OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PUBERDADE MASCULINA



Até os 10 ou 11 anos, meninos e meninas crescem do mesmo jeito, passam pelos mesmos problemas e, mais ou menos, enfrentam os mesmos problemas. A partir daí, as coisas mudam. Meninos e meninas têm puberdades diferentes. Isto porque seus corpos precisam se preparar para novas funções.

Durante a puberdade, fase que tem uma duração de quatro anos, ocorrem mudanças físicas e psicológicas, porque é uma etapa de passagem da criança que existia para o homem (ou mulher) que virá a ser. Estas mudanças podem ocorrer mais cedo ou mais tarde de acordo com cada pessoa.

NOS MENINOS:

No primeiro ano, as mudanças físicas são visíveis: aumento da estatura, do desenvolvimento da  musculatura corporal, do amadurecimento dos órgãos sexuais e do aparecimento dos caracteres sexuais secundários. O crescimento físico que vinha sendo regular até os 10/11 anos, passa agora a ser mais acelerado, provocando um aumento de estatura de até 8 cm por ano. Nos órgãos genitais,há o aumento dos testículos. Mas, esse aumento não tem relação com as atividades  reprodutivas. A presença da penugem púbica (pelos) não é comum, mas, pode aparecer precocemente.

No segundo ano da puberdade, o crescimento continua acelerado. Os ombros ficam mais largos do que a bacia. Nos órgãos genitais há o aumento do pênis e do escroto (saco onde ficam os testículos). Aparece a penugem púbica, os pelos nas axilas, no corpo e na face. Há uma tumefação  dos tecidos mamários. Este enrijecimento muscular é normal. A mudança de voz ocorre também nesta fase e se torna bastante desagradável para os rapazes porque varia a tonalidade. Há momentos em que afina e outros que engrossa. E, com tantas modificações, aparecem as primeiras ejaculações involuntárias ou decorrentes de excitação sexual.

No terceiro ano da puberdade, o crescimento físico parece diminuir para dar lugar a transformação das cartilagens iniciais para as definitivas que existem entre os ossos lonfos e nas articulações, podendo-se assim identificar a idade óssea.

No quarto ano da puberdade, o aumento da estatura e da compleição física diminui, porém até os 18 anos ainda se cresce para atingir a estatura ideal, determinada pelas configurações genéticas. A musculatura pode continuar em desenvolvimento se o jovem praticar esportes.


PERTURBAÇÕES

Todas estas mudadanças trazem consequências boas para os jovens. Mas, também, podem causar alguns problemas. Como por exemplo: 

  • O aparecimento de pelos na região genital no primeiro ano da puberdade, o que não é muito comum. Portanto, é bom procurarem um médico para saberem a causa.
  • Todas as etapas descritas acima podem variar, mas devem aparecer. Essa variação tem uma tolerância de 6 (seis) meses. Caso apareçam antes ou muito depois, é preciso procurar saber o que está acontecendo. Somente um médico pode dar a certeza do que ocorre.
É PREVENIR É SEMPRE MELHOR  DO QUE REMEDIAR!

fonte:

229 comentários:

  1. Meu filho fez 12 anos e ate agora nao vi nenhuma mudança fisica, só psicologicas sera que é normal ou ele esta com algum problema.

    ResponderExcluir
  2. Mamãe, as coisas não funcionam rapidamente. Não é completar a idade e as mudanças acontecem. Além disso, mesmo tendo completado 12 anos é preciso saber sobre o desenvolvimento geral, dos antecedentes familiares, do tipo de alimentação e do estado geral de saúde do nascimento até aqui. Depois, como deve ter lido no post, alguns garotos são Espere mais uns seis meses. Porém, se a senhora já nota mudanças no comportamento de seu filho, mudanças físicas virão em seguida, Mas, se a preocupação é grande, somente um médico poderá avaliar seu estado de saúde e determinar se há ou não algum problema. Bjs,e obrigada pelo contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Mãe não se preocupe, todos adolecentes passaram e passam por isso, eles irão passar horas dentro do banheiro, em alguns terão excesso de espinha um dos mamilos irão crecer, pois eles estão se descobrindo isso é normal.

      Excluir
  3. meu filho fes 13 anos mais nao possui pelo nas axilas possui algun problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, mãe. Pode ser um pequeno atraso.

      Excluir
    2. eu tenho 13 anos e desde 12 anos que eu tenho pelos nas axilas e no penis,e muintas espinhas.

      Excluir
    3. Meu querido anônimo. As espinhas fazem parte da acomodação dos hormônios. Para alguns meninos, aparecem poucas. Para outros muitas. Procure um dermatologista. Este profissional é o mais indicado no seu caso. Se mesmo assim, as espinhas continuarem aparecendo, procure seu médico, conte o seu problema e as providências tomadas. Ele saberá o que fazer. Obrigada por entrar em contato e anime-se. Isso tudo passa com a ajuda desses profissionais. bjs

      Excluir
  4. Olá, nem sempre as coisas acontecem exatamente na data marcada. Podem haver adiantamentos ou atrasos. Depende da maturidade neural, da saúde física, da alimentação, das características genéticas e ambientais, etc. Por isso, daqui mais alguns meses aparecerão pois são características masculinas. Caso isso não ocorra num prazo de uns 6 meses, procure um médico. O médico é sempre a pessoa mais indicada para lhe dizer o que está ocorrendo. Mas, não é nada grave.

    ResponderExcluir
  5. preciso que me tire desse sofrimento, o meu filho fez 13 anos já percebo algumas mudanças nele, como a voz já engrossando, ele diz que está com gastura de uns caroçinhos no rosto parece ser as espinhas já querendo sair, inclusive ele vai usar o sabonete asepxia, o pênis mais crescido eu percebo não sei se é bem o q penso mais acho q ele já está se masturbando, e eu não sei como conversar com ele pois percebo que ele não fica a vontade, nem eu tb, por favor como posso iniciar uma conversa com ele a esse respeito, eu preciso q ele conte comigo quando precisar mais preciso de uma abertura para isso, me sinto perdida não sei o que fazer, por favor me orientem, obg. Quero e preciso estar do lado dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, tem pessoas que acham que tudo deve ser levado em brincadeira. A coisa é séria e jamais se deve dizer a um jovem (que não entende o que está se passando com seu corpo, seus desejos que são novos para ele) que ele é isto ou aquilo. Enquanto não entendem, eles praticam a masturbação, mas se culpam depois. Acham que estão fazendo algo errado e pecaminoso. Quanto mais se rotula, mais problemas causamos. Daí os pedófilos da vida.

      Excluir
  6. Prezada amiga. Acho muito legal você querer estar ao lado de seu filho neste momento. Mas, estar ao lado, não significa querer saber tudo o que se passa com ele e é isto que o incomoda.É preciso respeitar a privacidade dele e dar tempo para que ele se acostume com as mudanças. Quanto a masturbação é natural e saudável nessa idade. Um sinal de que isto está acontecendo, são as demoras no banheiro ou quando passa muito tempo trancado no quarto. Se ela ocorre uma vez ou outra, tudo bem. Se ocorrer algumas vezes num mesmo dia,com certeza, se queixará de dores. Aí, não tem jeito. É preciso sentar e conversar. Não faça rodeios e vá direto ao ponto. pergunte se as dores são por causa da masturbação e oriente que ela não precisa ser tão frequente. Que lave bem as mãos antes para evitar infecções e depois. E só. Dessa maneira, ele saberá que você observa, respeita e orienta. Com o tempo, começará a se abrir e a falar do que o incomoda.Quanto a manter outros tipos de conversação, é você quem cria as oportunidades. Tome como "pretexto" um caso ocorrido, uma notícia no jornal ou na Tv. Caso isto demore a ocorrer e sentir necessidade, fale direto. Curto e grosso, como se diz. Os púberes detestam conversas muito longas, cheias de preâmbulos e rodeios. E sendo direta, você o fará pensar.
    Espero que tenha acalmado seu "sofrimento". bjs e volte para dizer como foi ou o que conseguiu. Esses retornos são importantes para nós que orientamos.

    ResponderExcluir
  7. Olá,tenho 13 anos e só alguns sintomas apareceram,como minha voz,os pelos e as espinhas,mas nada de crescimento do meu "órgão" reprodutor.Tenho 1,75m de altura e sou gordo.Acho que tenho um problema,você poderia me dizer o que possivelmente está acontecendo?Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Olá meu querido! Fiquei emocionada com sua preocupação e admirada com sua coragem em perguntar. Por isso, te respondo com todo carinho. Querido, você ainda é muito novinho e as coisas nem sempre acontecem com uma idade fixa. Podem acontecer mais cedo ou mais tarde. Mas, sempre acabam acontecendo. Não há nada de errado com você. Porém, se daqui a uns seis meses nada acontecer,peça a seus pais que levem a um médico, pois é a pessoa mais indicada para saber o que está havendo. Mas, não é nada grave. Pode ser apenas um atrasinho para esse órgão fique pronto. Desencuque, está bem? bjs e obrigada.

    ResponderExcluir
  9. ola, tenho 16 anos, e tem 4 anos q eu me masturbo, eu sei q sao os hormonios, mas se nao fosse as masturbações, com certeza ja seria pai kkkkkkkkkk' (claro q nao, pq eu sei q existe preservativos rsrsr'), mas ate hj, eu tenho duvidas quanto a esses asssuntos, mas eu nao tenho coragem de perguntar p meus pais (sao bastante liberais quando o assunto é sexo)!!!!! eu sei q é normal na minha idade, mas qq coisinha eu fiko excitado (involuntariamente é claro), em certas ocasioes, eu morro de vergonha rsrsrs, principalmente em publico, queria alguma orintação sua!!! e gostaria de saber tbm se masturbação pode causar problemas de fertilidades??? desde ja agradeço pela atenção e compreensao!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola meu querido. Obrigada por suas perguntas e pela sua coragem. Vamos lá: na sua idade a masturbação é uma coisa normal. Você tem algumas sensações e quer saber como funcionam, o que também é natural. Mas, para tudo nesta vida, precisamos de controle. Ficar excitado é natural, mas daí a ser com qualquer coisa a ponto de você sentir-se envergonhado, já há um certo exagero. Quando se sentir assim, procure algo que gostem mude o pensamento etc. Masturbar-se normalmente ou em exagero não traz infertilidade. Se quiser tirar outras dúvidas, tem um texto só sobre masturbação, no inicio do blog. Dá uma chegadinha lá... bjs e obrigada. Controle, garoto.

      Excluir
    2. vlw pelas dicas!!!!! ja me sinto mais aliviado por esclarecer algumas duvidas!!!!! vc acha q nesse caso, seria melhor eu procurar um urologista p mim esclarecer duvidas maiores????????/

      Excluir
    3. Querido amigo. Obrigada pela volta a este blog e novo comentário. Quanto ao urologista, se você sente essa necessidade, procure. O que não pode é ficar nessa dúvida. Ok? bjs. Volte sempre.

      Excluir
  10. Irei fazer 13 anos nesse ano, 11 de julho. Ja tenho pelos na região genitalia, isso é um problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não, amigo! O que acontece é que para uns meninos eles aparecem mais cedo e, para outros, mais tarde. Só isso. Você é um garoto que não tem nenhum problema. bjs. Volte sempre.

      Excluir
    2. Tb faço 13 anos dia 11 de Julho *o*

      Excluir
  11. Toda vez que estou tomando banho, ficou refletindo nos atos que cometi e penso se isto vai interferir no futuro. Tenho 13 anos é normal acontecer isto ?

    ResponderExcluir
  12. olá, meu querido. Se os atos que cometeu são os de masturbação, são normais na sua idade, sim. E eles interferem de modo positivo, ou seja, você passa a conhecer melhor o seu corpo, a conhecer e reconhecer as suas necessidades, aprende como seu pênis se comporta diante de uma excitação e aprende a controlar tudo, porque sua cabeça (pensamentos) deve prevalecer antes de qualquer vontade. A vontade sexual quando não controlada faz com que os humanos se comportem como os animais. Mas, pelo visto, você sabe o que faz. Fica tranquilo. volte sempre que precisar esclarecer alguma dúvida. bjs.

    ResponderExcluir
  13. Tenho 13 anos , quase 14 e meu penis ereto chega só em 9cm , isso é um problema ou é normal , as vezes fico preocupado com isso , queria saber se isso é normal ou não .
    Obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é apenas um pequeno atraso,pois eu tenho 12 anos e o meu pênis ereto chega a 13 cm

      Excluir
  14. olá, querido anônimo! Desencuca. Você é muito novinho ainda. Tudo se ajeitará com o tempo. Quanto mais você se preocupar com isso, parece que demora mais. Seus órgãos estão amadurecendo e crescendo num ritmo que é só seu. Por isso, ele é muito especial e normal. Não fique medindo o tempo todo. Não é o tamanho do pênis que faz de você um homem, mas o caráter, a responsabilidade e as atitudes. Enquanto espera, trabalhe essas qualidades e verá que tudo acontecerá mais depressa do que você imagina. Agora, se isso te preocupa tanto, procure um médico. Fica tranquilo e com Deus. Volte sempre que precisar. bjs

    ResponderExcluir
  15. Exercícios durante a puberdade fazem mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô querido(a anônimo. Se os exercícios a que se refere forem os físicos (ginástica na escola ou em academias) não fazem mal nenhum. Porém, os exercícios devem ser adequados à sua idade e compleição física. Nada de fazer coisas de adultos, está bem? Bjs e volte sempre que quiser ou puder.

      Excluir
  16. tenho 13 anos ainda n tenho pelos nas axilas e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas coisas podem demorar um pouco a aparecer. Aguarde mais um 6 meses, no máximo. Se não aparecerem, procure um médico. ok?

      Excluir
  17. Sim, é normal. Espere mais uns 6 meses e verá que eles aparecerão. bjs e volte sempre que quiser.

    ResponderExcluir
  18. Olá, meu filho tem 11 anos e 4 meses e 1,63 de altura, já está com bigode fino, pelos pubianos, pênis de tamanho maior e começou alterar a voz, e ejaculações involuntárias tevo procurar um médico pois está precoce, ou posso considerar em idade de puberdade normal. obrigada

    ResponderExcluir
  19. Olá, mamãe! Algumas crianças podem apresentar uma maturação física mais cedo que outros meninos de mesma idade. É uma questão cerebral que atua no físico. É de certa maneira, o que chamamos de "normal", assim como as meninas menstruam aos 9 ou 10 anos. Uma série de fatores estão envolvidos, como a hereditariedade, a alimentação e o próprio sistema de maturação da pessoa. Mas, se é para ficar mais tranquila, procure um pediatra. Bjs e obrigada por participar deste blog que foi feito para que vocês tirem dúvidas. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  20. tenho 12 anos e 4 meses e minha voz ja engrossou meu pennis aumentou e tudo,mas...tenho umas duvidas
    deixa e esplicar
    quando tinha 11 pra 12 eu conheci uma menina nos dois vicamos no banheiro mas eu nao tinha preservativo e nem ela ai eela ficou nua e eu com cueca isso vale como sexo
    se nao or quando devo fazer minha primeira relaçao sexual
    to muito preocupado com isso me reponde rapido

    ResponderExcluir
  21. Olá, meu preocupado anônimo. Primeiro, noto sua preocupação com o assunto e te peço que não se preocupe tanto com "quando" você terá sua primeira relação sexual, como se fosse uma obrigação.

    A relação sexual é, antes de tudo, um ato de amor e como tal deve ser responsável e muito bem pensado. Não é algo para mostrar aos amigos o quanto você é viril ou mostrar que já esteve com uma menina. Você ainda é muito novo para assumir as responsabilidades de um ato impensado. Tudo correrá no tempo propício e você saberá a hora em que isso deve acontecer.

    Querido, nessa aflição toda, se acontecer, você nem curtirá direito porque estará ansioso demais e é capaz de nem funcionar. portanto, calma.

    Outra coisa: meninas não são depósito de sêmen. Elas são gente como você ou eu. Possuem sentimentos, desejos e vontades. Portanto, o respeito é importante e NUNCA force-a a fazer o que não deseja.

    Fique, beije, curta, divirta-se, mas com calma. Conhece o ditado popular que diz que "o apressado come cru"? Pois então, não tenha pressa, pois o dia em que acontecer, será maravilhoso.

    Quanto a ter ficado com a menina no banheiro foi um jogo sexual, uma brincadeira. A relação sexual exige a penetração do pênis e, de cueca é impossível.
    Obrigado por ter escrito e por me dar a chance de orientar a você e a outros meninos que estão igualmente preocupados com esta questão. Fica calmo, sem desespero ou preocupação. Não há nenhum problema com você. É só esperar o momento certo.

    ResponderExcluir
  22. cara bastante coisa q eu nem sabia q massa

    ResponderExcluir
  23. Tenho um filho de 10 anos e em Dezembro ele foi passar as férias na casa da minha irmã, meu sobrinho de 13 anos mostrou a ele alguns sites de pornografia, ele voltou para casa e depois de 3 meses eu o peguei assistindo o site e se masturbando. Fiquei chocada, conversei com ele, não briguei, respirei fundo e conversei com ele, dizendo que isso não era para a idade dele, meu marido tb conversou. Passados alguns dias ele voltou a procurar pelos sites. Bloqueei os computadores,será que ele pulou uma fase do descobrimento com as coisas que meu sobrinho mais velho ensinou? Na escola ele anda disperso, a prof chegou a enviar bilhete reclamando dele, estou desesperada e eu me culpo pq tenho gêmeos de 1 ano, acredito que ele esteja rebelde por causa dos irmãos, mas eu faço de tudo para dar atenção. Estou desesperada, ja não sei mais o que fazer com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe,pelo seu relato, seu filho me pareceu ser um bom menino e que foi despertado para um assunto sobre o qual ainda não estava pronto ou preparado. Mas, ele já não é mais uma criança bobinha e ingênua. Os amigos do colégio falam disso, os amigos com quem brinca também. Olhar mulheres nuas em revistas é coisa da idade e eles ficam "babando" quando vêem uma mulher de calcinha e sutiã ou de biquini, isto porque faz parte da curiosidade e descoberta do corpo do outro.
      Quanto aos sites pornôs, infelizmente, a internet está cheio deles. E já que a situação se complicou por causa do primo, a atitude da senhora e do seu marido devem ser de franqueza absoluta e de muita paciência. É bom que os senhores sentem com ele e esclareçam as coisas. Se não tiverem coragem, procure um médico (pode ser o pediatra)para que ele explique ao seu filho como são as coisas na realidade.
      Os sites pornôs chocam pelas imagens que apresentam.Se nós, adultos, ficamos chocados com essas imagens, imaginem o choque que provocam em uma criança. Por isso,a senhor fez bem em bloquear. Mas, isto é temporário. Como viu, logo ele descobre outro.
      Se isto acontecer de novo, crie coragem e sente-se ao lado dele, veja com ele as fotos. Pergunte o que ele gostaria de saber sobre aquilo e aproveite para explicar que aquilo tudo não condiz com a realidade. Explique como é, de verdade. Busque no dicionário as palavras que os meninos costumam dizer e faça-o ler em voz alta. Se foi o choque que o impressionou, inverta a situação com outro choque: o da realidade. Pois, diante da verdade sincera e franca, a criança se aquieta porque a graça e o prazer do escondido, acaba.
      Quanto a masturbar-se,explique que tem hora e lugar próprios para isso,fale que podem ocorrer infecções por conta de certos exageros e ensine as regras de higiene,e que, como tudo na vida, necessita de controle.
      Quanto a estar disperso na escola, é normal nesta circunstância, porque o foco deixou de ser as lições, os novos conteúdos, as tarefas e passou a ser o que ele viu nestes sites e a preocupação com o sexo. isto só passará quando ele resolver todas as dúvidas que se criaram.
      Quanto aos irmãos menores, não é isto que o está deixando rebelde. É toda essa situação criada pelo primo e um pouco da idade também.
      Obrigada por ter entrado em contato,e espero que ter ajudado.

      Excluir
    2. Obrigada pela grande ajuda! Eu e meu marido estamos sendo pacientes e vamos procurar uma psicóloga para nos orientar e orientar ele também, acredito que isso tudo se resolverá com conversas e com muito amor que temos por ele. Abraços

      Excluir
    3. tenho 13 anos e 11 meses tenho pelo em todo mais meu pênis não cresceu é algum problema o que poso fazer?

      Excluir
  24. Olá, meu querido anônimo. O crescimento do pênis é lento. Mas, se o seu ainda continua igual quando você tinha 9 ou 10 anos, converse com seus pais e peça que te levem ao médico. Pode ser o seu pediatra. Com certeza, não será nada grave, mas ele poderá resolver suas dúvidas quanto a isso.Poderá ser um pequeno atraso. Obrigada por ter entrado em contato e volte sempre. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli ser gordo atrapalha o crescimento do pênis?

      Excluir
  25. Olá, querido anônimo. Desculpe a demora em responder. Foi por conta do trabalho. Sua pergunta é muito importante e me dà a oportunidade de dizer a outros jovens de sua idade esta questão. O tamanho do pênis não depende da gordura ou magreza dos garotos, mas da compleixão física, já que a normalidade é mais ou menos padrão. Mas, existe uma coisa,sim. Se a pessoa for muito gorda (muito obesa, mesmo) terá a impressão de que ele é menor. O mesmo acontece com os muito magros, mas no sentido contrário, a sensação é de ser maior. Portanto, a gordura não tem o poder de atrapalhar o desenvolvimento de nenhum órgão, nem mesmo do pênis. bjs e tranquilize-se.

    ResponderExcluir
  26. ola eu tenho 13 anos e desde dos 11 anos meu pênis cresce e cresce tambem pelos na região genital mas nn crescer nas axilias isso é normal ?

    ResponderExcluir
  27. Olá querido, algumas coisas ás vezes demoram um tempinho maior para acontecer. Pode ser o seu caso. Espere mais um tempo (uns 6 meses, mai ou menos. Se não aparecerem procure um médico para saber porque estão demorando. Mas, não é nada grave, não. Ok? Obrigada por entrar em contato e volte sempre que quiser. bjs.

    ResponderExcluir
  28. ola eu tenho 10 anos daqui 8 dias faço 11 ja nasceu pelos na area genital foi em fevereiro nas axilas começo no final dos 9 anos isso e normal pra min

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, ás vezes, os sinais da puberdade aparecem um pouco mais cedo em alguns meninos, enquanto demoram um pouco mais, para outros. Mas, você já está na idade. Uma coisa ou outra pode ter surgido mais cedo, mas ainda não está completo, o que só vai acontecer por volta dos 14 anos.Pelo que parece, tudo está normal. Mas, se quiser conversar com um médico, para tirar dúvidas, fique à vontade. Obrigada por entrar em contato e volte sempre que quiser ou precisar. bjs.

      Excluir
  29. Ola estou preocupado, acho que não consegui mandar a msg, então tenho 16 em outubro faço 17 e meu penis não cresce ainda, ja tenho pelo em volta, já ejaculo, meus testiculos cresceram, o saco onde os testiculos ficam cresceu tbm eae porque meu penis não cresceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, como tenho dito, os sinais da puberdade e da adolescência ocorrem devagar e aos poucos. No seu caso, será que não cresceu nem um pouquinho? Se isto aconteceu, e ele continua do tamanho de quando você era pequeno (9 ou 10 anos) é bom procurar um médico. Só ele poderá te responder, com certeza, o porque isso não está acontecendo. Não se preocupe tanto, pois quanto mais você fixa sua atenção nesse ponto, parecerá que demora mais. Siga as recomendações médicas e boa sorte. obrigada por entrar em contato e volte sempre que precisar.

      Excluir
  30. ola é verdade que os negro tem os pênis maiores?

    ResponderExcluir
  31. Olá! Querido, existem muitos mitos a respeito do órgão genital masculino, como por exemplo, o dos negros são grandes, dos asiáticos pequenos etc. Mas, isto não existe, porque todos seguem mais ou menos o mesmo padrão de tamanho, variando de meio a 1 cm. Esses mitos são espalhados pelas revistas eróticas, cujas fotos não condizem com a realidade. Só há um caso, patológico por sinal, em que esse órgão cresce mais que o normal, atingindo homens de todas as raças e coloração de pele. Bobagens, tudo isso. bjs e obrigada por colocar sua dúvida.

    ResponderExcluir
  32. ola pergunta quando esta com 11 anos ja tem esperma no orgao genital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a vida é um mistério ou ñ, será o destino!

      Excluir
  33. e pergunta tenho 12 anos na lan house vejo videos porno de lesbicas ai quando chego em casa a cueca ta molhada e branca pode ser os espermas

    ResponderExcluir
  34. Olá, queridos amigos. Aproveito para responder aos comentários anteriores, pois a pergunta é a mesma. Com 11 e 12 anos ainda não há espermas,porque os órgãos genitais masculinos e as glândulas de hormônios estão começando a entrar em ação. Por isso, levam um tempo ainda para amadurecerem e produzi-los. Somente por volta dos 14 ou 15 anos é que eles começam a aparecer. O fato de se sentir molhado é que ao ver os tais vídeos, vocês estimulam as tais glândulas e elas produzem uma secreção (líquido), mas eles não têm espermas. Obrigada pelo contato e voltem sempre que tiverem alguma dúvida. ok? bjs.

    ResponderExcluir
  35. ola tenho 14 anos e so tenho 12 cm de penis sera que eu tenho algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido, dê tempo ao tempo. Tudo se ajeitará. Você é novo ainda e está em fase de desenvolvimento. Não é porque você tem 14 anos que deva ter um pênis enorme (e isto nem existe na realidade, a menos que seja uma patologia, ou seja, uma doença). O crescimento do pênis acompanha o seu crescimento, estatura, sua etnia, sua alimentação, e até, atividades físicas que você pratica. Portanto, é normal e não se preocupe tanto com isto. Porém, se isto te incomoda tanto,peça que seus pais te levem a um médico (pediatra, na sua idade). Ele terá melhores condições de dizer o que está ocorrendo com você. Agradeço seu contato e espero que volte a este blog outras vezes.bjs.

      Excluir
  36. tenho 22 anos tenho duvidas que medico procuro para medir hormônios porque meu orgão tem 12 cm e tenho muitos cabelos brancos isso teria tratamento por falta de informação nunca procurei. grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, desculpe a demora em te responder, mas foi o trabalho. Procure um urologista. Ele é o médico mais indicado para resolver as tuas dúvidas. Se precisar outro especialista, ele mesmo te indicará. Você o encontra em qualquer hospital, incluindo os do SUS e em clinicas particulares. Seja feliz e obrigado com entrar em contato.

      Excluir
  37. fimose atrapalha o cerscimento do penis? pos eu tenho 14 anos e so tenho 10 cm de penis. sera q eu tenho algum problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá querido, a fimose é uma pele que cobre a cabeça do pênis e não influi no crescimento do mesmo. Na sua idade, converse com seus ´pais para te levarem a um pediatra. Ele saberá o que fazer para resolver tuas dúvidas. bjs e obrigada pelo contato.Volte sempre que quiser;

      Excluir
  38. eu tenho 14 anos de idade e notei que começou a crescer pelos no peito e no abdômen eu queria saber se isso é normal e tambén se é comun nos gartos dessa idade

    ResponderExcluir
  39. é normal começar a crescer pelos no peito e no abdomen com 14 anos ?

    ResponderExcluir
  40. Olá meu querido amigo. É normal, sim. Em alguns meninos acontece pois depende da genética ou da precocidade. Mas, aparecem uns aqui, outros ali. Só um pouco mais tarde, enchem o peito e um pouco no abdômen. Observe seu pai. Se ele tem pelos no peito e no abdômen, você também os terá (genética).Se ele não, os seus ficam por conta da precocidade. Mas, se isto te incomoda tanto, a ponto de ficar muito preocupado, peça a seus pais para te levarem ao pediatra e ele esclarecerá com mais propriedade todas as suas dúvidas. Obrigada pelo contato e volte sempre que quiser, bjs

    ResponderExcluir
  41. Sueli Freitas bate punheta da pedra nos peitos e quando o meu pinto ta duro eu olho e ele ta todo molhado ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo anônimo. Em primeiro lugar, o nome científico disso é masturbação.E quando você a pratica, você se excita, os órgãos masculinos produzem suas secreções e, por isso, fica molhado.Quanto dar "pedra no peito" é crendice e não acontece, não. Sugiro que você se informe melhor, lendo o post sobre MASTURBAÇÃO, neste blog mesmo ou em outros, se desejar.

      Excluir
  42. Sueli boa noite!

    Gostaria de conversar com alguém sobre a puberdade masculina pois tenho um enteado de 13 anos que esta passando por esta face, mas tenho vergonha de publicar assim para todo mundo ler, acho que estarei o expondo demais. Tem como enviar um e-mail para vocês me ajudarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a senhora (ou você) pode enviar e-mail para contato.milmaneiras@gmail.com.

      Excluir
    2. Seu e-mail ainda não chegou. Poderia enviá-lo novamente. Tente este outro: suefreitas@hotmail.com

      Excluir
  43. BOA NOITE,

    OBRIGADA JA ENVIEI O E-MAIL AGUARDO CONTATO.

    ResponderExcluir
  44. Boa noite!

    Enviei agora no suefreitas, aguardo seu retorno.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  45. Olá, queria muito ser ajudado, eu tenho 14 anos e tenho apenas 1.60 de altura, a maioria dos meus amigos de sala tem acima de 1.70.
    Meu pai tem 1.75 e minha mãe tem 1.57 e eu queria chegar a 1.77 , tem como ?
    E outra todos meus amigos têm pêlos nas axilas, e eu não tenho, por que? quando eu vou ter? eu estou ficando chateado comigo mesmo por favor me ajude. Ansiosamente.

    ResponderExcluir
  46. Olá, meu querido. Calma, está bem? A puberdade é assim mesmo. Rápida para uns, um pouco mais lenta para outros. No entanto, se você ficar assim tão preocupado, as coisas parecerão demorar muito mais do que na realidade. Então, calma. Desencane porque segundo você mesmo disse, você vai ser um rapaz mais alto,sim. Talvez, nem tanto quanto seu pai, porque sua mãe não é alta. E isto é uma questão genética e da qual, pouco se pode fazer. Você perguntou se tem algum jeito de ficar mais alto. Aplique-se nas aulas de Educação Física.Quanto aos pelos nas axilas, é a mesma coisa. Calma que eles aparecerão. Por quê? É a sua genética.Dê mais uns 6 mêses. Caso não fique satisfeito com minhas respostas ou, não consiga se despreocupar, peça a seus pais para te levarem ao pediatra (esse é o médico indicado para a sua idade ainda) e pergunte a ele porque desse desse pequeno atraso. Ele poderá pedir alguns exames ou dizer o mesmo que eu te disse. Obrigada por entrar em contato. E se for ao médico, me conte o que foi dito. Ok? bjs

    ResponderExcluir
  47. olá tenho 17 anos 6 meses vou completar 18 agora dia 15 de julho, ainda acho meus orgaos genitais pequenos e finos 14cm parece que nao aconteceu nenhuma reaçao com eles, e ja ejaculo ! fico em duvida.

    ResponderExcluir
  48. Olá, meu amigo. Obrigada por entrar em contato. E parabéns pelo aniversário que está próximo. Querido, todos os órgãos do nosso corpo são proporcionais ao nosso físico. Os órgãos sexuais (femininos ou masculinos) também. Se você é gordinho, pode ter a impressão de que seu órgão genital é pequeno, assim como os bem magrinhos podem ter a impressão de que são mais longos ou finos demais. O importante é que seja eficiente, e com seu relato, já é. Cuidado para não ficar impressionado com fotos de sites pornôs, pois existem vários truques que são usados nessas fotos. E nenhum homem tem pênis nas proporções mostradas nesses sites. Caso não fique satisfeito com esta resposta, procure um pediatra (até os 20 anos são os indicados) ou um clínico geral e fale com ele suas dúvidas. Ok? bjs

    ResponderExcluir
  49. é verdade que quando agente faz masturbação o orgão genital para de crescer? Por que eu tenho 19 anos e meu penis ainda mede 12 CM eu queria saber se isso afeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, meu amigo. Quanto ao tamanho do seu pênis, não é o tamanho que importa, mas sua eficiência. No entanto, se preferir, procure um UROLOGISTA. Ele saberá o que fazer e te indicará os meios mais corretos. Ok? E obrigada.

      Excluir
  50. olá, já estive no seu site mais ainda ñ me conformo tenho 14 anos tenho pelos em todas as regiões mais o meu pênis ñ cresceu nem um centimetro nem a "cabeça" saiu pra fora por favor me ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu querido amigo. Obrigada por ter voltado a este site. Não sei quanto tempo faz que você deixou seu recado aqui, mas, pelas idades que dizem ter, acredito que faça uns dois meses, se tanto. Como tenho dito, vocês meninos acreditam no que vêem nos sites pornôs. Lá, existem muitos truques e ficam achando que aquilo é normal. NÃO É.
      Nenhum pênis em homem adulto ultrapassa 14 cm.Assim, não fique achando que o seu será quilométrico, pois isso não existe.
      Na puberdade, todos os garotos como você têm muita pressa. E o nosso corpo não se forma e amadurece no ritmo que queremos ou desejamos. Tudo acontece dentro do que a sua genética corporal determina e não no ritmo da sua vontade. Ter paciência e tranquilidade, sem se comparar com outros garotos,é uma virtude que se aprende com as experiencias que a vida propõe.
      Outra coisa, é a cabeça do pênis. Ela não aparece a qualquer momento. Isto só acontece quando você se masturba ou quanto pratica o ato sexual. Porém, se durante a masturbação isto não acontece, "pode ser" que você tenha "fimose", ou seja, uma pele que recobre o prepúcio (cabeça). Mas, para que isso se confirme é preciso procurar um médico. Ele fará o diagnóstico e te indicará o que deve fazer. Quando for ao médico, não esqueça de perguntar sobre suas dúvidas. Ok. Obrigada pelo retorno.

      Excluir
    2. Sueli mas meu pênis quando ñ ereto é apenas 5 cm e quando ereto passa pra 10cm, as vezes eu msm forço para aparecer o prepúcio ñ cinto nenhuma dor ele só aparece quando eu tiro.

      Excluir
    3. Querido, você ainda tem 14 anos. E o tamanho do seu pênis parece compatível com sua idade. Um homem adulto tem um pênis com 14 cm. Até se tornar um adulto seu pênis deve crescer mais 4 cm. Como te disse, pode ser a tal da fimose, tanto que você precisa forçar para que a "cabeça do pênis" apareça. Converse com seu pai, fale das suas preocupações e procure um médico para resolver esse problema (se for fimose mesmo) ou para tirar outras dúvidas, inclusive a do crescimento do pênis. O médico é sempre a pessoa mais indicada para isso. Posso te orientar, dizer o que pode ser feito, mas o diagnóstico é do médico. Mais uma vez, obrigada pelo retorno e volte sempre que precisar. bjs

      Excluir
    4. obg!! Mas pq os dos outros meninos são maiores q o meu?

      Excluir
    5. Querido, tudo depende da sua genética. Você está muito ansioso com essa questão e se compara com os outros ou deixa que os outros forcem essa comparação. Acalme-se. Dos 10 aos 12 ou 13 anos seu corpo estava se preparando e se aprontando. Dos 13 aos 18 anos há o crescimento do pênis e sua entrada em funcionamento. Se essa preparação levou um pouco mais de tempo , o crescimento do pênis também demora um pouco mais. Acontece com outros meninos com sua idade. Isso é normal. Mas, vá ver se você não tem a tal fimose, está bem? bjs, querido. Me conte depois, tá?

      Excluir
  51. boa tarde eu gostaria de saber quando eu tour com a minha namorada que ela me beija eu já fico com meu pênis ereto e fica saindo a quele liquido transparente direto por que acontece isso ?

    agradeço desde já

    ResponderExcluir
  52. Olá, amigo. Primeiramente, obrigada pelo contato, pois me dá a chance de explicar uma porção de outras coisas que não foi dito ou não fica bem escrever no blog. Mas, vamos às suas dúvidas. Você gosta de sua namorada, não é? Gosta do cheiro que ela tem, e gosta de tudo o mais que ela tem. Gosta também de beijá-la e de abraçá-la. Pois então,todo esse conjunto de sentimentos e gostos predispõe o seu corpo e o dela a um estado de excitação, ou seja vem a vontade do ato sexual. E, quanto mais carinhos, mais desejo vocês sentem. Mas, para isso, o seu corpo e o dela se preparam soltando um lubrificante natural, produzido pelo próprio corpo.Esse lubrificante é esse líquido a que você se refere. Como você é homem, seu órgão genital é externo, por isso, fica tudo mais evidente. Já para as mulheres, como o órgão genital é interno, fica menos visível.
    Mas, cuidado com essas carícias. Mesmo sendo um lubrificante, pode conter alguns espermatozoides mais apressadinhos e querendo sair. Se no seu namoro, as carícias chegam a bricadeiras mais avançadas, você corre o risco de engravidá-la, mesmo sem haver penetração. Portanto, cuidado.Me parece que vocês ainda é muito jovens para serem "papai e mamãe".
    Bjs e obrigada. Tenho aprendido muito com vocês.

    ResponderExcluir
  53. Olá,tenho 12 anos e já me masturbo desde os 10 eu não consigo ficar um dia sem me masturbar,só hoje eu já me masturbei 4 vezes isso é normal na minha idade?
    por favor responda rapido

    ResponderExcluir
  54. Olá, meu caro amiguinho. Obrigada por entrar em contato e deixar sua dúvida. Então vamos lá. A masturbação é normal em qualquer idade. Mas, precisa um certo controle. Não há necessidade de você se masturbar muitas vezes no mesmo dia ou até mesmo, na semana. Ao realizá-la seguidamente você corre o risco de sentir dor no pênis (o que não é nada agradável)e de contrair infecções seguidas. Nós somos maiores que nossas vontades. Não vá atrás da conversa de seus amigos. Geralmente, eles contam muitas vantagens para se mostrarem como "homens viris" e machos.
    A "machesa", vista desta forma, é uma atitude que se assemelha ao cio dos animais. E você é uma pessoa que pensa e que tem sentimentos. Portanto, caro amiguinho, use sua inteligência e controle um pouco suas vontades. Sinta o seu corpo e aprenda com esse sentir quando ele realmente necessita dessa atividade.Não exagere, ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi fui eu que mandei esse texto então eu queria dizer que eu não converso com os meus amigos sobre isso pq eu tenho muita vergonha e quanto a masturbação,eu não consigo parar mas agora eu me masturbo menos e eu queria saber se é normal ficar muito excitado pq eu fico excitado toda hora
      pfavor responda rapido

      Excluir
    2. Que bom que voltou. Mas, por que tanta vergonha? O desenvolvi-mento físico e o desenvolvimento sexual fazem parte de nossa vida e do nosso crescimento. É tudo normal e natural nos seres humanos. Quanto a masturbação, se você quiser de verdade você diminui, sim. Você mesmo afirmou isso. Quanto a ficar excitado é normal, sim. Mas, toda hora já é exagero, querido. A masturbação constante vira um hábito. A excitação também. Controle-se um pouco e verá que, quando acontecer será mais prazeroso. bjs.

      Excluir
    3. ola fui eu que mandei o texto então eu queria dizer:
      eu não consigo parar de me masturbar,agora mesmo eu estou me masturbando. eu queria parar com isso mas eu fiquei viciado

      Excluir
  55. Não sei como contar pra os meus pais que já me masturbei e q estol passando por essas mudanças

    ResponderExcluir
  56. Olá, meu querido amiguinho. Em primeiro lugar, não é feio nem imoral se masturbar em lugar reservado. Isso é uma necessidade própria da sua idade e, portanto, ninguém precisa saber. Mas, se sua consciência diz que você precisa contar a seus pais, faça-o logo e sem rodeios. Se tiver vergonha por causa do respeito que tem pela sua mãe,fale com seu pai. Ele se encarregará de dizer a ela. Quanto a passar por mudanças em breve não será mais possível esconder e seus pais perceberão o quanto você está crescendo e se desenvolvendo fisicamente. Se ainda te tratam como criancinha, fale a eles que já não gosta mais desse tratamento. Mas, com cuidado para não ferir sensibilidade. Sente-se e converse como gente educada que você é. Bjs e todo o meu carinho. obrigada por sua participação e volte sempre que quiser.

    ResponderExcluir
  57. tenho 14 anos e faço este mês 15. Eu vivo em Portugal e cá é normal os meninos se verem nus, minha puberdade começou penso eu aos 11/12 anos e primeiro sinal que tive que estava passando a puberdade foi o crescimento de pelos na regiao pubiana(era o unico na minha classe na altura que tinha pelo) e me sentia contrangido. Porem os outros meninos foram crescendo e hj têm um penis mais desenvolvido que o meu, mais esse nao é o meu problema, meu penis eu acho que teve um crescimento normal ao contrario dos meus testiculos e escroto que sao bastante pequenos comparado com os outros meninos(têm muito menor volume) e eu penso que que nao é de familia pq o meu pai tem uns bem grandes... Outro problema que me afeta é o facto de minha mae me tratar como uma criança eu acho que ela pensa que eu ainda sou uma criança e ainda nao passei ou estou atravessando pela puberdade e dai tratar.me como uma menino o que afeta em muitas situaçoes,, por exemplo os meus boxers(cuecas(nao sei a designaçao no brasil)sao do tamanho de uma criança de dez anos, eu naao tenho coragem de chegar á beira dela e lhe dizer que ja tenho um penis grande e que aqueles boxers ja nao me servem ou me causam comichao... a unica vez que tive coragem de lhe pedir boxers, ela disse isto-"porquê, já tens aí algum material(risos dela)" eu a proibo de me ver nu no banheiro e á pouco tempo veio me perguntar se meus pelos pubianos ja tinham começado a crescer (eu penso que é obvio que já) mas nao tive coragem de lhe dizer e mudei de conversa...outra situaçao é quando as vezes ela se zanga comigo e diz esta expressao"deves pensar que já és galo" como se eu ja nao me mansturbasse ou ja nao me tivesse desenvolvido... Por ultimo tenho preocupaçoes com a quantidade de vezes que me masturbo. isso me afeta nos estudos e me deixa cansado, o problema é que nao consigo parar de me masturbar eu em media masturbo.me 3/4 vezes por semana.... agradecia muito respostas

    desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô meu caro amigo de Portugal, terra dos meus avós. É sempre um prazer recebê-los aqui. Bom, vamos às suas dúvidas. Quanto aos seus testículos, acho melhor procurar um médico que lhe responderá com mais certeza que eu.Quanto aos problemas da cueca (boxers), avise sua mãe que estão apertando e "machucando o seu pênis". Fale também dos comichões. Quanto às conversas com ela, não tenha vergonha de falar o que se passa com você, que os pelos já cresceram, que seu pênis está maior ou que precisa de novos boxers, pois, se você não disser, você a mantém pensando que continuas pequeno. Querido, as mães muitas vezes vêem o crescimento dos filhos com os olhos, mas a cabeça não os vê do mesmo jeito. Não fazem por mal, mas porque preferem os filhos pequenos,por ser mais fáceis de controlar. Outras, acreditam que os filhos nunca crescerão e preciso de ajuda para entenderem que eles crescem, buscam outra vida e outros caminhos. No fundo, é um medo de ficarem sós. No caso da sua mãe, com certeza, ela já percebeu que estás crescendo. Talvez, ela espera uma atitude sua, como por exemplo: arrumar uma namorada ou dizer o que está se passando com você. Na verdade ela quer (ou espera) que você tenha atitudes de pessoas de sua idade. Quanto à masturbação, tudo é uma questão de controle. Você é mais forte que seu desejo. E não precisa ser muitas vezes ao dia. Tente controlar-se, tá. Bjs, querido.E volte sempre que precisar.

      Excluir
  58. eu tenho 14 anos e ja me depilei uma vez na regiao pubiana , ja me cresceram pelos nas virilhas e aí eu a partir de agora corto só aí deixando os outros a crescer, quero saber se isto é normal?
    e eu tenho pelos no penis, ou seja nao só na regiao pubiana mas tmb no penis no inicio do penis

    e normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, meu amigo anônimo. O fato de nascerem pelos na virilha e no início do pênis é normal. Mas, eles crescem mais por causa da depilação. Quanto mais se depila, eles crescem em maior número e mais grossos.Se você for à praia ou à piscina e ficarem muito visíveis, tire. Após a volta, dê um tempo sem se depilar, ok? Assim eles se equilibram. bjs e volte sempre que quiser ou precisar. Ficarei feliz em recebê-lo mais uma vez neste pequeno espaço.

      Excluir
  59. Qual e a idade cronológica em que se aparecem barba, pq com migo foi com 16 e os pelos no abdôme apareceu por volta de 17 anos, qual a idade cronológica?
    E qual a idade cronológica para a mudansa da voz, aumento da masa muscular e pelos pubianos com migo foi com 14, qual a idade cronológica?
    Essas mudansas sao sempre no primeiro ano do estirãodo crecimento? Eu entrei no estirão com 14 e que geralmente entram com 13?

    ResponderExcluir
  60. Olá, amigo. Embora as idades variem um pouco por causa da genética de cada pessoa e da hereditariedade familiar, o aparecimento dos pelos e barba pelo corpo começam a se manifestar por volta dos 14 ou 15 anos. São finos e claros. Porém, a partir dessa idade vão ficando mais visíveis. A voz começa a mudar a partir dos 14.A partir desta idade também, o crescimento é constante até os 21 anos, embora de quando em quando, hajam os chamados "estirões". Se vocè quer saber se tudo está nos conformes com você, pode acreditar que SIM. Tudo dentro do esperado. Pequenos avanços ou atrasos numa coisa ou outra também é normal.bj obrigada pelo contato.

