OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

MAIS DIFERENÇAS...


TRIBOS URBANAS (3)

7- OS DESPORTISTAS RADICAIS

 

Surgiram nos anos 80, juntamente com as danças modernas e asa máquinas de ginástica. 
 

São adeptos das roupas mais práticas e relacionadas com a modalidade da ginastica que pratica. Cultuam o corpo em busca da perfeição e a saúde.


8- OS HEADBANGERS


São também chamados de metalhead (metaleiros) , termo que define o estilo musical deste grupo. São fãs do Heavy metal, do Extreme Gothic Metal, Symphonic Metal, Death Metal Melódico, Symphonic Black Metal Horror Metal e das bandas HIM, KISS, Cradle Of Filth, Faith No More.
 

Esta tribo teve origem nos anos finais da década de 60. Vestem-se com casacos de ganga, camisa ou camiseta preta e calças de ganga. Os acessórios (cintos, pulseiras e braceletes) não são essenciais. Usa quem quer e gosta. Quando isto acontece são prateados ou brancos. Os tênis altos compõem o visual. No inverno, os casacos de couro fazem parte do vestuário e do visual.


9- OS MODS

  

O movimento MOD surgiu nos anos finais da década de 50 e seus símbolos com a pop art e inspirados nos aviões da RAF da Segunda Guerra. No início do movimento, os MODS curtiam o Jazz moderno e o Rhythm and blues. Algum tempo depois, mudaram para o soul, ska jamaicano e bluebeat, Curtem as bandas Small Faces, The Who e The Yardbirds.

Eram adeptos das anfetaminas para terem um corpo mais forte e viril. Como meio de transporte usavam as famosas scooters (das marcas Lambretta ou Vespa). Porém, uma lei passou a exigir que as motos tivessem espelhos retrovisores.  Para criticarem a nova lei, os MODS passaram a usar muitos espelhos em suas motos.



10- OS PLOCS

Os Plocs são crianças crescidas. Como não podem voltar à infância, vestem-se e adornam-se com roupas e acessórios infantis. Adoram brincar com brinquedos infantis. São “loucos” pelos produtos da Hello Kitty, Power Puff Girls, Tweety e curtem  desenhos, músicas infantis e POP. Reviver a infância é o objetivo desta tribo.

11 – OS PREPPYS


Como as demais tribos, esta também teve sua origem nos EUA. Vestem-se com roupas comuns e acessórios clássicos e conservadores, além de pouca ou nenhuma maquilagem. As moças não abrem mão de um brilho labial incolor. Suas marcas preferidas são a Brooks Brothers, J. Press, J.Crew, J. Mclaughlin, Polo Ralph Lauren, Lacoste. Ter uma etiqueta destas marcas ou similares nas roupas é mais que uma paixão. É um dever.

Para ser um Preppy não precisa ser rico. Basta serem agradáveis com os amigos e mostrarem respeito pelo próximo. Para que se reconheça um elemento deste grupo, basta observar o constante sorriso estampado no rosto.


12- OS TRACEURS


TRaceurs (para os homens) e Traceuses (para  as mulheres) os elementos deste grupo  praticam o Parkour, um esporte  radical que exige autoconhecimento de seu próprio corpo e da mente, força, resistência, coordenação motora, concentração, força de vontade, determinação e coragem, autocontrole, agilidade, destreza, raciocino rápido e observação.

Os traceurs os realizam em locais abertos, e com grande quantidade de obstáculos que estimulam sua coragem. Para praticá-lo cada participante estuda os obstáculos que desafiam sua coragem, fazem experiências antes da execução de cada movimento e os exercitam com disciplina e perseverança. Todos tem acesso a ele. Um traceur ou uma traceuse adora atividades físicas e são bons no que fazem. Adoram escalar parede, saltar de um lugar para o outro, saltar de pontes presos por elásticos, fazer malabarismos com skate, patins, bicicletas, etc. Por isso, usam roupas leves e confortáveis e calçados desportivos. É um grupo de origem francesa.


Fonte:
SCHIO, Adilson (Pe). Artigo publicado na edição 263, jornal Mundo Jovem, agosto de 1995.
http://tribosurbanas-tribosurbanas.blogspot.com.br
http://www.mundojovem.com.br
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/sociologia/12tribosurbanas.htm

Um comentário:

  1. Oi Sueli..obrigada pelo carinho da sua visita!!
    Hj eu aprendi por aqui..
    Eu nao conhecia esses grupos nem suas denominações.. obrigada pela partilha!!

    bjs

    ResponderExcluir

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA