OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

PRECONCEITO SOCIAL (II)


Dentre os preconceitos chamados “sociais” existem alguns que são considerados como “de menor importância” porque um grupo menor da sociedade. No entanto, os malefícios que causam são tão danosos como qualquer outro.  Esses preconceitos existem porque vivemos numa sociedade onde a aparência tem mais valor que a essência de cada pessoa. 

E por mais que queiramos que eles sejam extintos, os indivíduos acham sempre uma diferença qualquer para chatear, incomodar com opiniões desarrazoadas e impedir que outros vivam felizes e em paz.

a     SOBRE O PESO E O TAMANHO



O primeiro grupo atingido está relacionado com o peso e o tamanho das pessoas. E, geralmente, os obesos são os mais discriminados. Mas os magros, os baixos, os muito altos, os mais fortes também sofrem com a discriminação.

De tempos em tempos a sociedade estabelece certos padrões de beleza e os valoriza. E aqueles que não se encaixam nesse tipo de beleza, sofre com a rejeição. Houve um tempo em que os “gordinhos” eram muito valorizados. Hoje, no entanto, sofrem por serem assim.
Ninguém gosta de ser obeso, nem quer ser assim. Mas fica por problemas emocionais, culturais, físicos ou metabólicos. Mas nenhuma justificativa satisfaz os preconceituosos

SOBRE A IDADE


Nas culturas e sociedades orientais os idosos são pessoas respeitadíssimas porque possuem experiência de vida e muita sabedoria. Em muitas culturas e sociedades ocidentais, o idoso é considerado um estorvo e um incômodo. E as primeiras atitudes preconceituosas começam no seio familiar.

Uma atitude preconceituosa é a de “ignorar” as necessidades dos idoso. Muitas famílias os colocam num asilo e os deixam por lá, sem nunca ter lhes feito uma visita ou dado um telefonema para saber como eles estão.

As atitudes preconceituosas vão num crescente: do desrespeito verbal ao espancamento. Só que os preconceituosos esquecem que ninguém permanece jovem a vida inteira e, um dia, também envelhecerão.

SOBRE A LINGUAGEM



Muitas pessoas acham “engraçado” o modo como os estrangeiros falam ou quando aprendem um novo idioma, como o nosso por exemplo. Mas, algumas pessoas se sentem incomodados com o falar dos estrangeiros.

Mas esse incômodo pode acontecer também dentro de um mesmo país. O Brasil, por exemplo, é um país em que de ponta a ponta se fala a Língua Portuguesa. No entanto, cada região do país apresenta uma forma diferente de falar essa mesma linguagem. São os sotaques característicos de cada região.


Embora essa variedade de sotaques e de vocábulos diferentes para um mesmo objeto seja uma questão de admiração e de orgulho para a maioria dos brasileiros, pode incomodar a outros grupos que reagem de forma mais pouco amistosa e, muitas vezes, agressiva com relação as pessoas que falam com esses sotaques porque consideram que apenas o seu jeito de falar é o correto. É o chamado “PRECONCEITO LINGUÍSTICO”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA