OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

ADOLESCENTES E O SILÊNCIO


Durante a infância, os filhos naturalmente são curiosos e querem explorar o mundo. Mas, eles não conseguem resolver tudo sozinhos. Por isso, fazem muitas perguntas e comunicam tudo o que lhes acontece. Ao mesmo tempo, gostam da proteção e dos afagos que os pais lhes dedicam.

Contar as ocorrências cotidianas significa, tanto para as crianças quanto para os pais, uma forma de dar e receber carinho. A criança se sente protegida e os pais se sentem úteis e participativos na vida dos filhos. E se acostumam com isso.


Mas, quando chegam à puberdade e á adolescência, as coisas mudam. Os pais esperam que continuem perguntando, dizendo o que se passa em íntimo, que contem com quem e onde estiveram e o que fizeram.  Mas, principalmente, que falem sobre seus sentimentos e dos projetos futuros. Mas, nem sempre isso acontece.

A entrada na puberdade traz, aos jovens, uma nova consciência. A consciência do si mesmo. E com ela, o vislumbre de suas possibilidades de ação, porém, um tanto limitada ainda. Por isso, ficam mais quietos, introspectivos e reflexivos. Tentam compreender o que esta se passando com eles.

Essa consciência se intensifica na adolescência. Sentem-se mais capazes de resolver as situações e de tomar e assumir as próprias decisões. Por isso, tornam-se mais seletivos diante das comunicações feitas aos pais.

Por sua vez, os pais se aborrecem porque sentem que  já não participam ativamente da vida dos filhos como antigamente. E reclamam que os filhos já não os ouvem ou de que o diálogo já não existe porque as respostas são monossilábicas.


O início da puberdade e da adolescência são momentos (ou fases) de intenso silêncio, de pensamentos profundos, de sentimentos à flor da pele, de rupturas de comportamentos antigos e conquista de novos modos de pensar, sentir e agir. São momentos difíceis e de intimidade que devem ser experimentados e vividos plenamente e em isolamento, necessário para que o jovem firme sua personalidade e se conheça. melhor.

É normal que os pais se preocupem com esse isolamento e que queiram que logo termine, no entanto devem compreender e respeitar esses momentos silenciosos, que nada mais são do que etapas de um processo de autoconhecimento.

Comunicar e silenciar são formas de comunicação igualmente importantes. E não significa que se estenderão infinitamente. São fases. Para uns, passageiras e para outros, mais demoradas. Mas, elas terminam e sempre trazem resultados positivos.



O QUE OS PAIS PODEM FAZER QUANDO O JOVEM SILENCIA?

Conhecer o processo é fundamental para que os pais possam respeitar esses momentos.

Respeitar não é deixar para lá, nem obrigá-lo a sair do seu necessário isolamento. Mas, mostrar com ações carinhosas de que está junto e presente, acompanhando confiante todo o processo.

E, para isso, é preciso aprender a esperar, dando tempo ao tempo. Não é o momento de repreensões, cobranças ou imposições. Mas, alguns limites precisam ser colocados, quando envolvem o restante dos membros familiares.


QUANDO OS PAIS DEVEM PROCURA AJUDA ESPECIALIZADA?

Tudo em excesso é negativo. E quando os pais perceberem que:

a) o isolamento está demasiado, ou seja, quando passa impedir a realização de atividades costumeiras como ir á escola, ver ou sair com amigos, etc.

b) quando o silêncio vem acompanhado por atitudes agressivas

c)  quando o mau relacionamento entre eles e os pais (ou professores) tiverem outros motivos que não os da própria adolescência.

d) quando começarem a enveredar por caminhos nebulosos como o das drogas, da violência, da criminalidade, etc.

e) quando as notas escolares estiverem abaixo da média.

Um comentário:

  1. Sueli parabéns pelo blog.
    Gostaria de saber se você ministra palestras para pais de jovens com deficiência intelectual, ou se pode indicar alguém que ministre. Trabalho com Famílias de pessoas com essa deficiência e precisamos abordar o tema: AGRESSIVIDADE.
    Ficarei muito grata se puder nos auxiliar.
    Um abraço
    Sandra

    E-mail: sandra_servicosocial@hotmail.com

    ResponderExcluir

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA