OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sexta-feira, 13 de julho de 2018

A MULHER NA IDADE CONTEMPORÂNEA


Estamos em 1798, ano em que acontece a Revolução Francesa e que foi um divisor de águas na história e na vida das mulheres. E não é a toa que nesta imagem aparece uma mulher empunhando a bandeira francesa.



A sociedade francesa derrubou uma monarquia absolutista e rompeu com costumes seculares que sujeitavam os camponeses ao feudalismo. Com isso, surge uma nova classe social: a burguesia. E é esta nova classe da sociedade que comanda o século XIX.



Durante a Revolução Francesa, a participação das mulheres que representavam os diversos grupos, foi intensa e constante por acreditarem que a luta só iria beneficiar suas famílias.
A crença de que as mulheres eram frágeis, maternais e passivas diante aos fatos cai por terra. Ao contrário, mostram-se combativas, atuantes, com ações e ideias que ajudaram (e muito) os revolucionários a atingirem seus objetivos. E juntas com os homens eliminaram uma sociedade engessada e consolidaram um novo modelo social e político: o capitalismo.

Pela primeira vez, as mulheres se fizeram ouvir. Umas poucas, por meio das palavras e da pena, escreviam os panfletos e os cartazes que eram distribuídos ao público ou afixados nas paredes dos estabelecimentos comerciais. Muitas outras, semianalfabetas, mas que se interessavam pela política, iam a reuniões populares, fundaram clubes femininos para discutirem estes e outros assuntos de interesse para as mulheres. Uma grande maioria, formada por mulheres anônimas, com as operárias, lavadeiras, fiadeiras, lojistas, feirantes... que reagiam contra a miséria e a fome. Essas mulheres participavam com seus gritos, que ecoavam pelas nas ruas, nas reuniões populares e nas tribunas do Legislativo.


E quantas, não usaram sua antiga condição de “nada” que passavam despercebidas, agindo como sombras, que ouviam as conversas nas ruas, nas Assembleias dos Deputados ou na própria corte. Depois, as reportavam aos revolucionários e à população. Todas participavam do jeito que sabiam e que podiam, mas ao final, fizeram a diferença.


Quem já ouviu falar de Olympe de Gouges (1748 – 1793),Theroigne Mericourt (1762 – 1817) e Etta Palm d’Aelders (1743 – 1799)? Olympe não sabia ler e escrever, mas foi uma feminista que atuou nas Assembleias, nos salões literários, nas manifestações de ruas e reivindicava a participação de todas as mulheres na luta. As outras duas, defendiam os direitos políticos das mulheres, o divórcio e a educação feminina em seus discursos. Quem, por acaso, ouviu falar Marie Henriette Xaintrailles, que escreveu uma carta ao Imperador Napoleão Bonaparte, (1768 – 1821) onde dizia que “ela não havia lutado como mulher, mas que lutara como um bravo”.  
         

Olympe de Gouges                                                  
Theroigne Mericourt

No século XVI, apesar de terem se tornado “visíveis” e reconhecidamente consideradas “importantes” antes e durante a Revolução Francesa, as mulheres viveram um período estranho, de muitos contrassensos.
Quando Napoleão subiu ao trono, os franceses acreditavam em grandes mudanças iriam acontecer. Mas nada aconteceu. Napoleão, como Imperador da França continuava como os monarcas que o antecederam. Os franceses vislumbraram um futuro de grandes mudanças e que não ocorreriam. E, então, veio a decepção. E tudo parecia ter voltado à estaca zero: a falta de dinheiro e a vida miserável continuavam presentes.

As mulheres viviam um período estranho. Elas tinham o sonho de realizar muitas coisas.     
Um deles era o de fazer algo útil para a França e para o mundo, mas com pouco dinheiro era quase impossível. E as mulheres em boa situação financeira, só pensavam em casar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA