OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sábado, 21 de julho de 2018

A EDUCAÇÃO FEMININA DO SÉCULO XIX



A educação dos filhos ficava sob a responsabilidade de pai e mãe. Acreditavam que a educação formal era o melhor para os filhos e investiam para que frequentassem escolas públicas e universidades de qualidade. Acreditavam que agindo assim, ter um bom emprego e um bom salário não teriam problemas ao constituírem família.

Para as mulheres o estudo era opcional e, quando ocorria, tinha o objetivo melhorar as chances de um bom casamento.


Já as moças das classes mais baixas, aprendiam desde cedo que o trabalho duro, fosse qual fosse, era o mais importante. E aprendiam com suas mães as atividades domésticas, bordar, costurar, plantar verduras, legumes e hortaliças pois tudo seria muito útil para elas. E, quando era possível, aprendiam uma profissão. Achavam que para cuidar da casa e dos filhos não precisavam de estudos.

No entanto, alguns pais colocavam suas filhas na escola com a esperança de que conseguissem um bom emprego. Mas, as escolas não eram tão boas quanto a dos rapazes. Os professores tinham pouca formação, eram impacientes e pouco educados com as moças. Muitas desistiam antes de terminarem o curso. Mas as que continuavam, não conseguiam um bom emprego, porque os empregos públicos. que garantiriam um bom salário, não aceitavam moças como candidatas a uma vaga e nem para fazerem as provas.


Então, a escola de moças das classes média e inferior, resumia-se ao ambiente doméstico e de ensinar apenas atividades que não tivessem remuneração, como costurar, bordar e desenvolver habilidades artísticas (como tocar algum instrumento porque que era útil porque poderiam precisar em algum momento.


As moças mais abastadas e as da nobreza frequentavam escolas religiosas onde freiras ou jovens senhoras católicas eram as professoras. Nessas escolas, a linha educativa era a mesma de suas avós. Sentavam-se em carteiras enfileiradas, aprendiam com a leitura feitas nos livros e as lições eram corrigidas, mas os erros não eram comentados, porque as professoras seguiam as respostas que constavam nas últimas páginas do livro.

A instrução religiosa era prioridade e ocupava longos períodos das aulas.Um determinado dia da semana era devotado ao estudo do comportamento. E segundo as professoras, os modos de uma dama era superior ao dinheiro, à beleza e ao ensino. No aprendizado do comportamento aprendia a abrir e fechar portas, entrar e sair de um cômodo, trazer e entregar uma carta, entregar uma mensagem ou um presente numa bandeja, pedir permissão para levantar-se quando à mesa ou ausentar-se de um recinto e assim por diante. O essencial era aprender como se comportar nas mais variadas situações e de como se vestirem apropriadamente para cada ocasião. 

Aprendiam ainda o básico da leitura e escrita na língua pátria, um pouco de francês... e bastava. Mas não haviam lições orais, nem demonstrações de qualquer tipo, análises ou resoluções de problemas matemáticos ou práticos. Como não teriam necessidade de fazer tarefas caseiras e aprendê-las não era necessário. Apenas deviam aprender a contratar uma boa governanta.


FONTE DE IMAGENS - GOOGLES 

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