OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

NO LIMIAR DO SÉCULO XX



Após o término da primeira década, a sociedade vivia dois momentos importantes: a Belle Époque e uma grande animosidade que surgia entre algumas nações. 


Em 1914, é declarada a I Grande Guerra Mundial, fruto dessa animosidade. Muitos homens são convocados ou se inscrevem para fazerem parte do conflito e são enviados para as frentes de batalha, com o objetivo de conter os avanços de grandes potências. Com isso, ficam em seus países: as mulheres, crianças e idosos.

Embora saibamos que as mulheres são pessoas batalhadoras, ainda parece novidade falar sobre elas. Isto porque, não existem registros de suas atuações nos livros escolares ou nos de História Geral, com exceção de umas poucas nobres. Mas é preciso ressaltar que a participação feminina foi fundamental neste conflito.


Enquanto os homens estavam no front, alguém precisava dar suporte para que, a vida em seus países de origem se mantivessem em equilíbrio e provendo o básico de sustentabilidade. Por outro lado, os materiais bélicos precisavam ser constantemente repostos de forma rápida e eficiente.

O fato é que diante dessa gravíssima situação, essa tarefa coube às mulheres. E não se fizeram de rogadas. Ergueram as mangas e assumiram o trabalho. Atuaram no campo, no comércio, nas indústrias de todos os tipos incluindo-se as bélicas. Além disso, assumiram o papel de agentes de trânsito, policiais, caixas bancárias e policiais.

Mas nunca deixaram de cumprir os afazeres domésticos, maternais, educadoras e cuidadoras de suas famílias. Todas as mulheres, da elite ás de classes mais baixas, estavam na mesma situação e enfrentando as mesmas adversidades.


Foram mulheres guerreiras que, pela primeira vez, podiam de fato mostrar ao mundo que não eram tão frágeis como se pensava. A delicadeza, a elegância e a feminilidade não fora destruída pelo trabalho exercido, mas ao contrário, foram ressaltadas as capacidades, as habilidades e o empenho demonstrado.

Nossas homenagens a todas as

mulheres daquele tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA