OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

DIREITOS X DEVERES DOS FILHOS



Nestas últimas décadas, as famílias têm cometido um equivoco muito grave com relação à educação dos filhos. Em virtude do novo Estatuto das Crianças e dos Adolescentes elaborado pelo governo de nosso país, a mídia decidiu fazer ampla divulgação dessa lei com o intuito de ajudar a combater os castigos físicos impostos por um ou por ambos os genitores, Passou-se, então, a falar e a ensinar esses direitos às novas gerações  Decisão e atitude que louvo e apoio. No entanto, esqueceu-se de dizer que todo “direito” supõe certos “deveres”.  Daí, a permissividade em larga escala.

Direitos e deveres não são situações antagônicas, mas partes integrantes e complementares de um mesmo “todo”. 

Se os pais têm deveres a cumprir para com os filhos, também tem os seus direitos. Da mesma forma que, se os filhos têm direitos, também possuem deveres. E que deveres são esses que devem ser ensinados pelos pais e praticados pelos filhos?


O primeiro deles é a obediência. Filhos devem acatar as ordens, as regras e os limites determinados pelos pais. Estes são mais velhos, mais experientes, conhecem melhor a vida e sabem o que é melhor aos filhos, principalmente quando estes são pequenos. Ensinar isto às crianças não significa que precisa ser com pancadas ou castigos exagerados. Basta uma conversa que os faça compreender que a autoridade dos pais é necessária. Ninguém nega aos filhos o direito e a  possibilidade de negociação dessas determinações.



O segundo dever é o respeito. Se permitirmos que nossos filhos nos desrespeitem ainda quando pequenos, não respeitarão mais tarde, quando estivermos na maturidade ou na velhice, Filhos que não respeitam seus pais, não respeitam a mais ninguém.

O respeito a que eu me refiro inclui o respeito ás idéias, pensamentos, sentimentos dos pais e dos outros e o cuidado com os mais velhos (avós, tios e parentes mais distantes) e dos idosos em geral.

O terceiro dever é o da solidariedade. Os filhos devem colaborar com a família (pais, irmãos, avós, etc) prestando serviços que estejam de acordo com a idade e com sua condição. Recolher os próprios brinquedos ou roupas que deixou espalhada, fazer companhia a um irmão ou aos avós, ajudar nas tarefas caseiras são formas colaborativas para a família, com as quais se sentirão mais participativos e mais produtivos.

Para que esses deveres sejam cumpridos, cabe aos pais ensinar os valores morais e sociais. Com atitudes afetivas aprenderão que a vida é feita de empatias ou seja, da capacidade de se colocar no lugar dos outros. Por meio da empatia, compreenderão que, se gostam de saber que as pessoas se preocupam com eles, é preciso preocupem com os outros também, sejam eles parentes ou desconhecidos. Aprendem que uma palavra pode magoar, denegrir ou prejudicar a vida de alguém. Que solidariedade não é apenas uma palavra vazia, mas, uma palavra viva e enche de felicidade e alegria mais a quem oferece do que aquele que recebe.

Lembem-se:

          NINGUÉM PODE DAR O QUE NÃO RECEBEU. 
                           E o resultado é este:
  
 


SE NÃO ENSINEI, COMO POSSO EXIGIR QUE MEU FILHO FAÇA TUDO O QUE ESPERO DELE?

Fonte:
Código Civil Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA