OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O QUE É PUBERDADE?



Você percebeu o quanto seu filho (a) mudou do nascimento até os 10 anos mais ou menos? Assim, é a vida. Cheia de mudanças.

As crianças crescem. E por volta dos 10 anos, já não são mais aquele bebêzinho lindo que todo mundo queria apertar as bochechas. Nem tampouco, aquela criança sapeca da meninice. 
    

De tempos em tempos, o corpo muda para se “adaptar ás exigências do desenvolvimento humano”. Eles mudaram aos 2anos, aos 4, aos 6-7 e, aos 10 anos, estão mudando novamente.

Até aqui, as mudanças eram mais físicas, percebidas pelas roupas apertadas ou curtas, pelos sapatos ou tênis que apertava os pés. Evidentemente, mudaram alguns comportamentos, a maneira de pensar, os interesses e as necessidades. Mas, estas coisas são mais lentas e, talvez, nem se tenha dado conta do quanto eles mudaram. isto porque continuamos a vê-los como bebês.

Dos 10 anos em diante, começa uma nova mudança. Ficam mais altos, mais fortes (não só fisicamente, mas no sentido de resistência às doenças também). Só que desta vez, as coisas são diferentes:  percebemos que  estão mais agitados, mais ansiosos  e, ás vezes, estão numa alegria que dá gosto para, do nada, ficarem tristes. Estão mais respondões, mais questionadores, mais críticos.

Acontece que até nesta idade, alguns órgãos do corpo que, estavam prontos mas, sem função, despertam e começam a funcionar.  Mas, esse funcionamento ainda é bastante descontrolado e por causa desse descontrole, existe a variação de humor. Para que tudo se normalize, ainda levará algum tempo.  É preciso dar tempo para que os órgãos recém-despertos amadureçam. Isso ocorre aos poucos, sem pressa.

A puberdade é uma fase de transição (uma passagem) entre a fase de criança e a adolescência que provoca mudanças físicas, no comportamento e no humor das pessoas, devido a maturação de alguns órgãos internos.

Um comentário:

  1. Nossa se o Mil Maneira já era maravilhoso este novo blog então é simplesmente expetacular!!! Parabéns por mais este belissimo trabalho realizado. Adorei. Flávia Maia.

    ResponderExcluir

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA