OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

E OS “DIFERENTES” CONTINUAM...


TRIBOS URBANAS (2)
Vamos conhecer mais algumas tribos urbanas.

3- OS BETOS

Originados nos EUA, proliferaram por todo o mundo. Os Betos, como são conhecidos em Portugal, são os “Mauricinhos” e “Patricinhas”, aqui no Brasil. Os adeptos desta tribo são ricos e alguns da classe mediana que fingem que são ricos. A prioridade deste grupo é andar e ditar na última moda. Sua maior preocupação é a aparência. 

Gostam de se sentirem invejados quer pela beleza física ou pelas roupas que usam. São alunos aplicados e com boas notas nos colégios onde estudam. Gostam de relacionamentos superficiais, curtos, e trocam de namorados como trocam de roupa. São bastante sociáveis, enturmam-se com pessoas que se vestem bem (roupas de marcas famosas),são populares, mas abominam os relacionamentos com pessoas que não usam as tais marcas nas roupas. São bastante influenciáveis, mudando de opinião facilmente de acordo com seus interesses (geralmente, econômicos). Gostam de música eletrônica, pop, e músicas da atualidade.

4- OS DORKS
 


Originaram-se nos EUA. São extremamente magros ou gordos e com pouca higiene pessoal. Adoram utilizar óculos com armação preta e, se esta quebra, procuram colá-la com fita adesiva. Diferente dos Betos, não gostam da moda. São formais no vestir, mas as calças são curtas, deixando as meias à mostra eque não combinam com o restante do vestuário.

São anti-sociais, incapazes de manter uma conversação sobre os fatos atuais. Apenas falam sobre temas técnicos e usam palavras difíceis e pouco utilizadas numa conversação coloquial. Diante de mulheres atraentes ou que lhes despertam interesse pessoal são formalíssimos. Sua maior preocupação é da de ser invejado pela “inteligência”. A magreza ou obesidade excessiva lhes tira o ânimo de praticar qualquer tipo de esportes.

5- OS NERDS


Nerd é o nome dado para as pessoas que possui uma dedicação excessiva para atividades intelectuais.

Surgiram em Massachusetts, EUA, nos anos 50, dentre os alunos do Massachusetts Institute of Technology. São formais como os Dorks e relacionam com pessoas que possuem os mesmos interesses. Não há preocupação com os ditames da moda. Vestem-se normalmente.

Os Nerds escolhem um tema que gostem e pesquisam a fundo sobre ele. Devido à diversidade de interesses pessoais, esta tribo possui muitos subgrupos. Os temas pesquisados são, muitas vezes, inadequados para a idade. Destacamos alguns como forma de exemplificar seus variados interesses.
  • Os que se voltam para a tecnologia, ciência e informática. São chamados de “Geeks”.
  • Os que adoram e são jogadores de vídeo-games, por isso, recebem o nome de “Gamers”.
  • Os que jogam compulsivamente os jogos de cartas, de preferência do Yu-Gi-Oh, do Pokemon, e Magic.São chamados de “Cards Gamers”.
  • São viciados em jogos de RPG medievais, daí serem denominados de “RPGistas”.
  • Os fãs de uma obra ou de um conjunto específico delas. São chamados de “Fanbase” ou “Fandom”.
  • Os fãs de Star Trek, daí demoninarem-se “Trekkers” ou “Trekkie”.
  • Os fanáticos por mangás, pela cultura e desenhos animados japoneses. Estes, são chamados de “Otakus”. E assim por diante.


6- OS EMOS
 


Emo é a abreviação de emotional (emoção, em inglês) Esse termo foi dado para certas bandas norte-americanas que compunham músicas mais emotivas que as habituais. É originária de Washington DC, capital dos EUA.

Os jovens adeptos desta tribo usam cabelos lisos, colados ao rosto. Vestem-se de preto com desenhos de caveiras. Rapazes e moças maquilam os olhos de preto e gostam de usar pulseiras, colares e anéis com pontas e pretos. Em qualquer lugar que estejam, procuram os cantos e ali ficam como que isolados. 
 

Comovem-se e choram por qualquer motivo, porque são muito emotivos. Por agirem dessa forma, são gozados por pessoas que não os conhecem. Ficam deprimidos e chegam a cortar os pulsos na tentativa de não se envolverem com problemas emocionais. O estilo musical é o Punk e gostam de algumas bandas como a dos My Chemical Romance, Panic At The Disco, Mayday Parade.


Fonte:
SCHIO, Adilson (Pe). Artigo publicado na edição 263, jornal Mundo Jovem, agosto de 1995.
http://tribosurbanas-tribosurbanas.blogspot.com.br
http://www.mundojovem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA