OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sábado, 14 de abril de 2012

OS PAIS E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS

A Constituição Brasileira diz o seguinte:

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Ou seja, assegura e garante o direito da  família de EDUCAR os filhos, preparando-os para serem bons cidadãos brasileiros,

Crianças e adolescentes são seres de muitas necessidades. Precisam de abrigo, alimentação, vestuário, proteção e educação para que possam sobreviver e viver socialmente. Precisam também de afeto, de respeito e compreensão. Ninguém nega isto.

Mas, por desconhecimento das entrelinhas de nossa legislação, estamos educando nossas crianças com tal permissividade que assusta. Os efeitos dessa permissividade têm causado muito mais danos do que se pode imaginar. Vejam:



Educar significa ensinar valores morais e sociais, ensinar a respeitar as regras, colocar limites e CORRIGIR comportamentos inadequados.

O Estatuto aa Criança e do Adolescente prega, como norma, o amor e o respeito aos menores de 18 anos, mas não prega que não se pode corrigir. Dita que as necessidades dos filhos devem ser atendidas, mas não exclui o interesse dos pais que é garantido pela Constituição, uma lei maior que define todos os nossos atos como cidadãos.

O que é necessário é que se tolham os abusos e que se utilize o bom senso durante a correção. E ao fazer isto, estaremos cumprindo as leis.

2 comentários:

  1. Oi Sueli...
    Ótimo post para reflexão...Sou a gatinha da Sandra Mitsue...Venha conhecer o Denguinho...Ficarei muito feliz com sua visita...
    Ótimo fim de Semana!
    nyan nyan
    Nina

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria, Sueli! É muito importante refletirmos sobre isso... A permissividade esta demais mesmo... Muitos dos pais e educadores simplesmente deixam correr frouxo... É bem mais fácil não educar. Educar toma tempo e requer muita dedicação.
    O que assistimos hoje são os pais correndo atrás de suas realizações pessoais e profissionais e deixando os filhos soltos em casa ou nas ruas.
    Tenho uma faxineira que diz não querer filhos pois não quer criar bandidos... Ela diz que tanto ela quanto o marido trabalham muito e isso dificulta o controle sobre as crianças e adolescentes, que logo adotadas pelo trafego e pelo crime. É isso que está ocorrendo no dia-a-dia, o que é uma pena... O estado por sua vez não cumpre o seu papel com escolas em período integral para que os pais possam correr atrás do sustento da família... As escolas publicas estão em decadência... Totalmente abandonadas a própria sorte... Os professores, na sua grande maioria, desestimulados pelo salário que recebem...
    Parabéns pela causa que você abraçou... O Brasil e o mundo precisam de mais pessoas como você.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA