OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sábado, 23 de setembro de 2017

TENTATIVAS DE CONTROLE DAS DORES EMOCIONAIS


As dores emocionais são lancinantes e recheadas de culpas, remorsos, de sentimentos de fracasso e de insignificância pessoal, mesmo que os sujeitos não tenham cometido nenhum ato que sugerisse a existência deles. Ao contrário, eles são vítimas de situações constrangedoras como a rejeição, abandono, o bullying, rejeição ou chacota pela descoberta do interesse sexual por pessoas do mesmo sexo ou da transgeneridade e o abuso sexual.


Mas na tentativa de aliviarem essas dores, muitos adolescentes e jovens adotam comportamentos silenciosos de pura agressividade contra si mesmos, como se quisessem ser punidos por algo que se sentem responsáveis.

A bulimia, anorexia, uso abusivo de medicamentos, drogas ou álcool, outros tipos de problemas emocionais e a automutilação são comportamentos silenciosos, intencionais, incontroláveis e viciantes que vão minando as forças de quem os pratica. E mesmo que não queiram causar a própria morte, ela pode vir a acontecer.


É preciso que os adultos saibam que estes comportamentos não são casos esporádicos. Eles atingem cerca de 15% em crianças e 20% da população juvenil no Brasil e no mundo, atingindo pessoas de todas as etnias, raças, credos e classes sociais. A incidência maior é das moças e menor entre os rapazes.


Começa com isolamentos (até certo ponto comuns á idade e que confunde muito os adultos), passa por problemas de adaptação ao meio social, mexe com a autoestima e a autoconfiança baixam rapidamente, aumento da insegurança e dos sentimentos de inferioridade em relação aos demais e da infelicidade explícita ou velada.

Por serem viciantes, surgem com o tempo outras complicações. A depressão é uma delas. Muitas pessoas acreditam que a depressão é apenas uma tristeza momentânea que passa algum tempo depois. A depressão é mais duradoura mais profunda que isso. É algo que apaga o brilho do olhar, que desanima e impede os sujeitos de agirem. É uma doença que afeta os neurotransmissores do cérebro impedindo que produza a serotonina e afeta o físico e o comportamento. Surge então a apatia e o isolamento.


A anorexia e a bulimia podem estar ligadas ao bullying, a sexualidade e a rejeição do próprio corpo. E a complicação mais grave é a inanição. O contraponto, é a obesidade mórbida.

Todos estes comportamentos têm solução. Seja por meio de tratamento psicológico, tratamento psiquiátrico ou de ambos. Mas é preciso que, tanto o jovem quanto sua família participem do tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA