OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

OS ADOLESCENTES E O SEXO



O ingresso na vida sexual ativa sempre foi, é e continuará sendo um processo delicado e complicado em qualquer geração. Com relação aos adolescentes a pressão é grande, o que os deixa ainda mais confusos, angustiados e curiosos.

Até bem pouco tempo atrás, os jovens reclamavam que havia falta de informações sobre sexo. Hoje os jovens obtêm facilmente todas as informações necessárias, seja na escola, em revistas, em programas de televisão ou na Internet. Mas, tanta informação pode ser mais um risco do que uma ajuda.

De tanto ouvirem falar em sexo, muitos jovens podem acreditar que, pelo simples fato de terem crescido precisam ter relações sexuais. Esta falsa ideia os assusta, os divide e os angustia. Mas, ainda assim, muitos adolescentes acabam tomando uma decisão precipitada e arcando com as responsabilidades advindas desse ato.

Dados da UNESCO revelam que, apesar de tanta informação, os jovens têm ingressado na atividade sexual cada vez mais cedo e o número de nascimento de bebês, cujas mães são adolescentes, continua numa escalada vertiginosa (mais de um milhão, só no Brasil). Isto porque, ainda não estão suficientemente amadurecidos para tomarem uma decisão tão importante.

Além da informação e do amadurecimento, falta os empecilhos sociais que as gerações anteriores enfrentaram. Tudo está escancarado e livre demais. E curiosos a respeito da vida amorosa e do sexo e, desejosos de experimentar novas sensações, acabam por ceder a esses desejos.

O namoro tradicional exige compromisso, fidelidade e responsabilidade. Seguir as etapas desse compromisso (namorar, noivar e casar) para praticar o que sabiam por informações, leva um tempo demasiado longo para que possam matar a curiosidade.

Dessa maneira, os jovens desenvolveram uma estratégia para beijar e abraçar mais audaciosamente e sem que o compromisso seja firmado. Essa estratégia é o “ficar”.

Os “ficantes” escolhem o parceiro (conhecido ou não) e, juntos, experimentam sensações que antes só ouviam falar. Para muitos desses jovens, o “ficar” termina com a relação sexual. Depois, cada um segue seu rumo e sem compromisso algum para nenhuma das partes. A consequência desse ato de curiosidade pode ser uma gravidez inesperada.

Por isso, é necessário que os pais orientem os filhos em cada etapa do desenvolvimento sexual dos filhos. Uma orientação que vai além da informação do que é o sexo e a relação sexual. Mas, uma orientação que fale também de comportamento, valores, consequências dessa tomada de decisão. Mas esta orientação não precisa ser em tom de ameaças ou de broncas. Os adolescentes detestam broncas e, em especial, broncas sobre sexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA