OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sábado, 10 de novembro de 2012

O DESENVOLVIMENTO SEXUAL: do nascimento à velhice.


Nas primeiras postagens deste blog afirmamos que a sexualidade existe nos seres humanos desde o momento de nossa concepção quando nos definimos como homens ou mulheres. Porém, após o nascimento, se torna realidade visível. E deve ser desenvolvida da mesma maneira que o físico, o andar, a fala, a inteligência etc porque a sexualidade nos acompanhará até a morte. O sexo, como prática de relação entre duas pessoas, é parte do processo de desenvolvimento da sexualidade e, portanto, depende de maturidade física, psicológica e emocional.

Para que os pais (e outros responsáveis) possam orientar os filhos é preciso que compreendam como se dá esse desenvolvimento.

1ª ETAPA: Após o nascimento, o recém-nascido precisa se alimentar. Colocado ao peito, ele procura avidamente o seio. Usa para isso a boca. Isto porque, nesta época, a boca é a região mais sensível. Ao encontrar o seio materno, a criança sente um prazer incrível. Ao sugar o leite, além de saciar a fome, o prazer se prolonga. Freud definiu esta etapa como “fase oral da sexualidade”. Aos poucos, essa região vai perdendo força de prazer e gozo e se torna neutra.

2ª ETAPA: Por volta dos dois anos de idade, a zona sensível muda de lugar. Até então, defecar era uma ação meramente física e sem que a criança o percebesse. Podemos dizer que era uma ação inconsciente. Mas, ao defecar pela primeira vez no peniquinho, o prazer volta. Defecar se torna importante, pois a criança entende que as fezes é uma produção sua, independente dos adultos que a amparam em tudo ou quase tudo. É a época da retirada das fraldas, porque o ânus passa a ser a zona sensível e prazerosa. Freud a denomina de “fase anal”. É uma fase importante, que deve ser passada sem traumas e bloqueios, pois dela depende e muito do como a criança entenderá as produções que faz na vida.

3ª ETAPA: Dos 3 aos seis anos, assim como aconteceu com a boca, a sensibilidade anal perde força. A criança entra numa fase que Freud a chamou de “latência”. É uma fase neutra, sem grandes sensibilidades desse tipo. Isto porque a criança entra numa fase de descoberta do próprio corpo e de situar como pessoa no mundo. Nesta fase, a observação do seu próprio corpo é muito prazerosa. Aprende a conhecer as possibilidades de seu corpo como correr, pular, saltar, dançar, subir em árvores, escadas, muros etc. É uma fase de inquietação, de agitação, na qual parece nunca se cansar.

Mas, também é uma fase de muita curiosidade. E chega um tempo em que observar somente o seu próprio corpo não é mais suficiente e a criança necessita observar o corpo do “outro”. E é assim, por meio da curiosidade e da observação que meninos e meninas se descobrem como seres diferentes. E nisto não maldade, nem intenções imorais. Apenas, curiosidade e descobertas. Por isso, não há necessidade de escândalos. Trate de maneira natural e chame a criança, mostrando algo mais interessante. Broncas, gritos, tapas nesta época só trazem traumas e bloqueios que levarão para a vida toda.

4ªETAPA: Dos 6 aos 10 ou 11 anos.  As manipulações e apalpações da região genital podem acontecer.  Elas anunciam que uma nova área sensível e prazerosa está se instalando. É a “fase genital” descrita por Freud e que permanecerá por toda a vida. Esta fase é importante porque meninos e meninas passam a assumir a identidade de homens e mulheres.
 

5ª ETAPA: Dos 11 ou 12 anos, começa uma época de transformações físicas, psicológicas e emocionais. È a “puberdade”, já especificada em outras postagens deste blog.

6ª ETAPA: dos 15 aos 21 anos mais ou menos. Época da maturidade dos órgãos sexuais, de curiosidades e da experimentação do ato sexual. E dura a vida inteira. É uma época de impulsividade e de certos exageros.

7ª ETAPA: Juventude. Época do refinamento sexual, da escolha de um parceiro fixo com quem irá compartilhar o restante da vida.

8ª ETAPA: Idade adulta. As relações sexuais têm como objetivo a procriação.

9ª  ETAPA: Maturidade. As relações sexuais são mais conscientes, Visam o melhor entrosamento entre os parceiros.

10ª ETAPA: Velhice. As relações sexuais se transformam. O ato sexual é mais raro ou sublimado. No entanto, os parceiros encontram outras formas de fazer carícias, de encontrar prazer nos pequenos gestos e no olhar, no companheirismo e no respeito ao outro. Esta é uma  das  fases mais belas entre homens e mulheres.

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