OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

NO PENSAMENTO DE JACQUES LACAN...

Jacques Lacan é um psicanalista francês, que viveu de 1901 a 1981, portanto, mais do nosso tempo. Na juventude, foi discípulo de Sigmund Freud, mas atreveu-se a discordar das ideias do mestre com relação à homossexualidade que era muito repressiva e voltada para a moral e os “bons” costumes.

Segundo os críticos e estudiosos do trabalho, obras e pronunciamentos de Lacan afirmam que no começo da carreira, Lacan também se referia a homossexualidade como uma “perversão”. Mas, justificava que não via nada de patológico ao usar o termo. Usava o termo porque contrariava os costumes da época. E como tal, poderia ser corrigida.

Para as ciências nada é definitivo. O que parece certeza hoje, pode ser mudado amanhã ou no mês, ano ou década seguintes. Basta que se descubra um fato novo. E foi o que aconteceu.



Nos anos de 1960 a 1980, a humanidade vivia anos de inúmeras e intensas transformações sociais. E dentre elas a do erotismo humano. Enquanto isso, nas universidades norte americanas surge um movimento pró-gays e lésbicas e textos de trabalhos acadêmicos sobre a homossexualidade e que abriam longas discussões sobre os termos “heterossexual”, “homossexual” e outros, pois não eram apenas resumos das ideias e confrontamentos das ideias dos grandes psiquiatras e psicólogos da época, mas relatos de experiências vividas por gays e lésbicas. Trabalhos de qualidade que colocavam em dúvida os antigos comportamentos, traziam ideias novas sobre a sexualidade e sugestões para um tratamento mais natural e de respeito sobre o assunto. Textos que, a partir de 1980, se tornariam conhecidos no mundo todo e por causa deles se desencadearam muitos movimentos sociais.


Lacan pensava muito e dedicava longo tempo de estudos sobre essas transformações. Via nas condutas humanas inúmeras variações: algumas condutas eram deixadas para trás e substituídas por outras. As pessoas passaram a escolher o que era melhor para elas: manter um comportamento rígido a séculos ou mudá-los para outro mais moderno, mais livre e menos criterioso. E isto nada tinha a ver com doença ou perversão.


Lacan leu os trabalhos universitários e se pôs a pensar: se os comportamentos humanos são baseados em escolhas, a sexualidade humana também seria assim. E pensando dessa maneira, pronunciou num evento científico que, a razão principal e única causa da homossexualidade seria a da “escolha” pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA