OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PRECONCEITO SOCIAL (III)

SOBRE A LINGUAGEM

Muitas pessoas acham “engraçado” o modo como os estrangeiros falam ou quando aprendem um novo idioma, como o nosso por exemplo. Mas, algumas pessoas se sentem incomodadas com o falar dos estrangeiros.


Mas esse incômodo pode acontecer também dentro de um mesmo país. O Brasil, por exemplo, é um país em que todos falam a Língua Portuguesa. No entanto, cada região do país apresenta uma forma diferente de falar o português. São os “sotaques” próprios de cada região. Por outro lado, um mesmo objeto é denominado de forma diferente em cada região Como exemplo, aquelas bolinhas de vidro coloridos que os meninos jogam pode ser chamada de bola de gude no Sudeste, enquanto em outras regiões é chamada fubeca ou biriba.

É essa variedade de sotaques e de vocábulos existentes para um mesmo objeto que faz do Brasil um país culturalmente rico. Para a grande maioria dos brasileiros é um motivo de orgulho. No entanto, para uma minoria, essa riqueza pode incomodar e suas reações geralmente não são amistosas. Muitas vezes, as reações podem ser mais em termos de gozação, xingamentos, formas discriminatórias ou agressivas. 


Discrimina-se também as pessoas que falam nossa língua de modo equivocado.São pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a língua culta e fazem uso da língua recheada de erros de concordância ou pronunciam as palavras com omissão , trocas  ou acréscimo de letras ou de sílabas. Todas estas formas fazem parte do  “PRECONCEITO LINGUÍSTICO”.



SOBRE A RELIGIÃO



O “PRECONCEITO RELIGIOSO” é um dos mais antigos entre os preconceitos sociais. A história está repleta de relatos em que povos de uma determinada religião eram perseguidos e massacrados. 

cristãos nos circos romanos

gladiadores

Quando os antigos povos eram politeístas (tinham vários deuses), perseguiam e exterminavam os cristãos por serem monoteístas (tinham um único deus)  nos circos romanos ou nas lutas de gladiadores. 

nas cruzadas

E mais tarde, os próprios cristãos perseguiam e enfrentavam longas e sangrentas batalhas contra o que chamavam de “ímpios” (por acreditarem em outros deuses), como na época das Cruzadas. 

Um exemplo bem recente é a maneira como os praticantes mais radicais do islamismo tem agido para se impor nos países ocidentais.

Mas os cristãos ou os ímpios não foram os únicos a sofrerem perseguições. Os “ateus” (por não crerem em nenhum deus) e os “espíritas” também foram e continuam sendo discriminados nas sociedades mais atuais.

Isto acontece porque cada grupo religioso acredita que sua religião é a mais perfeita e a que levará os fiéis ao reino dos céus. E por isso, os grupos mais radicais tentam impor seus costumes e crenças aos de outra religião. E essa imposição é realizada através da força, da segregação ou da discriminação.



No entanto, não levam em conta que todos somos filhos do mesmo Deus e que não importa que nome ele tenha (Alá, Geová, Maomé ou outro qualquer). Esquecem também que, cada povo tem o direito de acreditar nesse Deus da forma que estão acostumados, pois nessa questão não há certos ou errados. Esquecem também que ninguém tem o direito de se meter na fé e nas crenças do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA