OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

UMA NOVA FORMA DE HERESIA

Indiano pedindo graças divinas

Desde as épocas mais remotas, os seres humanos tentaram controlar a natureza de alguma maneira. Para esse controle faziam rituais a um Ser Divino (fosse ele qual fosse) onde pediam a essa divindade que os ajudasse, como parar de chover ou que chovesse quando o tempo estava muito seco, que a colheita fosse farta etc. A magia estava entre esses rituais e esteve presente em várias partes do mundo e sendo aceita e respeitada por muitos séculos.


Ìndio Kaiapo e o fogo sagrado

Porém, no gelado norte europeu, vivia um povo pacífico e dado a questões intelectuais, mas que não fugia da luta quando se fazia necessário. Esse povo eram os Celtas.
Território Celta

Seus domínios eram vastos e compreendia a região onde hoje é a Irlanda, a Inglaterra, o País de Gales e a Escócia. Um povo que valorizava e respeitava muito as mulheres fossem como mães, esposas, guerreiras ou assumindo papéis de destaque na sociedade como, por exemplo, Sacerdotisas. Por isso, diferente da maioria dos povos europeus, tinham uma sociedade matriarcal. Ou seja, uma sociedade onde homens e mulheres tinham os mesmos direitos, inclusive em caso de defesa do seu território homens e mulheres lutavam lado a lado e com a mesma bravura.


 
As três fases da Grande Mãe Celta: a Virgem, a Mãe e a  Velha Sábia.

Como religião, praticavam um culto dedicado à Grande Mãe, que consideravam como o “útero da criação”. Essa deusa era representada simbolicamente pela Lua. Acreditavam que em suas fases, a Lua ou a Grande Mãe, guardava os segredos e mistérios da energia e da intuição feminina. Para os Celtas, a Lua Crescente era a personificação da Virgem, por ser jovial, alegre e deslumbrante como todas as jovens são. A Lua Cheia era a personificação da Mãe, por ser meiga, gentil e carinhosa. A  Lua Minguante, era a personificação de uma Velha Sábia por ser poderosa, firme, conselheira e conhecedora das ervas que curavam todos os males do corpo e da alma. A Lua Nova, mais escura, o tempo do luto, do recolhimento e do autoconhecimento. 


Cornífero

Como deus solar, masculino, corajoso, que trazia o pensamento lógico, a fertilidade, a saúde e a alegria cultuavam a CORNÍFERO. E ambos, reinavam no campo espiritual para completar os ciclos da natureza.


Rituais de magia

No culto a esses deuses, realizavam rituais de magia baseados no universo da imaginação popular. Preparavam grandes porções de infusão de ervas curativas que eram usadas se... e quando alguém precisasse. Esses remédios eram preparados e passados de geração a geração pelas mulheres mais velhas e em noites de Lua Cheia.

Os Druídas

Os druidas, a elite intelectual entre as tribos Celtas, resolveu que deveria controlar todas as tribos e transformar a sociedade matriarcal em patriarcal, como acontecia no restante da Europa. Houve muitos desentendimentos entre as tribos e por causa disto, acabaram enfraquecidas. Dessa maneira, os Druidas conseguem expulsar os seus contrários e dominar seus aliados.

Ao deixarem suas terras, o povo se espalham por toda a Europa. Algumas tribos ocupam o sudoeste da Itália e a região da Britânia, na França, enquanto outros vão para outros lugares. E nessa mudança, levam consigo sua cultura e suas tradições. E por quase dois mil anos, viveram em paz e em perfeita harmonia com os habitantes de todos os lugares onde fincaram raízes.


Preparo de poções medicinais

Na época das grandes epidemias, as anciãs celtas eram procuradas devido aos conhecimentos de anatomia que possuíam e dos remédios que faziam. Foram enfermeiras, parteiras e conselheiras dos camponeses pobres que não podiam pagar um “profissional habilitado”. Essa prática era chamada de WICCA.


Inquisidores da Igreja

Mas quando o Tribunal da Santa Inquisição foi instituído, o clero que, até então não se manifestava contra as práticas mágicas dos descendentes celtas, resolveu incluir suas práticas como heresia.

Para influenciarem o povo, mais uma vez criaram uma imagem deturpada do que realmente acontecia. Era uma propaganda contra os descendentes celtas, acusando as anciãs de praticarem “rituais de bruxaria”. Mais tarde, já eram as mulheres adultas e jovens numa ação verdadeiramente xenofóbica. Eram presas, culpadas sem julgamento e condenadas a morrer na fogueira em praça pública. Milhares eram condenados e queimados durante o ano.



Não satisfeitos, solteironas, viúvas, qualquer mulher que não dependesse economicamente de um homem, pessoas doentes, deficientes físicos, doentes mentais ou apenas por suspeita sem fundamento, eram condenados e mortos na fogueira. As falsas denúncias eram, geralmente, feitas por pessoas que tinham alguma desavença, indicadas por algum inquisidor ou por um inquisidor que tinha como objetivo ficar com os bens da pessoa denunciada. Há registros de que depois de mortos os bens eram divididos entre os inquisidores. Comprova-se ainda que o clero, além de manipulador de dados, fatos e sociedades inteiras, de corromper de acordo com seus interesses, de serem corrupto e machistas, eram também misogênico, xenofóbico, preconceituosos, discriminatórios e avarentos. E assim se passaram muitos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA