OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

domingo, 6 de janeiro de 2013

“MÃE, TÔ GRÁVIDA!!!”


Antigamente, quando os pais recebiam essa notícia era um “Deus nos acuda”. A moça era considerada uma “desavergonhada” e, portanto, motivo de vergonha familiar.

Os pais não suportavam a ideia de serem apontados na rua, nos eventos sociais ou mesmo, dentro do circulo de parentes, como pais de uma moça que estava grávida fora do casamento.  E sendo assim, tocavam-na para fora de casa com a roupa do corpo e renegavam-lhe a paternidade. E sem família, dinheiro e preparo só lhes restavam duas opções de sobrevivência: separar-se do filho ou “cair na vida”.

Na atualidade, isto já não acontece tanto. Os pais têm percebido que a garota e o bebê precisam de cuidados, preparo, carinho e acompanhamento médico. E passaram a aceitar a situação e acolher a filha grávida.

Mas, muitas vezes, essa acolhida se torna mais uma forma de superproteção. Os pais passam se responsabilizar não só pela filha, mas também, pelo cuidado e educação do neto. Isto tira a responsabilidade do ato cometido. A maioria das jovens não tem arcado com as responsabilidades que um filho exige. E continuam levando a vida de forma descompromissada como faziam antes da gravidez. Por isso, muitas delas incorrem numa segunda e terceira gravidez, pois sabem que aceitação e o cuidado da criança são certos. Já vi muitos casos assim.

É preciso que os pais orientem como as moças podem se prevenir e informar sobre os riscos e consequências práticas de uma gravidez indesejável nesta fase da vida. Mas, poucos fazem isso.

A maioria dos pais que orientam e informam sobre as questões sexuais acabam por não falar dessas coisas, pois acreditam que falar sobre contraceptivos é incentivar a prática sexual ativa. Quanto aos riscos e consequências, muito menos. Alguns nem sabem e nem procuram se informar. E esta omissão só tem contribuído para que a atividade sexual ativa tenha crescido aceleradamente, envolvendo crianças e jovens adolescentes desavisadas, imaturas e impulsivas.

Os riscos de saúde numa gravidez precoce são grandes porque o corpo ainda está em formação. E não é porque os órgãos estão novinhos em folha, que tudo sempre correrá ás mil maravilhas. É verdade que hoje há mais recursos que antigamente, mas, mesmo assim, é bom não facilitar.

As consequências são para todos. Para a jovem que engravidou e para cada membro familiar envolvido. Para ela, muitas vezes terá que interromper os estudos, começar um trabalho, despedir-se ou adiar alguns sonhos e projetos. Para a família, uma nova reestruturação tanto interna quanto no ambiente deve ser feita. E aí, todos precisam se mobilizar e disponibilizar espaço para a futura mãe e seu filho. E é aí que recomeçam os atritos, as crises e conflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA