OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sábado, 17 de outubro de 2020

EM 1960, O BRASIL ESTAVA ASSIM ...

Com um território de dimensões continentais e grande potencial econômico por suas riquezas naturais, solo fértil e água em abundância o Brasil sempre sofreu a cobiçado de muitas nações estrangeiras. No entanto, apesar de tanta riqueza e uma população conservadora, ordeira, honesta e trabalhadora na sua maioria. Sempre tivemos liberdade para ir e vir, de expressão, de comunicação, livre comércio e a livre iniciativa de mercado qualidades essenciais para ser um país democrático de economia capitalista. 

Mas sempre foi um país pobre e frágil economicamente, mergulhado em constantes crises econômicas desde o início do século XX. A população se perguntavam sobre a razão desse contrassenso e não obrinha resposta. Mas sabemos que os governos precisavam investir mais do que arrecadavam e era quase impossível manter um lastro (reserva para épocas de aperto econômico). 

Só para se ter uma ideia, em1963, o Brasil tinha uma inflação de 144% com a previsão de ser maior no ano seguinte. E inflação alta, poder de compra baixo, todo mundo sabe disso. Mas por que? Porque vivíamos em constantes crises cambiais, ou seja, nossa moeda constantemente perdia seu valor em relação outros países que sempre tinham valores mais altos. Exemplificando; em fevereiro de 1963, um dólar valia 740 cruzeiros. Em março, já valia 2.000 cruzeiros. 

E as causas eram muitas e variadas: 

a) Exportávamos pouco e importávamos muitos produtos que necessitávamos 

b) Nosso PIB (Produto Interno Bruto) era baixo e com probabilidade de ser menor nos anos seguintes. Ex: o PIB em 1963 era 1,5 bilhão de dólares/ano e o Brasil ocupava o 45º lugar no ranking mundial

c) Com um PIB baixo, não conseguíamos pagar os compromissos mais emergenciais contraídos no FMI (Fundo Monetário Internacional), um banco onde o Brasil pedia dinheiro emprestado para cobrir dívidas internas. Por não pagar o que ficara combinado, O Brasil não podia transferir a dívida para uma data mais adiante. E com isso, perdia os créditos e a confiança dos investidores. 

d) Sem créditos e sem dinheiro nossa indústria e a agricultura não tinha como produzir a contento. Sua produção era para cobrir as necessidades internas. 

e) o Brasil tinha apenas (5 gw) de produção elétrica. A produção de aço era de 3 milhões de toneladas e 75.000 barris/dia na produção de petróleo. Ou seja, muito baixa. 

f) Tínhamos 15 mil km de rodovias asfaltadas no país inteiro e o restante, eram de chão batido. As ferrovias eram poucas e estavam em condições precárias. As vias fluviais só existentes na região norte e inexistentes no restante do país. Ou seja, não tínhamos boa infraestrutura.

g) Éramos um país de ignorantes. Número de analfabetos elevado e os que estudavam todos queriam ser “doutor”, embora a maioria desistisse no meio do caminho. Mas, faltava mão-de-obra especializada e técnicos em todos os setores 

h) Par completar, o Partido Comunista do Brasil (PCB) que adotava um comunismo soviético e que agia ora na legalidade, ora na ilegalidade desde sua fundação em 1958, vinha sorrateiramente se infiltrando no meio político e instigando os trabalhadores a lutarem contra seus patrões (que eles chamavam de “revolução democrático-burguesa” ou seja, nos moldes socialista marxista-leninista que a URSS e Cuba pregavam. 

i) O Presidente da República era João Goulart nessa época, pertencia ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) que se dizia de direita. No entanto, era favorável e queria ver implantada no país, algumas propostas do PCB. 

j) Em 1962, o PCB sofreu um dos mais importantes rachas de sua história. Seus dissidentes fundam nesse ano, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), um partido político com linha comunista maoísta (do chinês Mao Tsé Tung). 

k) A partir de 1962-63, o PCB ganhou força. Promovia movimentos importantes, as “Ligas Camponesas”, uma prévia do viria a ser o MST (Movimento dos Sem Terra). O objetivo dessas Ligas era a invasão de fazendas em todo o país e, principalmente, no Nordeste, afirmando precisar de terras para cultivar. Também agiam nas cidades promovendo o desabastecimento, gerando greves sucessivas e atrapalhando os serviços sociais. Os governos Federal e dos Estados não faziam nada. Não impediam, deixaram as coisas se agravarem e promoverem confrontos com a população. 

O povo brasileiro via com tristeza o país ir “para o fundo do poço” mais uma vez, enquanto outros países cresciam a todo vapor. Era uma época de caos. Um caos que demorou certo tempo para melhorar. 

Continua

FONTE 
http://www.caoquefuma.com/2012/04/a-verdadeira-historia-do-regime-militar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA