OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

terça-feira, 5 de março de 2013

OS ANABOLIZANTES E SEUS EFEITOS


Existe, hoje em dia, uma grande preocupação com a aparência física. Os jovens de hoje em dia querem se parecer com a forma física um artista ou desportista famoso. Por isso, frequentam as academias. No entanto, querem que os resultados apareçam rapidamente e sem muito esforço.

Muitos deles, impressionados com certas promessas de um físico idealizado fazem uso de esteróides anabolizantes androgênicos, ou, comumente conhecido como “anabolizantes”.

Os “esteróides anabolizantes androgênicos” são substâncias sintéticas, ou seja, fabricadas em laboratórios. Essas substâncias são constituídas por hormônios que acentuam as características masculinas (androgênicos) e por substâncias (anabolizantes) que possuem o efeito de construir e aumentar a massa muscular. Essas substâncias juntas são denominadas “esteróides”, ou seja, são drogas lícitas, prescritas e vendidas legalmente, pois ajudam no tratamento de alguns problemas médicos. Os usuários as tomam por via oral ou intramuscular. Tomam algumas semanas ou dias e param por um breve período.

No início, acontece um bem estar, promovido pela visão das transformações corporais. E é aí que mora o perigo. Como essas drogas não provocam alucinações, perda da consciência e nem alteram a quantidade de neurotransmissores cerebrais, é que acontece o uso continuado. Mas, como toda droga química, com o tempo e uso indiscriminado aparecem os efeitos colaterais afetando o humor e o comportamento.

Estados de alegria e tristeza, euforia e abatimento são alternados em pouco espaço de tempo e sem motivo aparente. O mesmo acontece com a agressividade e a violência. Manias que antes passavam despercebidas, agora são vistas como algo que incomoda aos outros, como o ciúme excessivo de pessoas e objetos pessoais, irritabilidade extremada, delírios de perseguição e a sensação declarada de invencibilidade.

Muitas vezes, o sonho do corpo ideal 
se transforma num terrível pesadelo. 

Como outra droga qualquer, estudos científicos comprovam que os esteróides são viciantes e causam dependência química. O prejuízo financeiro (são caras), do físico e nas relações sociais tem feito com que os casos psiquiátricos tenham tido um aumento considerável, bem como dos casos de necessidade de internação para o tratamento dessa dependência.

Durante o tratamento o usuário passa por um período de abstinência em que há novas oscilações de humor, fadiga, impaciência, falta de apetite, insônia, redução do desejo sexual, além da forte vontade de voltar a usar a droga. É um período em que o usuário vê a perda do corpo idealizado e, isto, pode levá-lo à depressão e ao suicídio.

Os esteroides podem ainda causar problemas graves e irreversíveis no fígado, como por exemplo, a icterícia que deixa na pele, tecidos e fluidos corporais uma cor amarelada. Outros problemas são a retenção de fuídos, alta taxa de LDL (colesterol ruim) e baixa taxa do HDL (colesterol bom), além de pressão alta, acnes severas e tremores.

Mas, também há outros efeitos específicos para o sexo e idade do usuário:

HOMENS
Diminuição dos testículos, redução do esperma, infertilidade, calvíce, desenvolvimento de seios, aumento do risco de contrair câncer de próstata.

MULHERES
Crescimento de pelos faciais, calvice masculina, alteração e/ou interrupção da menstruação, crescimento do clitóris, engrossamento da voz.

ADOLESCENTES
Interrupção do crescimento por causa da maturação prematura do esqueleto e aceleração das mudanças físicas que ocorrem na puberdade.


PARA TODOS OS QUE FAZEM USO INJETÁVEL: Aumento do risco de contrair AIDs (HIV) e HEPATITE (de todos os tipos).



fonte:

http://www.copacabanarunners.net/efeitos-anabolizantes.html

Um comentário:

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA