OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

A MENSTRUAÇÃO

PUBERDADE FEMININA

Após o aparecimento das mamas, dos pelos pubianos e axilares, do alargamento da bacia, e de certa quantidade de tecido adiposo as meninas começam a ovular e a menstruar.  A todo este processo chamamos de “maturação sexual feminina”.

Assista ao vídeo e veja como tudo isto acontece.


Assim, como vimos no vídeo, a menstruação é apenas o desfazer de toda a preparação para receber o óvulo fecundado e que não aconteceu. Mas, recomeçará tudo novamente, no mês seguinte.

Menstruar não é doença. Ao contrário, é um sinal de saúde. Pode ser incômodo, mas significa que o sistema reprodutor está funcionando adequadamente.

O primeiro sangramento (e somente ele) recebe o nome de "menarca". Após ele, todos os outros são chamados de "menstruação".

VOCÊ PRECISA SABER QUE:

- As primeiras menstruações podem ser irregulares, tanto na data de início, quanto na quantidade de dias de sangramento ou quantidade de fluxo. Isto é normal porque o organismo está se adaptando. Porém, se depois de um tempo considerável (1 ano) a menstruação continuar irregular, procure um médico para saber o que está acontecendo.

2 comentários:

  1. Oii, tenho 11 anos, e a minha primeira menstruação foi quando tinha 9 anos, e ela sempre vem atrasada!!! Tenho vários pêlos na.. Minha parte de baixo, kkkkk, e nas minhas axilas. Mais é claro, eu raspo. E de peito, não tenho nada. Isso é normal??

    ResponderExcluir
  2. Ol, querida amiga! Vamos às suas questões. Normalmente, quando as meninas menstruam muito cedo, acontece isso: mestruação desregulada. Isto porque os órgãos sexuais ainda estão em formação e, consequentemente, ainda não estão prontos. por um motivo que ainda não se sabe qual, as meninas acabam mentruando muito novinhas. Seria bom você conversar com sua mãe e pedir que ela te leve a um pediatra ou ginecologista para saber porque você mentruou tão cedo e corrigir essa irregularidade. Tudo bem que raspe os pelos das axilas. Fica feio erguer o braço e ver aquele monte de pelos. Também é constrangedor. A formação de pelos tem inîcio entre 11 e 12 anos. Mas, querida, senti uma "ponta de vergonha" quando você se referiu "as partes debaixo". Querida, falar sobre a sexualidade e sexo, principalmente numa época de muitas transformações como a que você e outras milhares de meninas estão passando, é normal. Normal como falar de uma dor de dente ou de uma dor de cabeça, como falar do corte de cabelo da moda. Não precisa se envergonhar de ser menina, de ter vagina e menstruação. Volte sempre que quiser ou precisar. Às vezes demoro um pouquinho a responder por causa do trabalho, mas sempre o faço com muito prazer. E obrigada por participar deste cantinho que foi feito para vocês. bjs

    ResponderExcluir

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA