OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A PUBERDADE E AS DIFICULDADES ESCOLARES


Nos primeiros anos da educação escolar tudo parecia ir tão bem. As crianças se mostravam aplicadas, cumpriam suas obrigações, tinham poucas dificuldades e, conseqüentemente, iam bem. (Se bem que, nos últimos anos, “cumprir as obrigações” tem sido coisa rara). Mas. tinham menos dificuldades, eram mais cordatas, mais “obedientes” e mais amáveis. Mas, bastou entrar na segunda fase do Ensino Fundamental II para tudo mudar. Nas reuniões de pais, as reclamações por parte da escola não faltam. O tema é quase sempre o mesmo: notas baixas por comportamentos inadequados ao ambiente escolar. Mas, por que mudam tanto e de uma hora para outra?

              

Bem, mudanças ocorrem mesmo. Porém, não são de uma hora para outra. As mudanças de que falamos, a dos comportamentos inadequados na escola, dependem da forma como os pais educaram os filhos na infância.

Se os pais não colocaram limites, se não ensinaram valores importantes, se não falaram sobre os deveres e o respeito  aos outros; se apoiaram ou cultivaram pequenas faltas na crença de que, mais tarde, tudo se ajeitaria; ou. ao contrario, se foram excessivamente cobradores, punitivos, bem como dos modelos agressivos para coibir certos deslizes dos filhos tem como resultado freqüente, os problemas de comportamento na escola. Isto porque o comportamento dos adolescentes é o reflexo da educação dada pelos pais na infância.

Considera-se comportamento inadequado aqueles que estabelecidos no relacionamento entre as pessoas que fazem parte do ambiente escolar, ou seja, colegas, professores e outros funcionários. Na verdade, um comportamento de inadequação psicossocial que gera comportamentos anti-sociais. E essas inadequações comportamentais têm estrita relação com as notas baixas e retenções. (Ferreira e Maturano 2002). 

Muitos pais acreditam que a Escola deve assumir sozinha a “tarefa de educar” esses adolescentes. Para Zagury (n.d). este é mais um erro cometido por esses pais. A escola é, na verdade, um micro sistema social e o primeiro local, fora do grupo familiar, a apresentar às crianças e jovens, o grande mundo. E cabe a ela aparar as arestas da educação familiar, não de “educar”.

Assim como no grande mundo, a escola tem suas regras, sua organização e suas exigências. E a criança deve estar preparada para cumprir a essa demanda.

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