OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quinta-feira, 1 de março de 2012

EM BUSCA DO CORPO IDEAL (III)

Mas, não só os obesos que sofrem. Os magros também. As mudanças físicas da puberdade não mexem só com o físico, mas com o psicológico também. A idealização do corpo ideal é uma coisa normal, mas de vez em quando, pode criar problemas.

Fixados numa auto-imagem distorcida surgem os transtornos alimentares como a bulimia e anorexia. Esses transtornos que começam ainda na puberdade(como um preocupação) e se estendem pela adolescência e juventude (quando não morrem antes) e podem ser encontrados em homens e mulheres. Porém, como as mulheres são mais vaidosas, a incidência é maior. Estes transtornos fazem com que, ao se olharem no espelho as pessoas se vejam como obesos.

A bulimia é um transtorno psiquiátrico que faz com que a pessoa perca o controle sobre sua alimentação e coma exageradamente. Depois, sentem culpados por terem comido demais e sentem um medo enorme de engordar. Por isso, forçam o vômito ou tomam laxantes para eliminarem o que foi ingerido. Já na anorexia, a pessoa não come ou come muito pouco com um medo de engordar obsessivo.

Bulímicos e anoréxicos continuam com suas dietas e fazem exercícios físicos até caírem de exaustão apesar dos corpos esqueléticos,

A diferença fundamental entre a bulimia e a anorexia é o estado de extrema desnutrição (caquexia) que é mais acentuado na anorexia e que pode levar à morte se não houver uma intervenção em tempo.

É necessário que ao entrar na puberdade, os jovens sejam preparados e informados adequadamente com relação às mudanças que ocorrerão, como dos perigos que surgem na tentativa de manter os corpos esbeltos.

Também é preciso que desde a infância desenvolvam hábitos saudáveis de alimentação. Além disso, é preciso que os pais não se descuidem e procurem ajuda especializada se perceberem alguns comportamentos estranhos.


FALAREMOS MAIS  NAS PRÓXIMAS POSTAGENS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA