OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O QUE É SEXUALIDADE?


Sexualidade é o comportamento das pessoas de acordo com o sexo. Explico melhor. Muita gente acha que a sexualidade começa na adolescência. Essas pessoas confundem a sexualidade com a atividade sexual.

Na verdade, a sexualidade começa muito antes disso. Ela começa no momento da concepção, quando acontece a mistura dos caracteres genéticos paternos e maternos e determina se seremos homens ou mulheres.

isto pode ser comprovado quando, através da ultra-sonografia  ficamos sabendo que o bebê que esperamos é um menino ou uma menina. A curiosidade é natural, mas também para podermos preparar o enxoval e o quartinho para recebê-lo.

Por convenção, azul para os meninos e rosa para as meninas. Essas cores podem ser usadas nas mais variadas tonalidades. Esta atitude dos pais já inicia a compreensão de nossa sexualidade.
Depois que o bebê nasce, ele é educado no seio familiar. A educação que o bebê recebe também está recheado de convenções, por ser um forte fator social. Meninos devem agir de um jeito, meninas devem agir de outro modo. E se, por brincadeira ou por convenção, um agir do jeito do outro, todo mundo fica preocupado.

O vestir é outra convenção social. Meninos andam de calças e camisas (basicamente) e as meninas usam saias e blusas ou vestidos. Tudo que fugir destes padrões, parecerá estranho.


O brincar (natural para todas as crianças) também acaba sendo um outro fator social e, por consequência, mais uma convenção. Meninos devem brincar de bola, de empinar pipas, rodar pião, Meninas devem brincar com bonecas, panelinhas e fogão. E, se por acaso um escolher um brinquedo do outro, ai, ai, ai. lá vem as dúvidas, preocupações e... rótulos.

                 
A infância é uma fase de experimentações e descobertas. Por essa razão, é natural que ambos os sexos façam experiências para saberem como são "as coisas" do outro lado. Simples curiosidade. Uma curiosidade que pode passar logo ou demorar um pouco mais.

Mas, a criança cresce,  E novas convenções aparecem. Meninos podem brincar na rua, falar bobagens e palavrões. Meninas tem que ser comedidas, delicadas. Meninos podem sentar-se de qualquer jeito, de pernas abertas ou de pernas para o ar. Meninas não podem. E se fizerem, logo vem a bronca: - "Senta direito, menina!" ou "Tenha modos, menina!". Meninos podem brincar e sair com os amigos. Meninas brincam em casa. Se querem brincar com as amigas, ou vão na casa da amigas, ou são elas que vem até a sua casa. 

É nesse pode e não pode, de convenção em convenção, que vamos formando o comportamento de nossos filhos. Portanto, os comportamentos humanos fazem parte da sexualidade, pois definem os papéis de homens e mulheres.  É assim que as coisas funcionam. 

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