OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PSICOSES DELIRANTES CRÔNICAS

As psicoses delirantes crônicas são distúrbios da mente. São conhecidas pelo termo “paranoia”, e infelizmente, são distúrbios graves porque envolvem a sanidade mental de quem as possui. São manifestações de um estado de loucura.

O paranoico é uma pessoa doente da mente. Por isso, apresenta uma desarmonia (incoerência) entre o que pensa e o que sente. Em outras palavras, o sujeito paranoico distorce a realidade.

Se pensamento é desconexo. As ideias aparentam um conjunto estruturado e organizado. Isto significa que, possuem um tema e um relato compreensível aos ouvintes. No entanto, percebe-se pelo contexto desse relato que os fatos não são verdadeiros e, sim, de um delírio. E esses delírios não são estranhos, nem bizarros. Ao contrário, parecem mais uma ideia fixa e, por mais que se faça, não muda seu pensamento por acreditar que ele está com a verdade.


Os delírios, geralmente, são baseados na interpretação do sujeito sobre alguém ou algum fato em que ele se vê envolvido e é a figura principal (egocentrismo). Interpretação esta que parece sistematizada e coerente.

No início, até pode parecer teimosia ou birra. No entanto, se durar 30 dias ou mais, os familiares devem ficar alerta, pois esta é a principal característica da doença. Neste caso, a família deverá procurar um psiquiatra para uma avaliação e diagnóstico.
As alucinações são raras, mas podem acontecer em alguns paranóicos. E as mais frequentes são as táteis e as olfativas.

O sujeito paranóico tem “aparentemente” um bom convívio social porque se parecem em muitos aspectos com as demais pessoas. São amáveis, cordiais, gentis e a maioria, consegue desempenhar tarefas profissionais. Isto porque, sabem “esconder” seus delírios.

Em alguns casos, pode haver prejuízo funcional, matrimonial e isolamento social. Isto porque acredita que está sendo perseguido e que será assassinado e para evitar abandona o emprego e se isola.

PRINCIPAIS TIPOS DE PARANÓIA


DELÍRIO PERSECUTÓRIO –  é o mais comum. O sujeito acredita que está sendo vítima de perseguições, de complôs, de conspirações, traições, espionagens, que o estão envenenando ou colando drogas em seus alimentos ou que estão fazendo comentários maldosos e maliciosas a seu respeito.


DELÍRIO DE GRANDEZA – Em seus delírios acredita ser parente (e não importa o grau de parentesco) com alguém importante como por exemplo uma personalidade histórica ou artística. O mais famoso desses delírios é do sujeito se julgar parente de Napoleão, por exemplo. Podem ainda, acreditar possuir um dom extraordinário, como o de curar pessoas com o olhar ou toque de suas mãos. Outras vezes, julga-se dono de grande e incalculável fortuna. Podem ainda imaginar que são grandes inventores (como Santos Dumont) ou reformadores do mundo ou da ciência (como Lutero ou Darwin).

DELÍRIO DE CIÚME – atinge as mulheres, na maioria das vezes. Mas, pode aparecer em homens também. O sujeito acredita na infidelidade do (a) parceiro (a). E para provar que está correto(a) no seu julgamento, busca e se apega a qualquer pequena e provável evidência, como roupas desalinhadas, manchas na roupa ou nos lençóis, sinais de perfumes, fios de cabelo, vasculha celulares e ligações telefônicas, liga para o trabalho do companheiro (a) para confirmar sua presença, exige sua permanência no lar de forma agressiva e autoritária ou impede saídas desacompanhado (a) dele (a).


PARAFRENIA – conhecido como “delírio somático”. É o delírio onde o sujeito acredita que seu corpo está infestado por insetos, parasitas ou que certas partes do seu corpo está deformada ou não estão funcionando como deviam. Podem convencer-se, ainda, que sua pele, boca, ânus ou vagina exalam odores mau cheirosos.

DELÍRIOS SEXUAIS – o sujeito imagina um amor romântico e platônico. Nessa imaginação, são amados por artistas, ídolos do futebol, políticas ou por pessoas comuns.

Fonte:
Apontamentos de aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA