OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

LIBERALISMO X RELIGIÃO


No século XIX, o liberalismo e religião eram termos opostos e controversos. Por um lado, o liberalismo apregoava a liberdade para tudo. Do outro lado, a religião exigia a uma contenção dos desejos e vontades baseada na moral e nos bons costumes, ou seja, convidavam homens e mulheres a refrearem sua sexualidade. As ações implícitas, em ambos os termos, atuavam em campos distintos e fechados entre si.


Mas, apesar de tudo, os avanços aconteciam. E o século XIX assistiu uma nova prática das relações sexuais. No relacionamento idealizado entre pais e filhas e mães e filhos, Sigmund Freud descobre o complexo de Édipo. E o mundo já não se surpreendia com as novas descobertas. Apesar das mudanças, o mundo vivenciou um “moralismo exacerbado” apregoado pelas Igrejas que acreditavam e defendiam a visão e o compromisso com o mundo moderno.
Os religiosos mais liberais ficaram conhecidos pela negação dos dogmas da doutrina cristã e pela modernização dos evangelhos afirmando que eles não combinavam com o mundo científico. Sendo assim, qualquer cristão poderia questionar as verdades absolutas (dogmas) como questionavam as verdades científicas, porque tudo “era preciso ser confirmado” pela experimentação.
As Igrejas cristãs se sentiram na obrigação de combater tal atitude. Os liberais, embora aceitassem a autoridade e a divindade do Cristo, combatiam os preconceitos culturais espalhados pelas Igrejas. E através dessa disputa onde cada um puxava a “brasa para a sua sardinha”, as Igrejas afirmavam que a FÉ era algo que não podia ser medido ou verificado cientificamente e os liberais descobriram que os clérigos excêntricos estavam mascarando essa fé e afirmavam que enquanto pregavam a doutrina faziam coisas diferentes na vida pessoal, como por exemplo, descumpriam o celibato.

E como foi resolvido esse conflito? Segundo Mateus (16.19, 18.18) a Igreja era a única instituição capaz de ligar ou desligar a figura do Cristo aos indivíduos na terra. E por isso, era reconhecida. Mesmo sendo autoritária e inflexível, levava o Evangelho a todos, incluindo aos que não acreditavam nelas. E podiam fazer alguns ajustes para conviver com o mundo moderno. Deste modo, passaram a proclamar a felicidade através da leitura da Bíblia e comunicar que as necessidades essenciais e pessoais precisavam de uma adequação dos pedidos de Deus e ao Cristo para manter a felicidade. Com isso, as Igrejas mostravam-se com uma visão mais tolerante com as livre-escolhas (arbítrio) das pessoas. E as pessoas passaram a adorar a Deus e ao Cristo, segundo sua vontade.


Mas como conseguiram que as Igrejas cedessem deixando de serem tão intransigentes?


Apesar de muitas conservas, ás vezes bastantes acirradas, a POLÍTICA foi a chave para esse impasse. A Política se torna uma instituição, cujo cunho era baseado na autoridade de um magistrado, com dever era proteger a vida, as liberdades, as propriedades e as relações de cada um por meio de um contrato social. No entanto, se esse magistrado falhasse em suas decisões, cada pessoa poderia recorrer reclamando seus direitos ou “clamar a Deus por justiça”. E os liberais e as Igrejas acharam que esta era uma forma justa, pois não seria mais uma decisão unilateral.

Os países europeus mais ricos da época trataram logo de emitir um documento que ficou conhecido pelo nome de CÓDIGO CIVIL e falaremos dele na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA