OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MASTURBAÇÃO


Segundo os dicionários, “a masturbação é um vício solitário que busca o orgasmo através do estímulo manual do órgão sexual e que pode ser praticado por homens e mulheres” (dicionário virtual). Mas, este é um conceito arcaico e preconceituoso.

Se observarmos um bebê, percebemos que levam as mãos e objetos à boca. E fazem isto sem qualquer conhecimento do que seja “orgasmo”. Fazem porque a boca é uma zona que proporciona um enorme prazer. E este ato é uma “forma rudimentar de masturbação”, já que ela é uma zona erógena primária. Mais tarde, entre 1 a 3 anos, podemos observar ereções penianas durante o sono ou quando os órgãos genitais são tocados nas trocas das fraldas ou durante o banho. Já por volta dos 3 ou 4 anos, podemos observar que durante as brincadeiras, as crianças disfarçam e manipulam os órgãos genitais.

Na puberdade e na adolescência, por causa do amadurecimento dos órgãos sexuais, um leve roçar provoca uma sensação prazerosa e que desperta a curiosidade. A repetição do “roçar” faz com que os púberes e adolescentes descubram e aprendam técnicas de tornar esse prazer mais duradouro. E com isto, ensaiam a relação sexual dos adultos. Mais tarde, aprendem a obter o prazer na relação com um(a) parceiro (a) através do coito. Mesmo assim, a masturbação ainda está presente como forma de regular o desejo sexual. Na velhice, é costumeira e saudável.

Como vimos, a masturbação é um comportamento normal e que acontece em todas as idades servindo como fonte de autogratificação sexual e de liberação de tensões provocadas pelo desejo sexual.

A masturbação vem cercada de fantasias. Nas crianças, as fantasias surgem pela curiosidade em saber o que os pais fazem ao fecharem a porta do quarto. Na puberdade e na adolescência, as fantasias são simulações do ato sexual com a namorada, com uma paquera ou com um astro da televisão ou do cinema. São essas fantasias que determinam a variedade do tema, dos participantes envolvidos e do número de ocorrências.

PRECONCEITOS, CRENÇAS E MITOS


Há séculos a masturbação tem sido vista com muito preconceito e como algo ultrajante e vergonhoso. Crenças religiosas viam na masturbação um pecado grave contra Deus. Isto porque para a maioria das religiões a finalidade do ato sexual é a procriação. No caso específico da masturbação, o pecado estaria ligado ao desperdício do sêmen ou esperma.


Muitos mitos também estão envolvidos. Como por exemplo, de que a pessoa que se masturba fica louca, passa a sofrer de esquizofrenia, tem epilepsia, que há um crescimento anormal de pelo nas mãos, de que o sexo gasta e outros tantos por aí a fora. Mas, nada disto é verdade. Nada disto acontece.


COMO OS PAIS DEVEM PROCEDER EM QUALQUER IDADE

1- NÃO FAÇA ESCÂNDALO, NEM DRAMAS AO SURPREENDER SEU FILHO (A) NESSE ATO – a masturbação faz parte do desenvolvimento sexual, portanto, é um comportamento normal. Está presente em todas as gerações, em todas as idades e em todas as partes do mundo. Escândalos e dramas fazem com que a criança ou adolescente fique envergonhado, o que pode impedir um desenvolvimento sexual normal

2-  BRIGAS, ESPANCAMENTOS E XINGAMENTOS não resolvem, ao contrário, só trazem problemas para o desenvolvimento sexual da criança e do adolescente. Uma dessas consequências é a agressividade. No caso das meninas, os escândalos, dramas, brigas, espancamentos e xingamentos são mais frequentes e só servem para inibir o desenvolvimento sexual e tornando-as passivas e submissas. Pais que agem dessa maneira acreditam que assim podem impedir que suas filhas iniciem na vida sexual e engravidem precocemente.

3-  ORIENTE SEU FILHO - sobre o que é isso, porque acontece e para que serve. Explique ainda que esse ato está sujeito á normas sociais, portanto, não deve ser realizado na presença de outras pessoas e indique o lugar mais adequado para essa prática.

4-  RESPEITE as necessidades do desenvolvimento do seu filho (a), mas, exponha (com clareza e sem imposição) suas crenças religiosas e deixe que ele (a) decida o que fazer.

5- EXPLIQUE QUE TODO EXAGERO TRAZ CONSEQUÊNCIAS. A função da masturbação é a de liberar tensões expressas pelo desejo sexual, por isso, depois de praticada uma vez, o desejo passa. Mas, que ele volta num outro dia. Sexo não gasta, nem diminui, nem enfraquece.

6-  ENSINE OS HÁBITOS DE HIGIENE RELACIONADOS – lavar as mãos antes e depois. Antes, para evitar irritações e infecções nas áreas genitais.

7-    EVITE PROPAGAR OS MITOS

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA