OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

A ESCOLA E O TRABALHO


A escola ocupa um lugar fundamental na vida dos estudantes. Mas também é um momento crucial na vida deles, porque a transição não é tão fácil quanto se imagina. Não é fácil porque tem seu ápice nos papéis da vida e do mundo dos adultos.

Para a sociedade, essa passagem significa uma mudança nos comportamentos que cada indivíduo deve assumir enquanto adulto, para manter ou mudar sua situação na estratificação social. Mas, as mudanças no comportamento são as que trazem mais dificuldades para os jovens. Agir como adultos, numa fase complexa como a adolescência, parece ser algo impossível para eles. E compreender as responsabilidades que envolvem tudo isto ganha, para muitos, um aspecto aterrorizante.

O processo de transição da escola vem mudando a partir de meados do século passado. Essas mudanças foram se tornando cada vez mais significativas com o crescimento econômico do pós-guerra. Não só no que diz respeito à legislação trabalhista de cada país, mas principalmente, no mercado de trabalho. Antigamente, bastava que os indivíduos soubessem cumprir uma determinada função (conhecimento técnico-operacional). Mas nas últimas décadas o mercado vem exigindo, cada vez mais, que os trabalhadores se atualizem constantemente, sejam mais flexíveis e adaptáveis diante das novas demandas do trabalho. Além disso, o profissional tem que ter personalidade firme e colocá-la a disposição do trabalho que executa e da empresa.

Essas novas exigências aumentou a inquietação e a fragilidade dos jovens, enfrentadas no mercado de trabalho. Normalmente no primeiro emprego, o jovem não sabe o que deve fazer ou como agir dentro da empresa. Mas se o jovem não tiver boa qualificação a situação se agrava.


A competição pelo emprego é sempre uma desvantagem para os jovens. A falta de experiência, pouca ou nenhuma qualificação específica para determinados tipos de trabalho, dificulta e aumenta o desemprego. Fato que tem virado um problema social.

Por isso, o período de transição da escola para o trabalho está cada vez mais longo e mais diferenciado. Sair da escola ao final do Ensino Médio no Brasil, ou o equivalente em outros países, não é garantia de ingresso no mercado de trabalho. É melhor do que aquele que pára no Ensino Fundamental (no Brasil) ou do Ensino Básico (em outros países), mas não garante a conquista de um emprego. Estes cursos são, apenas, o início de uma longa caminhada a ser percorrida.

Estes cursos apenas mostram o mundo das áreas que os jovens poderão atuar e onde os conhecimentos são gerais e básicos. Por isto, estudamos várias disciplinas, como a língua pátria e as línguas estrangeiras na área da Ciência Comunicação; a matemática e a física, na área das Ciências Exatas; a biologia e ciências na área das Ciências Físicas e Biológicas; a história e a Geografia na área das Ciências Sociais e assim por diante.

É por meio desse contato que os estudantes vão sentindo e percebendo suas facilidades e dificuldades nas diferentes áreas do conhecimento humano e de atuação no mercado. Há quem prefira as Ciências Exatas, outros se dão melhor com a Comunicação, ou a área das Ciências Sociais ou, ainda, tenham predileção pela área das Ciências Biológicas.

E cada uma dessas áreas tem suas subdivisões e cada uma dessas subdivisões possuem um mundo a ser descortinado e descoberto. Como por exemplo, na área da biologia encontramos a Medicina, Enfermagem, Zoologia, Botânica, Biologia Marinha, o Magistério etc. E dentro de cada uma, as especializações. Identificar-se com o ramo ou a especialização de cada área depende do que costumamos chamar de “VOCAÇÃO”, que nada mais é do que uma escolha pessoal.

Mas, em falando de vocação, há quem queira seguir outros campos de ingresso no mercado de trabalho, como a mecânica, o comércio, a marcenaria, a serralheria, a culinária, o vestuário etc. E mesmo aí, se não houver uma especialização, também não conseguirá o emprego desejado. E a maioria destas profissões necessita de cursos técnicos.



Mas a escola também prepara alguns comportamentos para o mercado de trabalho. Alguns ainda são comportamentos arcaicos, como por exemplo, o sinal tão usado nas escolas para a entrada, a saída e a troca de aulas. Arcaico porque eram muito usados nas fábricas do início do século passado.




Mas, outros comportamentos trabalhados pela escola são importantes e bem vistos nos dias atuais. São as tarefas e trabalhos com prazo de entrega. Estes trabalhos e tarefas ensinam a responsabilidade e a pontualidade, coisa muito exigida em qualquer emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA