OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

SOB O DOMÍNIO DO CRACK (II)


Como vimos, os consumidores sob o domínio do crack ficam expostos a dois tipos de efeitos fisiológicos: a curto e a longo prazos.

À curto prazo o uso do crack provoca: dilatação das pupilas, febre, aumento do ritmo dos batimentos cardíacos por um estreitamento dos vasos sanguíneos e aumento da pressão arterial. As altas dosagens podem provocar comportamentos estranhos e violentos, tremores, vertigens, contrações musculares involuntárias, agitação, irritabilidade, ansiedade, atitudes paranóides. Param algumas pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios ou cardíacos, a primeira dose já pode ser fatal.
À longo prazo, pode haver o risco de  acidente vascular cerebral  (AVC) devido ao aumento da temperatura corporal,  bem como provocar lesões cerebrais irreversíveis, degeneração muscular dando ao usuário uma aparência esquelética. Grande parte dos usuários de crack apresentam os olhos fundos e esbugalhados, olheiras por vários dias de insônia, ossos faciais salientes, braços e pernas finos (pela inibição da fome), o que lhes dá um aspecto doentio. Paradas cardíacas, convulsões seguidas de parada respiratória são, geralmente, levam o usuário á morte. Outros podem desenvolver uma tolerância a altas dosagens, por isso, muitos morrem de forma inesperada e repentina.

Os usuários de crack que improvisam cachimbos com latas de alumínio. O alumínio dessas latas pode ser outra fonte de intoxicação (aumento da taxa de alumínio sérico) que provoca problemas nos ossos, rins, coração e problemas neurológicos.

Sendo o crack a versão impura da cocaína é, portanto, mais barata em relação a outras drogas. No entanto, o fato de usá-la continuadamente, faz com que o barato se torne caro. O vício os impede de trabalhar e estudar porque estão sempre preocupados em conseguir outra dose. E para conseguirem o dinheiro necessário, os usuários se submetem à prática de delitos, furtos e a prostituição. Geralmente, os primeiros atos delituosos começam dentro da própria casa, vendendo tudo o que possuem e ficando, muitas vezes, com a roupa do corpo. E quando não tiverem mais o que vender de seu, vendem o que a família possui.
Os usuários de crack envolvem-se constantemente com brigas, enfrentam a polícia ou são punidos pelos traficantes por dívidas contraídas na compra das doses. Daí, os homicídios possuírem índices elevados como causa-mortis (oito vezes maior que a população geral, segundo pesquisas de estudo).

Outro problema que enfrentam está às doenças sexualmente transmissíveis (DST) por comportamentos promíscuos gerado pela droga.




RECUPERAÇÃO E TRATAMENTO
Como todo mundo sabe, a recuperação é difícil do usuário de crack é difícil, pois depende da vontade do sujeito em querer deixar as drogas e da coragem de enfrentar os efeitos da abstinência. Ainda assim, muitos entram em tratamento, mas desistem e voltam a procurar a droga. Outros, não encontram vagas em clinicas especializadas ou as famílias não podem custear o tratamento. Outras vezes, a família quer e pode custear, mas caem em instituições nem sempre idôneas.

A recuperação é difícil, mas não é impossível. Depende do apoio familiar, da comunidade, de locais de saúde adequados, pessoal especializado.

Obs: Recentemente, o governo de São Paulo conseguiu na Justiça a permissão para a internação compulsória, ou seja, à revelia do dependente.

fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA