OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

AS NOVAS TECNOLOGIAS – 4º motivo

 Do tempo dos mensageiros que galopavam dias, meses e anos para entregar um simples aviso, uma ordem ou correspondência até os dias de hoje onde a comunicação é imediata, muita coisa aconteceu. 


O homem inventou o rádio, o cinema, a televisão, os computadores e chegou à Lua. A vontade de conquistar o tempo e o espaço levou os humanos a uma era das mais complexas: a era da tecnologia.

Mas não parou por aí. Como nunca está contente com suas conquistas, inventa sempre mais alguma coisa, seja tornando essas conquistas com maior alcance ou para tornar o que já era prático, mais prático ainda. É evidente que toda essa tecnologia nos ajudou e continua nos ajudando bastante, seja na educação, no trabalho, nos saberes pessoais e na melhoria da qualidade de vida de cada um de nós e das sociedades em geral.

Mas sempre é uma “faca de dois gumes”. E se traz benefícios, traz também malefícios, tanto para as pessoas quanto para a sociedade. E é preciso que reflitamos um pouco sobre isso.


1- OS BENEFÍCIOS

Sem dúvida alguma, as novas tecnologias nos trouxeram inúmeras vantagens. Por exemplo, foi possível tratar da água que bebemos, tratar os esgotos e coletar e beneficiar o lixo impedindo a incidência de inúmeras doenças.

tratamento de água

As inovações destinadas às viagens espaciais contribuíram com inúmeros avanços na Medicina, criando-se novos aparelhos, cada vez mais sofisticados e potentes, para o diagnóstico de doenças que eram consideradas incuráveis. O mesmo ocorreu com os aparelhos e procedimentos cirúrgicos tornando-se menos invasivos. Permitiu ainda fazer novas pesquisas, remédios e vacinas que diminuíram acentuadamente a taxa de mortalidade, como a vacina do HPV, da gripe. E em exames laboratoriais, que permitiu a descoberta de que a “Zica”, até então de origem desconhecida, estava provocando o recente surto de microcefalia e outras complicações, bem como os efeitos da “Chicungunya”, e que ambas as transmissões dessas doenças eram feitas pelo mosquito “aedes egypts”.

cirurgia monitorada por computador

Outro benefício na Medicina trazido pelo avanço tecnológico, foi a descoberta e uso das células-tronco capazes de regenerar áreas que antes era impossível que isso acontecesse. Embora seja um estudo e suas discussões sejam polêmicas, eles continuam a todo vapor, pois os cientistas acreditam que em breve um tratamento simples com estas células, poderão vir a substituir uma série de transplantes de órgãos.

Na Neurociência, as novas tecnologias permitiram mapear o cérebro e descobrir neuroplasticidade as células cerebrais (neurônios), ou seja, que novas células se formam e criam novas conecções neuronais para substituir os neurônios que foram lesados ou que morreram.


Outra descoberta importante, foi o uso dos jogos de vídeo-games no tratamento e reabilitação de pessoas que precisam fazer fisioterapia. O uso das novas tecnologias permite a inclusão de pessoas deficientes (de todos os tipos) seja na escola como no trabalho através de softwares apropriados para cada caso. A Internet permite que se faça compras e pagamento de contas on-line, assistir a filmes, novelas e shows em tempo real, ler notícias, aprender coisas fazendo pesquisas sobre todos os assuntos e leituras pelo computador ou pelo próprio celular.

2- OS MALEFÍCIOS


Mas se há coisas boas, há também coisas ruins resultantes das novas tecnologias. Para as pessoas, o ruim é o vício da Internet, o estresse tecnológico, a depressão, a ansiedade, a dificuldade de se manter concentrado nos estudos e no trabalho (preocupados em ler e ver as informações das redes sociais, sites, e-mails e watsap) e o de não se enxergar sua própria individualidade. Já quanto aos jogos de vídeo-game durante muito tempo pode provocar lesões por esforço repetitivo do uso do mouse ou touch nas mãos, cotovelos, braços, pernas e provocar lesões oculares. 

nano-partículas

A exposição aos aparelhos de multimídia (com som muito alto por muito tempo) pode provocar perda da audição. E também problemas na coluna vertebral por descuido com a postura. Além disso, outros problemas de menor intensidade, cujas consequências só aparecerão mais tarde devido as “nano-partículas” emitidas pelo computador, tais como: cansaço, fadiga, irritações oculares, problemas respiratórios e dores de cabeça.

As nano-partículas podem ainda provocar danos celulares causando erros ou mudanças genéticas, consequentemente, deixar as pessoas doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA