OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O DESENVOLVIMENTO DAS MAMAS



Segundo especialistas, o desenvolvimento das mamas, na maioria das meninas, começa no início da puberdade, juntamente com uma série de outras mudanças. O processo é gradativo e leva cerca de 4 a 5 anos para se completar.

O QUE SÃO AS MAMAS?

As mamas são estruturas de aspecto arredondadas com cerca de 15 a 20 estruturas, denominadas de lobos. Ao redor de cada lobo existe uma pequena camada de gordura que serve para proteger os alvéolos, que são pequenas cavidades onde o leite materno é produzido e depositado. E sua função é alimentar a prole nos primeiros meses de vida.


COMO SÃO FORMADAS?

As mamas são formadas por estruturas nervosas, artérias, pequenos vasos sangúíneos, canais linfáticos e fibras conectivas. Já na puberdade, as mamas apresentam os ductos lácteos, ou seja, canais que levam o leite até o bico das mamas.

FASES DO DESENVOLVIMENTO MAMÁRIO

O início do desenvolvimento mamário é chamado  de “telarca”. Nesta fase, há uma grande sensibilidade que pode ser confundida com dor. A telarca segue a seguinte seqüência:

1- na pré-puberdade, os mamilos se desenham. 

2- no início da puberdade, o círculo que fica em torno dos mamilos (a auréola) ficam maiores e com uma coloração mais escura. Pouco depois, aparece o botão mamário, ou seja, os tecidos começam a se elevar e os mamilos crescem rapidamente. No entanto, as mamas não surgem ao mesmo tempo, o que pode trazer uma certa preocupação para as meninas e para os pais. Mas, é um fato corriqueiro e normal.

3- as mamas ficam maiores e se igualam. As auréolas acompanham o crescimento das mamas.

4- aparecem os “bicos” e as mamas se apontam para a frente como uma protuberância.


5- as mamas tomam a forma arredondada e ficam cheios.




TODAS AS MAMAS SÃO IGUAIS?


NÃO. Há vários tipos, formatos e tamanhos de mamas. 




Meninas com seios pequenos podem ter baixa auto-estima e depressão, como também as que possuem seios grandes podem vir a ter problemas de coluna devido ao peso do tecido mamário. Seja qual for o tamanho das mamas, as meninas devem preocupar-se em manter a saúde. E se surgir alguma irregularidade no tamanho, na coloração das auréolas ou dor nas mamas devem procurar um médico.


GINÁSTICA FAZ AS MAMAS CRESCEREM?


NÃO. Não há músculos nas mamas. O que acontece é que, com os exercícios, os músculos peitorais (localizados abaixo das mamas) aumentam a largura e o tamanho do tórax, o que disfarça o tamanho das mamas.

Fonte

20 comentários:

  1. Obrigado pelo carinho e pela visita! Sinta-se sempre bem-vinda! Parabéns pelo excelente post! Muito informativo e educativo! Excelente quinta-feira! Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. aameii tirei todas as minhas duviidas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico muito feliz em poder ajudar a esclarecer as dúvidas. bjs e obrigada.

      Excluir
    2. Olá tenho 15 anos e tenho peitos grandes porém o "bico" não é desenvolvido.
      Isso é um problema??
      Eles vão se desenvolver??

      Desde já grata!!!!

      Excluir
    3. Olá querida, seios grandes ou pequenos é uma questão genética. E os mamilos variam de acordo com essa genética também, e podem ser pequenos em seios grandes ou grandes em seios pequenos. Mas o tamanho deles não é problema. Eles cumprirão sua função do mesmo jeito. Tranquilize-se.

      Excluir
  3. oi, tenho 16 anos, gostaria de fazer uma pegunta. Tenho seios bem pequenos e o bico ainda nao se desenvolveu. Sou magra, e tenho o corpo de uma criança, meus amigos brincam com isso, e isso mexe com a minha auto estima. Pode ser algum problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, querida. Muitas jovenzinhas como você tem seios pequenos. Os seios são formados por grande parte de gordura. Se você é magra, a tendência é ter seios menores. Você diz que seu corpo é de criança e isto depende de uma série de coisas: estatura, maturação hormonal e genética. Se você é baixinha, se tem seios pequenos e magrinha, a aparência é mais ou menos essa. Mas, não se preocupe, tudo se encaixará no tempo devido. Quanto aos amigos brincarem com você, não ligue e não esquente com isso. Ter uma aparência de pessoa mais nova, sempre é uma vantagem, As marcas da idade aparecem bem depois que de seus amigos. Caso no fique satisfeita com esta resposta ou ainda se sinta incomodada com as brincadeiras de seus amigos procure um pediatra. Ele saberá o que fazer para te ajudar. Obrigada por deixar aqui sua dúvida e eu espero ter ajudado. Volte sempre que puder, quiser ou precisar. Me deixará muito feliz. bjs e até outra vez.

      Excluir
  4. Olá, tenho 18 anos e meus seios são muitos pequenos ainda. Minha mãe tem seios médios e minhas avó tanto por parte de pai como por parte de mãe têm seios grandes. Meus seios pararam de crescer? Vão ficar pequenos? Minha genética teria que ser de seios médios a grandes por conta da genética delas não é?

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida! Respondendo a sua pergunta, devo dizer que as mamas crescem de acordo com sua genética e é adequada ao aspecto físico de cada mulher. Verificando a genética, você afirma que sua mãe tem seios médios, e os de suas avós são grandes. Porém, aqui devemos considerar que elas já amamentaram um ou mais filhos. Certo? Verifique como eram os seios delas na sua idade.
    Agora, vejamos os seus. Você afirma que são muito pequenos. Você é magrinha ou gorda? Se for magrinha, são adequados, pois as mamas ou seios são compostos de gordura e não de músculos. Se você for equilibrada (nem muito gorda, nem muito magra) peque uma fita métrica e meça o contorno dos seus seios (em volta) e veja se possuem pelo menos 15 cm. Se for menos que isso ou se for obesa, aí estarão inadequados. Mas, não fique se martirizando por conta disso. outra coisa, se você for alta, dá a impressão de serem menores. Ao contrário das baixinhas que, mesmo pequenos, parecem maiores.
    A natureza tem sua sabedoria. Com seios menores você não terá, por exemplo, problemas de coluna, o que geralmente ocorre com as mocinhas de sua idade que possuem seios grandes, porque pesam e forçam uma postura para a frente.

    Querida, não se preocupe com a "moda". A moda é uma invenção da mídia. Ora valorizam os seios grandes e fartos (como é neste momento) por conta dos implantes de silicone que precisam ser vendidos, das cirurgias que os médicos ganham muito dinheiro.Ora os seios pequenos como até pouco tempo atrás. A beleza de um e de outro está no conjunto. Beleza é coisa subjetiva, do olhar. Se tudo está em harmonia, não importa se são grandes ou pequenos.

    Porém, se ainda restarem dúvidas e preocupações, o melhor é consultar especialistas no assunto como uma ginecologista ou uma mastologista que lhe explicarão todas as suas dúvidas com detalhes.
    Obrigada por sua visita e pelo comentário e volte sempre que quiser ou precisar. bjs

    ResponderExcluir
  6. Tenho 13 anos e tenho seios pequenos, ele ainda vão crescer muito?

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida! Você ainda só tem 13 anos e com certeza, até os 18 suas mamas crescerão mais um pouco. Mas, tudo é uma questão de genética. Para ter uma ideia de como ficarão (mais ou menos) observe fotos de sua mãe, da avó e tias quando solteiras. Veja a tendência da família de sua mãe e da família de seu pai também. Ok. Caso não cresçam até os 16 ou 17 anos, procure um mastologista que indicará exames e medicamentos mais adequados para o seu caso. Mas não fique preocupada. Tudo se resolve. bjs e volte sempre que quiser ou precisar.

    ResponderExcluir
  8. Com que idade se começa a formar o rego entre as mamas. Tenho 13 e quase todas as minhas amigas que tem um corpo parecido ao meu, gorduxinho mas nao muito, ja tem o rego e eu ainda nao :( é normal?

    ResponderExcluir
  9. Olá, querida amiga! Obrigada por comentar sua dúvida. As mamas, querida, não se desenvolvem de um dia para o outro. Elas levam um tempinho e dependem da sua genética, da sua compleição física, estatura, traços familiares. Se a menina é magrinha ou se a genética for de moças com seios pequenos, talvez nem se forme ou seja pouco pronunciado.
    Mas, dê tempo ao tempo. E não se preocupe tanto. A natureza é sábia e tudo se ajeita no momento certo. Por outro lado, você ainda é novinha. E, se suas amigas já apresentam esse "rego" mais visível, os motivos são os mesmos. Além de que, algumas meninas podem se desenvolver mais cedo que outras. Se isto é normal? É sim, normal e comum.

    ResponderExcluir
  10. Tenhoo 13 anos e tenho seios muito grande , normal isto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida! Desculpe a demora da resposta, mas foram os compromissos. Muito bem, vamos à sua dúvida. Querida, seios grandes ou pequenos depende da genética, ou seja, das características de sua família. Neste caso, pergunte ou repare nas mulheres de sua família. Se a maioria tiver seios grandes será normal, sim. Caso não tenham, procure uma ginecologista ou uma mastologista para ver o que está acontecendo. Ok? bjs e volte sempre que quiser, puder ou precisar. Até mais.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. OLÁ MEUS TENHO 15 ANOS E MEUS SEIOS É MUITO PARECIDO COM UMA DAS PRIMEIRAS IMAGENS, EU ACHO SUPER FEIO ELES VÃO MUDAR COM O TEMPO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, querida. Você ainda é muito nova e provavelmente crescerão um pouco mais. Mas, tudo depende da sua genética. Pergunte a sua mãe e tias maternas se, aos 15 anos, também tinham seios pequenos e saberá se o seu problema é genético. Quanto a serem feios é uma questão de gosto. Na minha opinião e na sua idade, prefiro os pequenos aos grandes porque causam menos riscos para a coluna porque pesam mais. bjs e volte sempre que quiser ou precisar.

      Excluir
  13. Ola eu tenho 13 anos meus seios são muito pequenos pra minha idade eu acho mas eu não sou nem tão magra e nem gorda mas minhas amigas tem os peitos grandes ,eu quero perguntar se e normal com 13 anos ter seios do tamanho de uma menina de 11 ? E se eles vão crescer ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida! Você ainda é novinha.Mas, seios grandes e pequenos são uma questão de genética. Eles vão crescer, sim. Se os seus são pequenos é preciso levar em conta duas coisas: a primeira, com que idade eles começaram a despontar. Se for recente, não se preocupe. estão se desenvolvendo progressivamente. Se for uma questão de genética, observe as mulheres de sua família. Seus seios ficarão iguais aos delas.

      Excluir

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA