciplina. Alunos imóveis
olhando para o professor? Aqueles que não falam, não interrompem para perguntar
ou argumentar? Aqueles que repetem o que
o professor ou livro?
Para
mim, indisciplina é a falta de respeito com o professor e com os colegas, com
xingamentos ofensivos, tirando um “barato”, surrando os colegas, bagunçando e
impedindo a aprendizagem dos colegas como vemos nos dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
MEUS QUERIDOS
Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA