OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

AS MULHERES DO SÉCULO XX


Apesar de todas as conquistas do século XIX, os patrões ainda detinham grande influência (princípio de liberdade) sobre seus empregados. No entanto, no ocidente europeu e nos Estados Unidos os patrões de diversos setores cediam aos reclames das manifestações populares. Devido a isso, criaram-se várias leis trabalhistas.



A princípio, essas leis legislavam sobre as condições de trabalho, principalmente, de mulheres e crianças. Porém, essas leis somente beneficiavam as mulheres que trabalhavam em casa. As que trabalhavam no comércio, nas lojas familiares, as domésticas e as do campo ficavam sem regulamentação e sujeitas a toda espécie de exploração. Assim, uma boa parte das trabalhadoras que ocupavam cargos mais simples não eram beneficiadas por essa lei.


Como todos os esforços para conquistar seus direitos pareciam ser em vão. As manifestações trabalhistas feministas se tornaram raras e fracas por pouca organização, sem apoio masculino ou pelas associações com pouca expressão. As feministas manifestantes ainda corriam riscos: prisão e a perda do emprego. Mas ainda assim, marcavam presença.

primeiros sindicatos

Já no final do século surgem os sindicatos masculinos e as mulheres conseguem se filiar a eles. A princípio não eram sindicatos “qualificados” (que serviam a todas as categorias de operários). Mais tarde, esses sindicatos foram separados por categorias trabalhistas. Estes sindicatos faziam a apologia de que as mulheres trabalhavam não só por necessidade, como também como forma de se emanciparem pessoalmente e na sociedade. E, nessa época, já prometiam pagamento igual ao dos homens se exercessem a mesma função e mesma responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA