OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

domingo, 25 de março de 2012

PUBERDADE E CONFUSÃO NA FAMÍLIA



Como vimos em postagens anteriores, mal completam 12 ou 13 anos, os jovens adolescentes já querem liberdade e autonomia. E ai que a confusão está formada. De um lado, os jovens que, por uma necessidade natural, querem se libertar e ganhar o mundo. Do outro lado, os pais, que ainda acham que não estão prontos para isso. Mas, por que isso acontece?

De todos os seres vivos que habitam este planeta, o homem é o animal que permanece mais tempo junto aos pais. Aos filhotes dos animais bastam abrigo, alimentação e uma certa proteção. Mas, os filhotes humanos necessitam muito mais. Além das necessidades básicas (alimentação, abrigo, sono, vestuário, higiene e proteção) é preciso que os filhotes humanos recebam constantemente educação, que entrem em contato com a cultura e com as tradições e aprendam os valores sociais para que possam se relacionar com outros semelhantes numa vida em sociedade. Por isto, dependendo da cultura em que estão inseridos ou do nível sócio-econõmico, os filhos permanecem junto à família até depois de adultos. Sendo assim, a família se organiza e se estrutura para essa longa permanência.

Enquanto os filhos crescem, os pais não ficam parados no tempo. Eles também amadurecem e envelhecem, pois este é o ciclo da vida. Com isso, de tempos em tempos, a família deve fazer adaptações nessa organização para atender às necessidades de todos.

Desde o surgimento da família, sua tarefa principal é a de preparar os mais jovens para viverem no mundo dos adultos. Isto porque os pais não duram eternamente e, cedo ou tarde, precisarão caminhar sozinhos e responsabilizarem-se por suas ações e atitudes.  E para isto é preciso que recebam uma boa educação familiar.

Vivemos numa sociedade complexa, que difere em muito da sociedade em que os pais viveram, razão pela qual as famílias não funcionam da forma como funcionavam antigamente, além de serem influenciados  por muitos fatores. Mas, apesar de tudo, devem proporcionar a prole um desenvolvimento psicológico de tal forma saudável que os faça sobreviver nesse mundo complexo.

Daí a necessidade da família estar sempre analisando e refletindo sobre a educação dada aos mais jovens e fazer as adaptações e correções educativas com mais freqüência para que as disfunções e os conflitos seja minimizados e a prole possa vir a sofrer menos com eles.

VOLTAREMOS A ESTE TEMA

Fonte
COÁTES, Verônica.Transformaciones en la familia durante la adolescencia de los hijos” . artigo ISSN 1414-7130 . Porto Alegre.




Um comentário:

  1. Sou avó de pré adolescentes e achei interessante poder acompanhar teus textos para, quem sabe, ajudar meus netos e os pais deles nesta que é uma fase de muitas transformações.Se me permitires, eventualmente, vou linkar alguma postagem que julgue interessante no meu blog"mattiva"
    Grande abraço e Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA