OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

domingo, 2 de junho de 2013

A ADOLESCÊNCIA PROPRIAMENTE DITA


Por volta dos 15 ou 16 anos, a puberdade chega ao final. As modificações físicas já estão terminando seu amadurecimento e o jovem aceita o novo corpo. Ainda se mostra curioso com as sensações que sente e entende o que ocorre. É, portanto, o início da “adolescência” propriamente dita, quando ele se prepara para ser um adulto, ou seja, uma fase de consolidação do caráter, da personalidade e do comportamento adulto.

A vida adulta tem suas regras e exigências em que a responsabilidade deve estar presente. O adolescente deve se conscientizar de que deve ser responsável para consigo mesmo e para com os outros, para com o trabalho e com a sociedade. Embora muitos já se percebam “adultos” por causa do físico desenvolvido, de situações em que já decide e toma iniciativas, eles ainda não estão prontos para cumprir todas as regras e exigências da vida adulta. Eles ainda têm muito que experimentar, compreender, aceitar e traduzir em atitudes.

Ainda dependem afetiva e emocionalmente dos pais. Além da dependência financeira. Ao mesmo tempo, o distanciamento dos genitores é uma necessidade cada vez maior. É este distanciamento que firmará seu caráter e o comportamento, ou seja, construir sua própria identidade.

Evidentemente, a busca de si mesmo e a compreensão desse novo ser em formação vem carregada de medos, apreensões, angústias e desgaste emocional. São estes sentimentos que geram as confusões de sentimentos que, por sua vez, gera mudanças no comportamento, nas opiniões que verbaliza e nos seus objetivos a que se propõe a realizar. Os pais devem acompanhar as mudanças, apoiar quando necessário e compreender a necessidade do desligamento.

A principal característica desta fase é a impulsividade. São apressados e agem sem ponderar suas atitudes. A maioria dos jovens passa pela adolescência e chegam bem à vida adulta, mesmo com alguns tropeços.


Outros, infelizmente, não têm a mesma sorte. Fixam-se em algum comportamento negativo e é, neste momento, que alguns transtornos podem ficar mais evidentes.

Transtornos não são propriamente “doença”, mas um conjunto de sintomas que perturbam os adolescentes e interferindo no desenvolvimento do novo adulto. Por isso, todos os pais devem estar alerta para alguns comportamentos que fogem do padrão de “normalidade” e procurar ajuda profissional (do psicólogo ou do psiquiatra) o mais breve possível. Quanto mais cedo se procurar ajuda, mais cedo o problema será resolvido e interferindo o menos possível.

Dentre os transtornos de comportamentos mais comuns podemos encontrar: o transtorno opositor desafiante, o depressivo, o de humor, de ansiedade, os alimentares (já vistos), os psicotrópicos (já vistos), o de agressividade e o de estresse. Nas próximas postagens detalharemos os demais. 

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