    ResponderExcluir
  61. Oi,tenho 13 anos e 5 meses já tenho pelos nas axilas e tenho muita vergonha pois meus amigos ainda não tem e também já ta nascendo nos peitos,me ajuda!Se eu parar de me mastrubar os pelos vão demorar mais pra crescer?

    ResponderExcluir
  62. Oi, meu amiguinho. Primeiro,obrigada pelo contato. Segundo, obrigada pela confiança. Meu querido, para que vergonha se tudo isso é natural e faz parte do seu crescimento? Se seus amigos ainda não possuem pelos pelo corpo, mas também os terão daqui a alguns meses.Todos os meninos tem? Seu corpo só se adiantou um pouquinho, nada mais. Quanto ao fato de se masturbar ou deixar de fazê-lo não influi no crescimento dos pelos. A masturbação é uma forma de você perceber seu corpo, as novas alterações que ocorrem e saber distinguir o que é uma simples vontade ou um forte desejo.Isto será necessário quando você tiver uma atividade sexual mais ativa. Mas, não abuse, porque não há necessidade. Quanto aos pelos, eles crescerão de acordo com a sua genética e independe da sua vontade, da minha ou de quem quer que seja. Se isto te incomoda tanto, pode raspar os mais visíveis, mas há um risco: eles crescerão mais fortes e mais grossos. E há mais. As meninas sabem que estão ficando mocinhas quando aparece a menstruação. Os meninos, quando os pelos ficam visíveis. Então: parabéns e bem vindo ao mundo dos adultos. Bjs e desencuca, está bem? Volte sempre que quiser e puder.

    ResponderExcluir
  63. Meu filho tem 12 anos e por duas vezes fezes fez xixi na cama. Faz parte da puberdade?

    ResponderExcluir
  64. Boa noite, mãe.Desde que o bebê deixa as fraldas ele passa a controlar os músculos da região pélvica (esfincteres) e os da bexiga. Com esse controle ele deixa de fazer xixi na cama. Se ele costuma fazer isso, constantemente, é melhor procurar um médico para saber o por que isto está acontecendo. Porém, se for esporádico, pode ser que tenha tomado mais líquido do que devia, não ter ido ao banheiro antes de dormir e...escapado. Nada de errado, mas não é culpa da puberdade não.
    Por outro lado, ainda pode ser que, no início das transformações pubertárias, as glândulas hormonais produzam suas substâncias em maior quantidade que deveriam.Nesse caso, durante o sono os meninos as soltam e podem confundir com xixi. Em todo o caso, é preciso verificar se voltam a acontecer, o que bastante provável. Fique de olho. Se for isso, está tudo bem.
    Obrigada por entrar em contato e volte sempre que quiser ou precisar. bjs.

    ResponderExcluir
  65. Eu tenho 12 anos eu já tenho pelos nas partes genitais isso é normal e ainda não tenho pelos nas axicilas e nem na região da barba me ajudem eu se masturbo 2 vezes por dia desde os nove anos de idade isso é normal me ajudem obrigado

    ResponderExcluir
  66. Olá, amiguinho. Sim, aos 12 anos já é possível ter pelos na região genital, mas não são muitos, pois começam a aparecer. Os das axilas aparecem um pouco mais tarde (lá pelos 14 ou 15) e a barba (lá pelos 16 ou 17 anos. Portanto, não se preocupe. Tudo corre normalmente com você. Quanto a masturbar-se não há necessidade de tantas vezes ao dia, nem todos os dias. Faça apenas quando sentir muita vontade.Isso não é uma obrigação e você não será menos "homem" se não o fizer.E não esqueça que, para evitar infecções é preciso lavar muito bem as mãos antes e depois, está bem? bjs e espero ter ajudado. Volte sempre que precisar ou quiser.

    ResponderExcluir
  67. Olá Sueli Freitas eu tenho 14 anos e em setembro completo 15 e já nasceram pelos pubianos na parte genital do pênis, mas não nasceu barba nem pelos nas axilas e meu pênis ainda não cresceu isso pode ser algum problema que especialista da área da saúde devo procurar.
    Obg!

    ResponderExcluir
  68. Olá, meu amigo. Que bom recebê-lo aqui. Quanto a suas perguntas, vamos lá: a barba, meu querido, aparece um poco mais tarde, lá pelos 16 anos. Para alguns meninos pode aparecer umas penugens,isto é, alguns fios aqui e ali. Mas, barba mesmo só mais tarde. Quanto ao crescimento do pênis,ele cresce alguns centímetros a cada ano. Se você reparar bem, deve ter crescido um pouco do que era aos 11 ou 12 anos, porque você me parece ser um jovenzinho saudável. Caso isto não tenha acontecido, você deve procurar um pediatra que indicará um urologista se for necessário. Obrigada pela visita e volte sempre que quiser ou precisar. bjs

    ResponderExcluir
  69. OLá!
    Meu filho tem 7 anos de idade e notei no mamilo esquerdo um caroço. NO direito não tem nada, está normal. Acha que pode ser algo relacionado com a puberdade? Estou preocupada! Ele disse que não dói!

    ResponderExcluir
  70. Olá, mãe! Acho muito cedo para que isso seja uma questão da puberdade. Mesmo sendo uma questão de precocidade, as protuberâncias mamárias costumam aparecer aos 9 anos. Verifique se não deu alguma batida não tão recente e que tenha ficado um hematoma indolor. Se a resposta for negativa, é melhor consultar um pediatra para saber o que está acontecendo. Sempre é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Obrigada por sua participação neste blog que tem a finalidade de auxiliar pais e filhos. bjs. Volte sempre que quiser ou precisar.

    ResponderExcluir
  71. a masturbação aumenta o pênis?

    ResponderExcluir
  72. Eu tenho 13 anos e uns 8 meses , a minha regiao genital ja está com mts pelos e eu queria saber se e normal eu ter 10 cm com ele erto na minha idade , se e mt pequeno .... ?

    ResponderExcluir
  73. Olá, querido amigo. Está tudo normal, sim. Não se preocupe. Ele ainda deve crescer mais 4 cm até os 18 anos. Desencuque, tá. Obrigada pelo contato e volte sempre que quiser ou precisar. bjs.

    ResponderExcluir
  74. olá tenho 13 anos e 9 meses e tenho +/- 1,65 e minha voz e meio fina e gostaria de saber com quantos anos ela começa a engrossar.
    E estou perdendo muita gordura mas o peso esta o mesmo , isso e normal ?
    e qual e o tamanho ideal para quem vai fazer 14

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo.Se tudo correr bem, de engrossar em alguns meses. Repare se às vezes engrossa e ás vezes afina. Fica assim por um tempo e depois estabiliza.Para alguns meninos a mudança de voz pode ocorrer mais cedo. Para outros, um pouco mais tarde. Mas, está tudo normal. Quanto a sua altura, varia de acordo com a genética (coisas de família). Mas, 1,65 é uma altura boa na sua idade.
      Quanto a gordura, se você faz exercícios físicos frequentemente na escola ou numa academia, é normal sim. Você perde gordura e ganha massa muscular. Porém, se você não faz nada disso, mas faz regime alimentar, cuidado.Você pode estar perdendo massa muscular e não gordura, o que pe muito ruim para a saúde. Meu conselho é que procure um médico para saber o que está acontecendo. Ok? Bjs e obrigada pelo contato. Volte sempre.

      Excluir
    2. Olá amigo.Se tudo correr bem, engrossará em alguns meses. Repare se às vezes engrossa e ás vezes afina. Fica assim por um tempo e depois estabiliza.Para alguns meninos a mudança de voz pode ocorrer mais cedo. Para outros, um pouco mais tarde. Mas, está tudo normal. Quanto a sua altura, varia de acordo com a genética (coisas de família). Mas, 1,65 é uma altura boa na sua idade.
      Quanto a gordura, se você faz exercícios físicos frequentemente na escola ou numa academia, é normal sim. Você perde gordura e ganha massa muscular. Porém, se você não faz nada disso, mas faz regime alimentar, cuidado.Você pode estar perdendo massa muscular e não gordura, o que pe muito ruim para a saúde. Meu conselho é que procure um médico para saber o que está acontecendo. Ok? Bjs e obrigada pelo contato. Volte sempre.

      Excluir

      Excluir
  75. eu tenho 11 anos e ja comecaram a sairpelos voce sabe onde aos 10 anos. ten algum problema em cortalos

    ResponderExcluir
  76. olá, querido amigo. De 10 a 12 anos é o tempo em várias transformações acontecem. Parece estranho, não é? Mas, é isso mesmo. Não tenha vergonha de falar "pênis", pois é um nome científico e deve ser usado. Outros nomes dados a ele é que devem ser evitados. Bom, os pelos do nosso corpo crescem queiramos ou não. Se você cortar ou raspar voltarão a crescer. Porém, a cada corte ficarão mais grossos. Então, meu querido, é melhor deixar como está. Obrigada pela participação e volte sempre que quiser ou puder. bjcas.

    ResponderExcluir
  77. Olá Sueli, primeiramente parabéns pelo post, muito bom. Tenho 14 anos e me chamo Daniel :) . Desde os 12 que apareceram pelos no meu pênis. E esse vem aumentando e regularmente tenho que apará-los pois dá um certo incômodo. Sempre tive pelos nas pernas mas nada maduro ainda como dos adultos. Estou preocupado pois até agora não senti mudanças na minha voz e ainda continua uma voz infantil. Além disso, Quero saber se é normal o crescimento maior de pelos na axila esquerda do que na direita. O bigode está aparecendo também. Abraços.

    ResponderExcluir
  78. Olá, meu amigo. Gostei da sua redação, bem escrito e boa concordância. Parabéns! mas, vamos ao que te interessa. Querido, você tem ainda muito tempo (pelo menos, 2 anos) pela frente para que as transformações da puberdade terminem. Portanto, não fique aflito. Esses hormônios são assim mesmo. Ás vezes aceleram de um lado, outras vezes do outro, mas no final, tudo se ajeita. A voz, os pelos nas axilas e nas pernas, a barba e o bigode estão ainda se ajustando. Tudo normal. Sei que um corpo já com aparência de adolescente e voz infantil é meio esquisito, os amigos fazem gozações e nos sentimos um pouco envergonhados. Mas, não ligue, nem fique preocupado. E quanto mais preocupado, mais parece demorar. Dê tempo ao tempo. Em breve, tudo estará nos conformes. Ok? Obrigada por sua participação. Se quiser ou precisar, volte outras vezes. O blog está repleto de assuntos interessantes e, com certeza, você irá gostar. bjs

    ResponderExcluir
  79. Olá Suely, tenho um filho de 15 anos e a umas duas semanas ele está esquisito, é só falar em sair de casa que ele não quer chora muito e diz que a barriga doi, que ele vai ficar doente, que ele não quer ficar doente, com isso tem 2 semanas que não vai ao colégio, já fui ao colegio e não houve nada, levei-o ao pediatra também para fazer uma série de exames..
    Ele está passando por essas transformações da puberdade e gostaria de auxiliá-lo nesta fase tão estranha da vida dos adolescentes.
    Como faço para orientá-lo. Somos muito amigos e converso te tudo abertamente com ele. Será que o problema dele é esse? Um conflito dele com ele mesmo?
    Me oriente por favor... Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode querer ficar em casa se masturbando

      Excluir
    2. Mãe, a resposta à sua resposta anterior está logo abaixo desta resposta, caso não tenha visto. Em relação a esta nova pergunta, a resposta é não. Converse com ele a respeito disso. Diga que não há necessidade de se masturbar várias vezes ao dia, nem de deixar de sair com a família ou com os amigos por causa disso. Diga que há hora para tudo, inclusive para isso. se não der certo, leve-o a um pediatra ou a um psicólogo porque ele pode não ter entendido as mudanças e está se viciando na masturbação por não saber como agir. Bjs e obrigada novamente.

      Excluir
  80. Olá, mãe. Desculpe a demora em responder, mas foi por conta do trabalho. Mãe, a puberdade tem sim algumas transformações, mexe com uma série de coisas do corpo humano. Mas, não ao ponto de chorar, ficar trancado em casa, e não ir ao colégio. Quando a senhora foi ao colégio, conversou só com os professores e/ou a Coordenadora, não é? Já tentou conversar com algum amigo próximo a ele para saber se não houve alguma gozação sobre o que ele disse ou fez? Ou se ele gosta e paquera alguma menina que "ficou" com algum amigo? Nesta idade, eles não contam tudo o que ocorre com eles, mesmo que os pais sejam seus melhores amigos e confidentes. Algumas coisas muito pessoais, eles contam para os amigos.
    Caso não descubra nada e estiver tudo normal nos exames, procure um psicólogo. Essas dores podem ser uma somatização de algum problema emocional. Obrigada pelo contato e volte sempre que desejar.

    ResponderExcluir
  81. ola tenho 14 anos e estou com medo pois meu "orgao" reprodutor ainda e pequeno eu tenho asma e tenho medo que ela possa atrapalhar no meu desenvolvimento, ainda nao tenho pelos nas axilas mais ja tenho no meu "orgao" repordutor queria qeu me respondesse se por causa da asma meu desenvolvimento pode ser mais lento?

    ResponderExcluir
  82. Olá, caro amigo. Querido, alguns meninos tem um desenvolvimento com um pequeno atraso. Mas, isto não significa que seu pênis não irá crescer. Sinais disto já estão evidentes em seu corpo, como por exemplo, o nascimento de pelos na área pubiana. Mas, não pense que cresce de uma vez. Esse crescimento acontece um pouco por vez, num total de 0,5 a 1 cm por ano. Portanto, não se preocupe. Se você reparar bem, você notará que ele já cresceu um pouco mais do que quando tinha 11 ou 12 anos e deve crescer um pouco mais até os 16, 17 anos.

    Quanto a asma, ela nada tem a ver com o desenvolvimento sexual seja na puberdade (seu caso), ou na adolescência. Caso minha resposta não te tranquilizar, peça a seus pais que o levem a um pediatra. Ele te examinará, pedirá alguns exames e pronto. Aproveite a oportunidade e pergunte (sem medo e vergonha) tudo o que te incomoda e te deixa em dúvida. ok?
    Obrigada pelo contato e volte sempre que quiser e puder . E sem apavoramentos. Bjs, querido.

    ResponderExcluir
  83. Olá Sueli querida, aqui é a Luana, queria te perguntar sobre um assunto que aconteceu com meu filho. Ele tem 17 anos, e um dia peguei ele se masturbando vendo video naqueles cites lá... Então conversei com ele, e ele me disse que era normal e Talz. Então queria lhe perguntar o que faço sobre o incidente, se devo conversar com ele ou procurar ajuda "avançada" . O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana! Desculpe a demora para responder, mas tive um dia cheio de compromissos.Isso tudo é normal, sim, e próprio da idade, Eles sentem desejos e extravasam dessa maneira. Se você já conversou com ele, já foi o bastante. Agora relaxe e aja naturalmente. Se pegá-lo nessa situação novamente, informe a ele que deverá ter mais cuidado, que isso é uma atitude pessoal e particular e que não deve se masturbar em qualquer lugar onde outras pessoas possam vê-lo. Só isso. É uma fase que passa quando ingressar efetivamente na vida sexual. Obrigada pelo contato e volte sempre que quiser ou precisar.

      Excluir
  84. oi eu tenho 13 anos as vezes meu pênis fica ereto sem eu pensa e sexo por que isso acontecem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meu querido amigo! Pois, então, seu corpo está testando seus órgãos para ver se estão funcionando normalmente. Fica assim por um tempo e depois, só quando tiver vontade. Não fique preocupado porque tudo está correndo bem, viu? Obrigada pelo contato, por ter escrito esta sua dúvida e volte quando quiser ou precisar.

      Excluir
  85. Oi tenho 13 anos e as vezes sair do meu pênis um liquido transparente o que e?e isso faz bem para mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo. Seu corpo está passando por transformações ( todas benéficas, boas) que farão de você um homem adulto. Por isso, alguns órgãos produzem substâncias e que saem pelo pênis. É só isso e não precisa ficar preocupado por que não fazem. Todos os homens passam por isso. Outra coisa, pode ser que aconteça de você acordar e ter a sensação de ter feito xixi na cama. Mas, são esses líquidos. Também não precisa ficar preocupado, está bem? Tudo normal, viu? Volte sempre que quiser ou precisar tirar dúvidas. Até loguinho. beijocas.

      Excluir
  86. Ola meus pelos pubianos começaram a nascer quando eu tinha quase 8 anos (7 anos e 11 meses mais ou menos) no inicio nao liguei mas agora q li aquele texto fiquei meio com duvida e quis perguntar se era normal(meu corpo se desenvolve normalmente).
    Aguardo respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo! Existem meninos que as mudanças corporais da puberdade começam muito cedo.Os médicos chamam a isto de "puberdade precoce", ou seja, mais adiantada. Outros meninos, essas mudanças podem aparecer bem mais tarde que a maioria. Embora você não tenha citado sua idade atual, me parece o primeiro caso. Aparentemente, não há nada de errado. Mas, não dá para comparar a idade em que os pelos apareceram com a idade atual. Escreva de novo informando sua idade.Que te darei uma resposta mais precisa. Bjs e aguardo.

      Excluir
    2. Eu tenho 12 anos

      Excluir
    3. Obrigada por responder sua idade. Querido, o aparacimento dos pelos genitais na idade em que você mencionou é precoce, sim, porque eles deveriam aparecer na idade que você está agora. Mas, se ainda não apareceram pelos em outras partes do corpo, como tórax, pernas, axilas e bigode ou, se são claros e ralos (do tipo um aqui e outro ali), tudo bem. É coisa que acontece! Porém, se já forem escuros, grossos e muitos é bom verificar o que está havendo, porque a tendência é aumentar. Neste caso, converse com seus pais e peça que o levem ao pediatra e explique a ele o que está havendo. Ele é a pessoa mais indicada para lhe dizer porque ele apareceram e cresceram dessa forma. Para isso, alguns exames serão necessários. Bjs e novamente, obrigada. Volte quando quiser ou quando precisar. bjs

      Excluir
  87. Olá, tenho 12 anos e já tenho muitos pelos no penis e nas pernas,isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, não sei porque o outro comentário seu não apareceu aqui.Mas, li com atenção. Veja bem, não há necessidade de se masturbar tantas vezes ao dia. isso pode levar a dores no pênis (se já tem) e a constantes infecções porque vocês não higienizam as mãos. A masturbação é uma necessidade, mas não se deve exagerar. Exercite seu autocontrole, porque você é mais forte que essa vontade, Desvie seu pensamento para outras coisas que goste, vá jogar bola e não entre em sites pornôs por um tempo. Ser homem não é ficar vidrado em sexo, mas ter atitudes. OK? bjs e volte sempre que precisar.

      Excluir
    2. Quanto aos pelos, é um pouco cedo para ter tantos. Mas, pode acontecer em alguns casos. bjs

      Excluir
  88. Olá. Parabéns pelo seu trabalho. Mas queria muito que vc me fizesse um favor. Vc poderia fazer uma tabela com a idade e o tamanho ideal do pênis?obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontrará essa tabela neste site:

      http://drandre.site.med.br/index.asp?PageName=Tamanho-20do-20p-EAnis

      Excluir
  89. Olá.Tenho 13 anos e uma duvida..
    A masturbação atrapalha o crescimento do pênis??tipo deixa ele mais fino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, meu querido, não tem nada a ver. bjs e obrigada. Volte sempre que precisar.

      Excluir
  90. por favor me ajuda tenho 10 anos e ja tenho cabelos em tudo de canto mais minha voz fica meia fina eu tento ajeitar e no outro dia fica grossa pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  91. Querido, a sua mudança de voz está um pouco precoce. Mas, tudo é normal sim. Não se preocupe porque logo ela se ajeita. Isto é apenas uma fase pela qual todos os meninos passam. E não tem nada o que fazer. Seu corpo está procurando encontrar a tonalidade de sua voz. É só isso. Sei que é chato, que os amigos gozam, mas não esquenta, está bem? Volte sempre que tiver dúvida. ok? obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto as espinhas, Jabiel, também é uma fase. Evite comidas muito gordurosas e chocolate. Lave o rosto com sabonete que contenha produtos antiinflamatórios (na tv tem muita propaganda deles) e secantes.JAMAIS aperte as espinhas para que não fiquem marcas. Se puder, consulte uma dermatologista. bjs.

      Excluir
  92. Ola eu tenho 12 anos e meu penis tem 9cm e dos meu amigos tem em torno de 11/12cm e tenho vergonha de trocar de roupa na frente deles .O meu penis com 9cm é normal? Potque openis dos meus amigos tem mais pêlo q o meu?tem alguma voisa a cer com a masturbaçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido! Se você leu o artigo postado e alguns comentários de outros meninos de sua idade, já sabe que nem todos os meninos tem o desenvolvimento igual e na mesma época. Não é porque se tem 12 anos que todo mundo é igual.Dê tempo ao tempo e tudo se ajeitará. Só para ter uma ideia, o pênis ereto de um rapaz de 18 anos tem 14 cm. O pênis aumenta um pouco a cada ano.
      Quanto a sentir vergonha, não sinta, não. Suponho que você não tenha pegado uma fita métrica para medir o pênis de seus colegas e, portanto, eles disseram que o pênis deles tinham essas medidas. Pode ser invenção deles para se mostrarem mais másculos. É coisa dos machões. Sabe por que? Pense comigo... se um pênis cresce um pouco a cada ano, como aos 12 anos tem a metade do tamanho de um rapaz de 18? Outro fato: os meninos de sua idade estão iniciando o processo de mudança. Como podem ter um pênis do tamanho citado? Só se forem gigantes ou precoces, e aí sim, existe uma preocupação que só um médico pode resolver.
      E outra, não tem nada a ver com a masturbação, não. Isso é mito, conversa de quem não entende das coisas e não procura se informar.
      Quanto a você, não se preocupe. Seu corpo sabe o momento de cada coisa, de cada mudança, de cada crescimento dos órgãos. Depois, tamanho não é documento, o que seu pênis precisa é ser eficiente para aquilo que foi criado. E isto, será com certeza. bjs e volte sempre que quiser ou precisar. bjs

      Excluir
  93. olá,eu fico muito excitado vendo filme pornô gay e quando eu vejo um homem bonito eu sinto vontade de chupar o pênis dele,mas eu sempre sonhei em casar com uma mulher e fazer sexo com ela!sou gay ou não?e pfvr me ajude:eu tenho 12 anos e não consigo parar de me masturbar,me ajude!!!
    pfvr responda rápido!!!!

    ResponderExcluir
  94. Olá, querido amigo! Sua pressa pela resposta indica a sua preocupação com o assunto. Querido, você anda assistindo filmes pornôs mais do que deve. E esta confuso. Você ainda é muito novo para saber se é gay ou não. Muita água tem que rolar para que você tenha certeza disso. Minha sugestão é que pare de assistir a esses filmes, pelo menos por uns tempos. Existem tantos outros melhores, importantes e interessantes para assistir do que esses. Quanto a se masturbar, não precisa parar, mas pode diminuir. Uma pergunta: Quantas vezes você se masturba por dia? E como você se sente quando termina? Se não quiser responder pelo blog, pode escrever para <> então conversaremos mais privado. Se não quiser se identificar, e para eu saber que é você, use o apelido de "MISTER G". oK? Fico no aguardo do seu e-mail. Te oriento melhor por lá. bjs

    ResponderExcluir
  95. Querido, ao publicar o endereço do meu contato, não saiu.O endereço de contato é suefreitas@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola tenho 14 anos fasso 15 dia 29/12 e meu penis tem 8 cm e nao posso pensar em mulher pelada que fico ecitado queria saber se e normal obg deis de ja

      Excluir
  96. Olá, amigo. Excitar-se, na sua idade, é normal, sim. Mas, cuidado com os exageros, ok? Quanto ao tamanho do seu pênis, você não mencionou se esse tamanho é ereto ou não. Se for ereto, está fora do padrão para a sua idade. Neste caso, precisa procurar um médico para saber o que está acontecendo. Se você o mediu sem estar ereto, aí então, está na faixa padrão. Ok? obrigada por colocar aqui a sua dúvida. bjs

    ResponderExcluir
  97. ola sueli.Eu tenho 12 anos e meus penis, quando ereto, vejo que ele é meio torto ou inclinado.Eu também me preoucupo com o prepucio do meu penis.Ele ainda não soltou.Sera q é normal?

    ResponderExcluir
  98. Olá, amigo! Desculpe demorar para responder, mas andei ocupada porque volto a fazer meus atendimentos e tenho que preparar tudo antes que comecem. Mas, vamos lá. Respondo a sua primeira pergunta, ok. Querido, a questão de parecer torto ou inclinado é coisa da idade. Você ainda é muito novinho e entrou na puberdade a pouco. Dê mais um tempo. Se com 15 ou 16 ainda estiverem assim, procure um urologista. Agora vamos a outra questão. O prepúcio. é aquela pele que cobre a glande ou cabeça do pênis. Ela possui algumas amarras (freios) e que a prende sobre a glande para protegê-la. Mas, com o tempo, esses freios se rompem para que possa haver as relações sexuais. Não existe uma idade definida para que isso aconteça. A maioria dos meninos usa a masturbação para fazer com que se solte. Mas, alguns, sente dor. Se isto acontece com você, precisa procurar um urologista e saber porque está causando dor. Caso não sinta nada, deixe o tempo passar que aos poucos e por si mesma ela se solta. Caso fique muito incomodado com isto e queira procurar um urologista para soltar esses freios, o procedimento é cirúrgico. bjs, volte sempre que quiser ou triar uma dúvida. E obrigada por entrar em contato.

    ResponderExcluir
  99. Oi sueli. Eu tenho 13 anos tenho pelos e etc. Eu fico com muita tesão qd penso sobre essas coisas.Eu me masturbo moderadamente.Queria saber se a senhora sabe na questão de principios biblicos, saberia se é pecado ou se Deus nao se contenta.Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  100. oi, meu querido. Sentir esse "tesão", na sua idade é normal, Que bom que você se masturba moderadamente, pois não há necessidade de ser todos os dias ou várias vezes num único dia. Mas, quanto a questão religiosa, aí temo que conversar. você sabe que as leis religiosas são rígidas. E normalmente, elas exigem que tenhamos um comportamento diferente do que nosso corpo físico pede,necessita e deseja. Esse comportamento é uma espécie de sacrifício em louvor a Deuse ou em nome de salvação de nossas almas.Em psicologia chamamos a isto de "sublimar". Vejamos o que é sublimar. Sabe aquele tenis que você deseja ter e que custa muito caro, e que você não tem porque falta o dinheiro e nunca o terá para comprá-lo? Pois bem, com o tempo esse deseejo é substituído por outro desejo ou necessidade. As religiões (qualquer uma) exige essa sublimação diante das questões sexuais. Já ouviu expressões como estas: "Falar sobre sexo é pecado", "se você se masturbar vai para o inferno", "Deus não gosta que se masturbe" e outras tantas parecidas. e Vamos pensar: Se Deus não gostasse, se nos punirá por fazê-lo, porque ele deixa que sintamos e tenhamos esses desejos? Ah! é para que possamos fugir das tentações, diriam os religiosos.
    Por outro lado, tem as Ciências que afirmam que não há problemas, que é saudável, e que estas sensações servem para preparar os jovens (como você) para a vida futura, Sem que nos conheçamos bem, sem que conheçamos as sensações, emoções, afetos, o que nos agrada e desagrada, não poderemos conviver com o outro. Se não compreendemos o que se passa conosco, não saber avaliar o que se passa com os outros e em especial, com a namorada, noiva ou esposa.

    Veja bem, não sou contra nenhuma religião. Estamos pensando juntos, tentando responder questões que podem ter passado ou que passam por sua cabecinha, Agora, meu querido, a escolha é sua. Depende do que você acredita e no que você está disposto a sublimar. Bjs, obrigada por participar do blog, volte sempre ou quando precisar. Porém, se desejar continuar com esta papo, me escreva de novo, ok? bjs

    ResponderExcluir
  101. ola, tenho 14 anos e aproximadamente 1,63 de altura, minha voz ainda e fina e nao possuo pelos nas axilas , nem no meu orgao genital, meu penis ereto mede 9cm e me masturbo moderadamente, porem ainda nao ejaculo, sou o garoto mais baixo da minha sala e nao tenho caracteristicas hereditarias para esse tamanho, devo procurar um expecialista? outra pergunta, existe alguma ordem para o crescimento de pelos, aumento peniano, e ejaculacao, quem vem primeiro? por favor me responda o mais rapido possivel, estou preocupado, desde ja agradeço pela atençao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo.muito boa a sua descrição. Querido, segundo o que você relata está parecendo haver um certo atraso no seu desenvolvimento, Te aconselho a procurar um pediatra (pela sua idade) e saberá te orientar e pesquisar o que ocorre com você. Quanto a sua segunda pergunta, normalmente os pelos começam a crescer primeiro, depois há um pequeno aumento do pênis. A ejaculação vem por último, pois depende da maturação dos órgãos, glândulas e dos hormônios. A ejaculação prepara para o ato sexual. Obrigada pela participação e pela sua coragem em descrever o problema que tanto te aflige.bjs

      Excluir
  102. Olá, eu tenho 12 anos (faço 13 en setembro) e eu n tenho muito interesse em ver pornografias na internet,eu n acho graça, todos meus amigos me chamam de "Gay", mas eu sei que eu não sou. É normal não ter esse interesse ? (Ha crescimento de pelos nas axilas, e um pouco lá em baixo, e meu penis tem 12cm ereto) Isso é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido! Você já pensou o que seria do vermelho se todos gostassem apenas do amarelo? Há os fissurados em pernografia e os que não se interessam, como você. É uma questão de gosto. Mas, seus amigos acham que "ser homem" é estar vendo essas fotos (maniipuladas, por sinal) todos os dias. Uma visão errada da vida e da sexualidade. Querido, você não tem necessidade de provar nada para ninguèm neste sentido.Também, não deve fazer coisas ou assistir filmes ou ver fotos pornôs só para agradá-los. Seus amigos é quem devem respeitar seus gostos e interesses. Quanto ao restante, tudo normal com você. Bjs e obrigada pelo contato. Volte sempre que puder ou quiser, ok? Ficarei muito feliz com sua visita a este blog. bjs

      Excluir
  103. Olá, bem, eu vou fazer treze anos nesse ano (2014) no dia 15 de Setembro, no entanto, já tenho pelos na região pubiana e algumas mudanças na voz, o resto ainda parece não vir, quero perguntar, se quando eu estiver maior, as mudanças viram mais rapidamente, obrigado desde agora. Outra, eu me masturbo frequentemente, isso é normal? Beijos;

    ResponderExcluir
  104. Querido, muita coisa está acontecendo e você (e todos os meninos de sua idade) não podem ver porque acontecem internamente no corpo.o que você já consegue ver (pelos, voz, etc) já é um ótimo resultado desse trabalho corporal. Já ouviu aquele dito popular de que "Roma não se fez em um dia"? Então, as mudanças da puberdade precisam de tempo de preparo e de maturação para que tudo funcione como deve. Portanto, não tenha pressa e verá que bem antes de terminar esta fase, você notará muitas diferenças. Quanto a masturbar-se, é normal, sim, faz parte do conhecimento do seu corpo e das sensações. Só não precisa ser todos os dias, nem várias vezes num único dia.ok. Está tudo certo com você, viu? Obrigado por participar deste blog com sua pergunta. Volte quando quiser ou precisar. Ficarei feliz em tê-lo aqui novamente. bjs.

    ResponderExcluir
  105. Olá, Sueli, eu sou o anonimo ali em cima (O que falou que n tem interesse em sites), na aula de biologia (Nós estamos no capitulo 2) no capitulo 3 começa a falar sobre o sistema reprodutor, e lá tem imagens dos 2Órgaos (Masculino e Feminino) e eu morro de vergonha de "ver" essas coisas, ou até mesmo ler (Ex:Ler a palavra pênis), você teria algo que pode me ajudar ? E outra coisa,as vezes eu estou andando normalmente (No shopping,por exemplo) e do nada, meu pênis fica ereto e fica um "Negocio na minha calça, dai eu vou correndo sentar em alguma mesa até ele ficar normal. É normal isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha voltado. Querido, a vergonha em falar sobre sexo e órgãos sexuais é fruto de uma educação onde os pais não falam sobre esse assunto com os filhos. Vamos pensar juntos? Para que vergonha? Os órgãos sexuais fazem parte do nosso corpo como a cabeça, o corpo e os membros. Quando crescemos, chega o momento em que outros órgãos (os sexuais) se preparam para entrar em ação e durante esse amadurecimento causam algumas sensações que precisamos entender e conviver. O sexo faz parte de tudo isso. Então, por que e para que vergonha de falar ou ler sobre eles se não estamos fazendo nada errado? Devemos ter vergonha de roubar, agredir os outros verbal ou fisicamente, de prejudicar os outros, etc. Isso sim, causa vergonha.
      Querido, ficar com o pênis ereto na sua idade é normalíssimo. E quanto mais você se envergonhar disso, mais acontecerá, porque nossa mente, independente do que pensamos ou queremos, tem lá seus mecanismos para nos mostrar que estamos crescendo. Esse "negócio" que fica na calça, no lençol nada mais é do que uma substancia produzida pelos órgãos genitais para verificar se tudo funciona como o esperado.Nada ruim, mas ás vezes, é um pouco incômodo, né. Leve numa boa, continue disfarçando e siga sua vidinha. Saiba que você não é o primeiro, não é o único, nem será o último a passar por essa fase. Para ter certeza, leias alguns dos comentários de meninos de sua idade. ok.

      Excluir
  106. Tno 12 e ja vou fazer 13meus cresceram rápido e eu não vejo nenhuma mudança de estatura todos os meus parentes são altos e médios e tenho 1,52 isso e normal pra minha idade obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa querido aamigo. para 12 ou 13 anos, tudo normalzinho.

      Excluir
  107. Olá tenho 13 anos e não tenho pelos pubianos só tenho alguns nos testículo meu pênis mede 7,62 cm erecto e 4 cm flácido e minha voz é fina, meu tamanho 149 cm peso 42 kilos, e minha ejaculação tem uma aparência diferenciada ou seja incolor e gosmenta!! normal? ou que está houvendo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.Tudo normal com você. Você ainda é novinho e alguns meninos demoram a ver mudanças corporais um pouco mais tarde. Quanto a sua "ejaculação" (que ainda não é isso, mas um simulado de ejaculação porque seus testículos ainda não produzem espermatozóides) é assim mesmo:transpárente e gosmenta. Seria pior se tivesse um tom amarelado forte, que pode significar algum tipo de infecção. A natureza é sábia, meu querido. Volte sempre que quiser ou precisar. bjs

      Excluir
    2. E também tem que, quando me masturbo dá vontade de fazer xixi, só quando eu fico muito exitado mesmo que sai essa gosma, também vale relembrar que completei 13 mês passado. Tem algum exercício físico que estimule mais a testosterona e que seja apropriado pra minha idade?

      Excluir
    3. Olá. querido. Que bom que está de volta. Você se masturba e sente vontade de urinar é porque ao praticá-la você comprime a uretra. Quanto a estimular a testorena, não. Não tem. Querido, a testosterona não é um órgão formado por músculos. Ao contrario, é uma substância produzida por glândulas e nada se pode fazer a não ser dar tempo ao tempo. Como já te disse, a natureza é sábia. Ela age no tempo certo e não adianta apressar nada. bjs

      Excluir
  108. Sueli, porque quando eu lavo a cabeça do meu pênis com sabonete ela fica vermelha e quando eu urino ela arde? e porque depois que me masturbo as vezes urino?

    ResponderExcluir
  109. Olá, amigo. Os sabonetes encontrados no comércio são fabricados com muitas substâncias misturadas e algumas delas podem provocar ardência. O melhor seria usar
    um sabonete menos agressivo. Pode ser também que você esteja esfregando com muita força, o que também pode provocar ardência porquepode irritar. Quanto a urinar é porque comprime a uretra durante a masturbação.

    ResponderExcluir
  110. Opa' é verdade que relação sexual com menina (sendo ela jovem) , Estimula o desenvolvimento do seu corpo? (Seios , Bunda ..)

    ResponderExcluir
  111. Opa, amigo! Quando se fala "menina", estamos falanado de uma garota de até 10 ou 11 anos. Neste caso, seus órgãos sexuais ainda estão imaturos, salvo se ela tiver uma puberdade precoce. Se for uma jovem garota, dos 12 aos 14 anos, portanto já na puberdade, os órgãos sexuais, glândulas e hormônios se desenvolverão por conta de alguns fatores: genética, saude da garota e maturação desses órgãos e não por conta da relação sexual. Porém, se dessa relação surgir uma gravidez, forçará a maturação de alguns órgãos como os ovários, útero e seios que se preparam para a chegada do bebê. Agora veja, uma gravidez antes da hora pode ser prejudicial a ela.
    ok?

    ResponderExcluir
  112. tenho treze anos tenho pelos nas axilas e no penis faz tempo e varias espinhas tbm.
    mas tenho uma pergunta:eu fico ereto td hora mais nao sei pq é normal?

    ResponderExcluir
  113. Ola, caro amigo. Na sua idade é normal, sim. Mas, aprenda a se controlar. Sua vontade é sempre mais forte que o seu desejo. bjs e obrigada por participar. Volte sempre que quiser ou precisar. bjcas

    ResponderExcluir
  114. Olá Sueli, Tudo bem? eu sou aquele carinha do "sêmen" em forma de gosma , haha .. enfim esses dias fui surpreendido com o aparecimento de um pouco pelos pubianos , alguns são grandinhos e pretinhos, e apenas é visível no sol ou em luz, em quantos dias(meses, anos) eles (todos) vão ficar pretinhos mesmo e visível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido! Que bom ter voltado.Parabéns pela conquista (pelinhos), mas é impossível precisar um tempo, pois isso varia de pessoa para pessoa. Mas, não se preocupe. Logo estarão aí. bjs

      Excluir
  115. Oiiie, eu gostaria que você fizer-se o tamanho do penis normal de um adolescente de 13 anos por tamanho começando de 1,45 à 1,50

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiêee! Tudo bem, querido? Sinto te desapontar, mas não dá para fazer uma tabela. O importante é que durante a puberdade ele cresça 1 cm por ano. Ok?bjs e volte quando quiser e precisar.

      Excluir
  116. Oi tenho 13 anos vou fazer 14 em abril eu tenho uma grande facilidade pra tem um orgasmo isso em normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querido amigo. Sim, é normal. As pessoas são assim, algumas tem mais facilidade em algumas coisas do que outras. Com a sexualidade também é assim. E na puberdade, tudo é novo, tudo está recém acabadinho, por isso, as sensações parecem mais fortes. Mas, lembro: não há necessidade de se masturbar continuamente por causa disso. Exercite o seu controle pois é muito mais importante. Ok? volte sempre que quiser ou precisar. bjs

      Excluir
  117. ola tenho 13 anos meu penis mede 15cm isso esta no normal acima ou abaixo
    e tbm queria saber o quanto ele ainda pode crescer

    ResponderExcluir
  118. Querido, tudo depende da sua genética e da sua família. Normalmente, até os 18 anos ele atinge 14 ou 15 cm ereto. Mas vocês, meninos, ficam preocupados com a questão do tamanho do pênis que esquecem o principal: a funcionalidade dele. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola sou o anonimo acima vc disse que ele pode chegar a 15cm ereto mas o meu ja chega entao so queria saber se ele pode crescer mais

      Excluir
    2. Querido, talvez cresça, talvez não. Tudo depende da sua genética. Outra coisa, precisa ver o que instrumento você usa para medì-lo. Se for a régua comum, você deve descontar o espaço em branco do início, Outra coisa,é por onde você começa essa medida.Tem que ser bem encostado no osso pubis. Se colocar a régua antes e não fizer o desconto do espaço em branco,dará diferença para mais. Caso tudo esteja correto, consulte o seu pediatra que ele te dará orientações mais precisas. Ok? bjs.Volte sempre.

      Excluir
  119. Oi amore, tenho 19 anos e meu pinto ereto mede 9 cm aaaaaaah sofro de depressão por causa disso não sou mais virgem a menina não ligou pro tamanho do meu pênis, mais depois ela fofocou para os meu amigos da escola eu tenho um pintinho amarelinho mais sou cheio de pelos sou totalmente desenvolvido menos meu penis ajude-me pofavor o urologista disse que era normal mais eu não acho eu tenho um micro penis tem uma solução pra isso?

    ResponderExcluir
  120. Olá, amigo.O único especialista que pode te orientar ou indicar um tratamento é, realmente, o urologista. Você passou com um e ele não resolveu o seu problema. Procure outro e, se não gostar do que ele te disser, procure um terceiro, um quarto, um quinto ou até encontrar um que leve o seu caso a sério. Nunca ouça apenas uma opinião médica. Você não disse quando ocorreu essa procura. Pode ser que para a época tudo estava normal. E já que possui uma vida sexual ativa, procure se relacionar com pessoas que estejam fora do seu círculo de amizade para evitar constrangimentos, pelo menos, até que encontre um especialista que avalie seu caso com seriedade. Volte quando quiser ou precisar.

    ResponderExcluir
  121. Ola,tenho. 16 anos tenho voz grossa sou alto(1,97),nao tenho muitos pelos,meu pênis e fino e meus testículos nao são muitos nenhum pouco volumoso,minha genitalia ain da está em desenvolvimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido amigo. Obrigada por participar deste meu espaço que foi feito com muito carinho para vocês. Mas, vamos ás suas dúvidas. Sim você ainda está em desenvolvimento.Quanto aos seus testículos, eles são órgãos internos e por isso não dá para saber se são muitos ou poucos. Eles ficam dentro do saco escrotal (comumente chamadas de bolas) e são apenas dois. Os sacos escrotais e a largura do pênis devem ser compatíveis com seu físico (altura e gordura) Se eles não correspondem é preciso consultar um urologista para saber o que ocorre. O mesmo acontece com os pelos pubianos. Eles já deviam ter aparecido. Porém, se já tem pelos nas axilas, e umas penugens pubianas, não se preocupe pois logo aparecerão. Bjs e volte sempre que quiser ou precisar. Ficarei feliz em recebê-lo novamente.

      Excluir
  122. Vou fazer 13 anos e as vezez me masturbo isso e errado????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, querido, Não é errado, não. A masturbação serve para você conhecer o seu corpo e como ele reage frente a um estímulo sexual. E com esses conhecimentos você aprende a controlar e contornar certas situações. como por exemplo, ter uma ereção durante a aula, na frente de seus pais, na rua. Para tudo tem seu tempo e lugar corretos. Masturbar-se não significa que você tenha que passar o dia fazendo isso. Cuidado com os exageros. Domine sua vontade e tudo ficará bem. Bjs e obrigada por participar. Volte sempre que quiser ou precisar.

      Excluir
  123. Sueli , eu acredito que sou estéril pois quando eu era pequeno levei uma pancada na bicicleta mas não atingiu o testiculo atingiu o anus mais a dor foi como se fosse no testiculo , tnho 13 anos , e as vezes uso laptop no colo , como descobrir que sou? e eu ejaculo um negocio incolor e gosmento !!!

    ResponderExcluir
  124. Olá, meu amigo. Em primeiro lugar, com a sua idade ainda não dá para saber se você é ou não estéril. Como você disse, ejacula uma substãncia incolor e gosmenta. Este é o início da preparação dos testículos. Essa substância está fazendo as vezes do esperma (este sim, com espermatozóides). Para saber se você é estéril ou não precisa passar por exames médicos e só o urologista poderá te indicar quais são esses exames. Meninos e meninas estão sujeitos a pancadas, tombos e outras formas que agridem os órgãos sexuais. Dói sim, e muito. Mas, nem todos chegam ao ponto de provocar uma esterilidade. Para que isto aconteça tem que haver uma grave lesão na área onde se formam os espermatozóide (zona escrotal, nos meninos) e ovários (nas meninas). Portanto, meu amigo, fique menos preocupado. Pode ter sido apenas um episódio doloroso. Mas, vá saber para se tranquilizar e não ficar encucando. ok? Obrigada por participar com sua dúvida e volte sempre que quiser ou precisar. bjs

    ResponderExcluir
  125. Sueli, sou o carinha daqui de cima (estéril) hoje de madrugada sentir dores fortes nos testículos , quase não conseguir dormir , quando eu fui pra escola doeu , e ta até agora (20:12), oque isso venha a ser? tou com medo , e o negocio que fica em cima do testiculo foi para baixo ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido! Em primeiro lugar, que te perguntar uma coisa: será que você não anda se masturbando com muita frequência? E por frequência quero dizer "muitas vezes num único dia?"
      Pergunto porque, se for isso, está explicada essa dor. Ela acontece porque ao se masturbar várias vezes, vocês forçam a produção daquela substância. Seus testículos ainda estão se aprontando, por isso. sofrem quando precisam produzir essa substância muitas vezes e em pouco tempo. Além disso, pode aparecer uma ardência e dor por todo o pênis.
      Como vocês ainda não conhecem todas as novidades, acabam exagerando e não higienizam as mãos. Dê um tempo, fique sem se masturbar por uns dias que a dor passa. E quando passar, use de moderação. Caso não for isso, procure um médico. É o mais indicado. ok? E não adianta ficar com medo. O melhor é saber a verdade e se cuidar. bjs.

      Excluir

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA