OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

INFELICIDADE REAL - parte IV


Interessante esta imagem. Ela exemplifica muito bem o que é o real e o que é imaginação. E as infelicidades são assim assim: reais ou imaginarias como já vimos anteriormente. Descobrir que sua sexualidade está na contramão da maioria é uma infelicidade real.  E as dores psicológicas são mais fortes que qualquer dor física. A dor psicológica mais intensa e muito mais angustiante.

E em meio a toda essa dor, os jovens que descobrem sua sexualidade na contramão do que é comum, ainda precisam conviver com uma série de preconceitos na família, na escola, no trabalho e na sociedade em geral. E isto traz ainda mais dor.

Imagine como sofre alguém que, ainda muito jovem, descobre que sua sexualidade não é como todos desejam. Principalmente, porque até essa idade, ouvia seus pais dizerem o quanto esperavam dele ou dela. E agora, descobre que decepcionaram esses entes queridos. E por conta dessa decepção, muitos são banidos de sua casa e de sua família.


Não digo que essa descoberta não seja penosa para os pais e para os irmãos. Sim, é difícil, muito duro e causa sofrimento também. É como se o mundo desabasse sobre eles. Mas esse sofrimento não é maior do que o do filho homossexual ou do filho transgênero.

É um sofrimento diferente como a perda dos sonhos e das expectativas depositadas naquela pessoa. E eles não concebem a ideia de perde-las e, por isto mesmo, custam a entender o que se passa com o filho (a).


Muitos pais, principalmente os que sempre os superprotegeram ou tinham uma relação simbiótica (enxergando-os como extensão de si mesmos) com eles, custam a aceitar seja a homossexualidade ou transgeneridade, porque se sua sexualidade não é dessa maneira, os filhos também não devem ser. E fazem de tudo para “mudar” o filho(a) fazendo com que voltem a ser como eram antigamente.

Num segundo momento, a preocupação dos pais se volta para os outros. É uma preocupação enorme com que os outros vão pensar deles, ou seja, da forma como seus parentes e a sociedade) os julgarão deles como pais. Então se preocupam em descobrir onde falharam e onde está a sua culpa. E se houve um erro ou culpa nisto tudo, foi a de serem cegos para alguns sinais ou de não os terem ouvido em suas inquietações. De resto, não há culpas nem de um lado, nem de outro.

A descoberta da homossexualidade ou da transgeneridade simplesmente acontece numa época conturbada do desenvolvimento e, portanto, não há culpas a serem contabilizadas.

Um outro tipo de sofrimento real para esses jovens se encontra na escola. Ao mesmo tempo que se comparam com outros, os outros se comparam a ele. Os que possuem um poder de observação mais aguçado logo notam algumas diferenças. E começam as zoações, as brincadeiras, os apelidos negativos, os bulliyngs e inúmeras humilhações. E, se não bastassem as preocupações pessoais e familiares, tomam conhecimento de como serão tratados pela sociedade.

Como todo jovem querem ser amados e respeitados pelo que são e não pelo que parecem ser. E, mais uma vez, camuflam ou escondem sua verdadeira condição, o que lhes traz mais sofrimentos.


Em busca de trabalho, mais sofrimento. Se se declaram homossexuais ou trangêneros não arrumam um emprego pois são vistos como pessoas inábeis e incapacitadas para a função a ser desempenhada, como se a aparência fosse o item mais importante. Se escondem, conseguem o emprego mas, precisam estar sempre vigilantes para não serem descobertos. E quando isto acontece, são perseguidos por chefes e colegas de trabalhos ou que se afastam como se fosse algo pegajoso.


Se vão a baladas comuns, ao cinema, ao teatro ou simplesmente caminham pelas ruas sua atenção deverá ser redobrada, pois sempre haverá alguém que poderá lhe causar algum mal. Podem ser vítimas de injúrias, agressões físicas ou assassinatos.



Nas novelas tudo acaba bem sempre. Mas não é o mesmo o que acontece na vida real. O que a nossa sociedade é hipócrita e precisa urgentemente olhar os outros com mais respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA