OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 24 de abril de 2019

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL



Guerra Mundial teve início em 1939 e terminou em 1945. Foi a guerra mais englobante da história, com a participação de inúmeros países no conflito. Foi sem dúvida, uma guerra sangrenta, mobilizando mais de 100 milhões de militares. Foi um conflito militar e bélico organizados em dois grupos opostos: o dos ALIADOS e o do EIXO.

Os países em laranja faziam parte do Eixo. Em 
vermelho escuro, dos Aliados.


Esse conflito influenciou, não somente a capacidade econômica, industrial e científica dos países envolvidos, mas a vida dos civis desses países. Esta foi uma guerra que deu pouca importância tanto para a vida dos militares como a dos civis. Muitas vidas foram desperdiçadas entre militares e civis atingidos por inúmeros ataques aéreos, terrestres e marítimos, sem contar com o Holocausto.  As armas nucleares foram as mais letais da história da humanidade até então, resultando na morte de 50 a 70 milhões de pessoas, deixando sensivelmente marcados milhares de sobreviventes e destruindo cidades inteiras a quilômetros da explosão.  


A guerra terminou com a vitória dos aliados, em 1945. Essa vitória alterou o alinhamento político, a geografia e a estrutura social do mundo. A União Soviética e os Estados Unidos  emergiam como grandes potências rivais. Para acalmar os ânimos, estimular cooperação entre os países e evitar futuros conflitos é criada a Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao longo dos anos que se seguiram, as rusgas entre Estados Unidos e União Soviética se mantiveram por 46 anos. Era a conhecida Guerra Fria. Mas na verdade, essa estranheza nunca terminou. Sempre há um conflito para que essa rivalidade se mostre firme e atuante. Exemplo disso, foi a descolonização da Ásia e da África, cujos efeitos foram devastadores para o continente africano. A principal sansão dada para a Alemanha foi a sua divisão de seu território.


A Europa ocidental sob a proteção dos Estados Unidos dava início a um movimento de recuperação econômica e integração política.  Por outro lado, a Europa Oriental vivia sob a proteção da União Soviética e sob um governo de regime comunista que lhes trouxe muitos dissabores e sofrimentos.


imagens Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA