OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

TRANSTORNO DE HUMOR


O nosso cotidiano está repleto de situações que se nos apresenta. E reagimos a cada situação de um modo diferente. Isto porque reagimos a elas sem pensar, ou seja, de uma forma automática. Quando morre alguém que nos é caro, ficamos tristes; diante de uma injustiça, nos irritamos; diante de uma traição, sentimos raiva; diante de um esforço infrutífero desanimamos e diante de uma conquista, ficamos alegres e eufóricos. Isto porque todas as nossas reações são emocionais. É normal e adequado

Com os adolescentes não é diferente. Num momento, estão alegres, cheios de energia, impacientes, apressados, querendo ganhar o mundo e conquistar o futuro. Noutro momento, estão tristes, magoados, sensibilidade á flor da pele, choro fácil, lentos e desanimados. É o resultado das mudanças físicas, hormonais e psíquicas da idade. Reações comuns nessa idade. Tão comuns que, muitas vezes, ignoramos essas pequenas ocorrências.

No entanto, quando essas oscilações do humor começam a afetar as atividades escolares, o trabalho, a vida familiar e social, e o momento dos pais se preocuparem. Podem estar diante do Transtorno de Humor.

O transtorno de humor é uma forma desajustada ou inadequada com que os jovens passam a reagir diante das situações e fatos da vida. Períodos prolongados e significativos de tristeza, desânimo, choro fácil, desesperança, cansaço, falta de energia e de prazer, dificuldade com o sono, perda de apetite, perda de peso e isolamento são sinais de que algo não vai bem. Por isso, os pais devem estar sempre muito atentos.

CAUSAS

As principais causas são: fatores genéticos, alterações hormonais no período da gestação, uso drogas estimulantes ou depressoras do SNC(sistema nervoso central) pela mãe, frustrações e estados ansiosos intensos e recorrentes, lesões cerebrais e neurotoxinas (medicamentos).

Segundo os documentos apresentados pelo CID 10 e pelo DSM IV, o transtorno de humor é uma patologia psíquica. O desencadeador desse transtorno é de ordem afetiva, ou seja, estão vivenciando fatos ou situações estressantes.

O transtorno de Humor pode se apresentar em vários níveis de gravidade: pode ser leve, moderado ou severo ou grave.

TRANSTORNO DE HUMOR LEVE – são aqueles que ocorrem apenas uma vez. São mais comuns. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 340 milhões de pessoas no mundo todo sofrem ou já sofreram com o transtorno de Humor, sendo 20% de mulheres. Adolescentes, idosos e doentes crônicos são os mais afetados. Os países em desenvolvimento têm os maiores índices do transtorno.

TRANSTORNO DE HUMOR MODERADO – são aqueles que são recorrentes, ou seja, aparecem mais que uma vez e atingem de 20 a 60% dos pacientes diagnosticados onde a depressão moderada ou severa está presente.

TRANSTORNO DE HUMOR SEVERO – são aqueles associados a depressão severa, a estados maníacos, ao Transtorno Bipolar. Podem ser ou não recorrentes. Atinge 20% dos índices percentuais restantes.

TRATAMENTO
O tratamento é feito após o diagnóstico e exige medicação, psicoterapia, orientação familiar, tratamento psicopedagógico e psicoeducacional. O tratamento tem uma duração variável (de meses a anos), pois depende da gravidade e das doenças associadas.

Mas, o mais importante é o envolvimento e a soma dos esforços do paciente, da família, da escola e dos profissionais para a suspensão dos medicamentos, para o controle dos sintomas e para a conquista da reabilitação das perdas cognitivas e emocionais do sujeito.

Fontes:

Um comentário:

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA