OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

domingo, 22 de abril de 2018

COMO A IGREJA CULPOU AS MULHERES?

A Igreja Medieval não vivia um bom momento. Estava pressionada pelos “banqueiros da época” a pagar as dívidas contraídas; a venda das indulgências não estava dando o lucro que esperavam e os cofres estavam vazios; os fiéis estavam deixando de frequentar a Igreja depois da Reforma proposta por Martinho Lutero que discordava com algumas atitudes impostas pela Igreja. Além disso, a Igreja observava o avanço que as mulheres estavam conquistando. Estas estudavam, saíam-se bem no comércio, estavam conquistando cargos políticos e começavam a expor as próprias opiniões. E isto incomodava por demais os padres e monges e ficaram pensando que em pouco tempo, uma mulher poderia tomar o lugar papal, já que algumas chefiam os conventos.


A Igreja precisava, portanto, encontrar alguma coisa que desviasse a atenção desses problemas e trazer de volta os fiéis para continuar com seu domínio sobre eles. Por outro lado, queria ganhar a simpatia de seus credores novamente e quem sabe, ficar livre das dívidas. Quem sabe se achando um “culpado” as coisas não se resolveriam? Mas quem?

Foi vasculhando os escritos de suas bibliotecas para ver nos dogmas alguma coisa que poderia servir a seus propósitos, encontraram três teorias filosóficas  e com elas, poderiam justificar as atitudes que, por ventura, viessem a tomar.

1ª TEORIA


A primeira teoria foi a de Aristóteles, um filósofo grego que viveu na Idade Antiga. Nessa época, os conhecimentos estavam apenas começando. Tudo era baseado na observação, portanto, nada tinha de científico. E quem fazia isso era chamado de “filósofo”. Sua função era observar, analisar e tirar conclusões. E assim fez Aristóteles.

Num determinado trecho afirma: “ ... as mulheres (e todas as fêmeas da natureza), são deficientes e falhas, porque precisam dos homens para procriarem. Ao gerarem suas filhas transmitem essa deficiência a elas e quando geram seus filhos, isto não acontece. E justifica: “...essa deficiência pode ser causada por uma indisposição, uma transmutação ou pelos ventos austrais por serem muito úmidos”. (S.Th.I, q. 92, a. 1, ad 1).

Em outro trecho mais abaixo, ele conclui: “a primeira mulher (Eva) teria sido criada da costela de Adão. E ainda bem que tinha sido assim porque se um pedaço fosse tirado da cabeça, a mulher dominaria o homem. Se um pedaço fosse tirado do pé, seria sempre submissa a ele e poderia ser desprezada por ele. No entanto, como a costela está perto do coração, poderiam viver e conviver lado a lado e em condições iguais”. (S.Th. I, q. 92, a. 3, co).

2ª TEORIA

Santo Agostinho, que viveu de 354 a 430 d.C, época da Baixa Idade Média, na Argélia. Filho único de uma família muito pobre, tinha sonhos e desejos de grandeza. Gostava do que era caro, da luxuria e da riqueza, tanto que se casou com uma mulher rica e teve um filho com ela. Teve muitas mulheres na juventude e uma amante fixa durante o casamento. Mas não era feliz com nenhuma delas. Um certo dia, largou tudo e entrou para um mosteiro onde foi monge. Progrediu lá dentro e tornou-se Bispo de Hipona (cidade onde nascera).

Na época que Santo Agostinho viveu, ainda não havia as Ciências. Tudo era baseado na observação ou na experiência de vida do autor. E assim foi com este Santo que resolveu deixar por escrito sua história e suas experiências da juventude. E assim, ele escreveu a primeira autobiografia do mundo.

Agostinho (de Hipona) falava que o desejo de ter muitas mulheres e conseguir riquezas era uma desobediência às leis de Deus e da Igreja. E essa desobediência o afastara de Deus. E compara essa desobediência com a desobediência de Eva no paraíso, quando pega a maçã e come. Depois, insiste e dá para Adão. Deus, que os avisara sobre o fruto proibido, fica muito bravo e os expulsa do Paraíso. E surge o “pecado original”. Com essa comparação, Santo Agostinho queria mostrar que todos somos imperfeitos diante de Deus, cegos pela sexualidade e diante das riquezas.

Santo Agostinho critica Deus por permitir o “livre-arbítrio”. Para ele, todos cometemos atos bons e maus. E que Deus sabe e permite que os homens cometam esses atos e critica ainda mais afirmando: Se Deus sabe de tudo isso e permite que as pessoas se afastassem “Dele”, porque deu o Livre arbítrio, então?

3ª TEORIA


Esta teoria é a de São Tomás de Aquino, que viveu de 1225 a 1274, meados da Baixa Idade Média, na Itália. Foi monge, filósofo e escritor. Em seus escritos, citou os pensamentos de Aristóteles e de Santo Agostinho não porque concordasse com eles, mas para refutá-los.

Para Tomás de Aquino, “as mulheres eram frutos da sabedoria de Deus, assim como eram os homens e, por isso, o mundo não fora criado apenas para os homens, mas para as mulheres também”.

OS PADRES E AS TEORIAS

Além de machista, a Igreja Medieval também era manipuladora. Principalmente, quando tratava dos seus interesses. Os chefes da Igreja pegaram as partes que mais lhes interessava de cada teoria e ignoraram as justificativas e conclusões dos autores.

De Aristóteles pegaram a parte em que ele afirma que as mulheres são deficientes e imperfeitas, que passavam essa imperfeição quando geravam meninas, que elas dependiam dos homens”, e generalizando incluíram um “para tudo”. De Santo Agostinho ficaram com a parte de que “as mulheres “enfeitiçavam” os homens usando a sexualidade”, que eram más e perigosas porque transmitiam o pecado original a todos (filhos e filhas).

Com relação a teoria de São Tomás de Aquino, por ser mais recente, foi distorcida. Os padres afirmaram que “os frutos da sabedoria de Deus eram os homens”. E pegaram o texto da 1ª teoria, escrito para que ele pudesse analisar e contradizer e insinuaram que São Tomás concordava com o autor.

Fizeram um documento apoiados nessas distorções e espalharam por todas as pessoas de todas as regiões, como se fossem verdades absolutas, ou seja, como princípios da religião.

A “forma torta” das teorias divulgadas pela Igreja causaram um grande impacto na população gerando a misoginia, ou seja, um ódio mórbido, patológico e cruel contra as mulheres.

As mulheres daquela época sofreram muito com esse ódio. Eram desprezadas, ignoradas em suas necessidades e culpadas por tudo o que acontecia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA