OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

domingo, 4 de março de 2012

O QUE É A BULIMIA? (IV)


A bulimia é um tipo de transtorno alimentar no qual uma pessoa ingere uma grande quantidade de alimentos em um pequeno espaço de tempo. Mas,não se sacia. Então, perde o controle e se arrepende e, por isso, provoca vômitos ou toma laxantes para eliminar o que ingeriu porque não quer engordar.

A pessoa bulímica fica um ou dois dias alimentando-se controladamente, para em seguida voltar a ingerir grande quantidade de alimentos, recomeçando o processo novamente. O bulímico luta contra o impulso, mas é sempre vencido por ele, razão pela qual há um intervalo entre uma ingestão exagerada e outra.

A pessoa bulímica é, na realidade, uma pessoa que tem vergonha dessa falta de controle e desenvolve sentimentos de inferioridade e de baixa auto-estima por não conseguir se controlar.  O bulímico reconhece que abusa, não gosta disse, mas não tem força quando a “fome” vem. Se despreza por isso e procura esconder de todos o seu problema..

Os bulímicos geralmente conseguem manter o peso ou podem ficar um pouco acima dele. Fazem dietas e regimes constantemente, tentam adequar os compromissos, o trabalho e outros afazeres com o momento em que comem e com ato de provocar o võmito (sempre escondidos e discretamente realizados). Para poder manter esse problema escondido os bulímicos isolam-se do convívio social.


A bulimia atinge tanto homens como mulheres, mas, o maior índice de ocorrência recai sobre elas. Inicia com a preocupação das mudanças corporais da puberdade, mas se instala com força na adolescência. Participam das conversas em que o tema é “os vários modos de emagrecer” e prestam bastante atenção para pó-los em prática.

Os vômitos provocados constantemente podem causar problemas em outros órgãos do corpo. Os vômitos eliminam o suco gástrico junto com os alimentos, o que provoca um trabalho a mais para estômago, para o fígado e para o pâncreas. As  seqüentes passagens do suco gástrico pelo esôfago e garganta pode ferir ou irritar devido a sua acidez, provoando sangramentos.

Além do mais,  o vômito provocado constemente prejudica os eletrólitos do sangue, afetando o coração. Os intestinos também sofrem com o uso contínuo dos laxantes, porque estes destroem a flora intestinal.

Como os bulímicos podem programar seus episódios de grande ingestão, pais, maridos, noivos, namorados e amigos os criticam por acreditarem que eles agem dessa maneira porque querem. Mas, as críticas só aumenta a culpa que sentem. O grande perigo é a transformação da bulimia em anorexia.

Para que possam se tratar, os familiares deve levar o bulímico a um psiquiatra. Porém, os remédios têm apresentado resultados parciais ou seja, melhoram por um tempo, mas não cura. Outro problema com a medicação é que pode causar os chamados “efeitos colaterais”,

Fonte:
http://www.psicosite.com.br/tra/ali/bulimia.htm

Um comentário:

  1. Olá Sueli! Parabéns! Teu blog é muito interessante e assuntos muito importantes! Seja bem-vinda! Te agendei com o "Educando Adolescentes" para 02/04, juntamente com outro blog! O "Arte e Expressão" irá entrar na agenda, alternando com outros blogs! Gostaria de te pedir que tentasse seguir o Blog novamente, pois não te encontrei entre meus seguidores! Eu mesma, só fui te conhecer e seguir hoje!... Grande e carinhoso abraço! Ótimo início de semana!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA