OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

domingo, 16 de dezembro de 2018

CONQUISTAS FEMINISTAS DO SÉCULO XIX


As mulheres que lutavam pelo voto, também lutavam para conseguirem alguns direitos:

1) poderem fazer campanhas sobre a interdição das uniões livres - este direito se diferenciava das épocas anteriores no sentido de que naquela época, as práticas matrimoniais eram definitivas e cristalizadas no pensamento popular.


2) poderem fazer campanhas sobre o controle da natalidade - que passava a ser uma preocupação social e das famílias -  Mas o controle de natalidade desaparecia porque quanto mais pessoas trabalhassem, mais a família ganhava.


3) difusão patrimonial - Nas aldeias, as pessoas se casavam com os habitantes locais e o patrimônio familiar circulava apenas nas aldeias, passando das mãos de uns para os outros. Já nas classes operárias, portanto mais urbana, o patrimônio adquirido pelo matrimônio tornava as relações mais sólidas e mais duradouras, impedindo que os patrimônios fossem parar em outras mãos.


4) o direito ao desquite – Antes, apenas a morte de um dos cônjuges permitia a separação do casal. Agora, esse pedido podia ser feito com menos burocracia.


5) requerer a paternidade dos filhos – Antes os maridos saiam premiados, pois não assumia qualquer responsabilidade pelo fruto de suas aventuras extramatrimoniais. A mãe era onerada e acabava tendo que sustentar o filho sozinha e pagando o preço pela “desonra” de ter um filho “bastardo”.

6) requerer a revogação da punição dos filhos “ilegais” – Dado como certa a paternidade, os filhos de aventuras extramatrimoniais passavam a ser reconhecidos como filhos naturais e o pai devia cumprir o dever de auxiliar na sua educação moral, social, financeira e escolar. Mas muitos descumpriam esta ordem judicial e não havia punição para tal, cabendo às mães todos os ônus dessa tarefa.


imagens - Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA